Verão 1993
    • The Hollywood Reporter
    • Critikat.com

Cinepop

por Raphael Camacho

Muito bem dirigido pela cineasta espanhol Carla Simón, em seu primeiro trabalho como diretora de longa metragem, o filme, com um ritmo bastante lento, navega no campo do descobrimento sobre as coisas no olhar detalhista da jovem protagonista.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Neusa Barbosa

A diretora Carla Simón vai desdobrando as situações com segurança num filme que se vale menos das palavras e mais da linguagem visual – e a garota é um achado, um rosto onde se podem ler todas as emoções mais sutis.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

Carla Simón faz de "Verão 1993" um daqueles pequenos grandes filmes. Pode não parecer suntuosa pelo valor de produção ou por uma fotografia mais espalhafatosa, mas ganha o espectador onde precisa: contando uma boa história, com o coração no lugar certo.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Sarah Ward

Pode ser com os olhos de uma criança que "Verão 1993" relaciona os esforços de uma pessoa de seis anos tentando lidar com o sofrimento, mas é com maturidade, empatia e emoção sincera que transmite a realidade incerta que se segue.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Samuel Douhaire

Carla Simón tem o bom gosto de rejeitar o sentimentalismo para privilegiar as sensações da garotinha em sua descoberta da floresta, em suas relações conflituosas ou cúmplices com a nova família, e depois na aceitação do luto e da saudade.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Jay Weissberg

Com um equilíbrio cuidadoso entre narrativa e sua atmosfera, o escritor-diretor pinta um retrato vívido de um verão cheio de luz quando uma pequena menina tem que enfrentar a perda de sua mãe e a integração em um novo núcleo familiar.

A crítica completa está disponível no site Variety

The Hollywood Reporter

por Jonathan Holland

As memórias da infância sempre estão ameaçadas pela auto-indulgência e sentimentalismo, mas "Verão 1993" afasta com sucesso ambos, estabelecendo Simon como um talento para se assistir.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Critikat.com

por Laetitia Scherier

O ponto forte do filme reside nos longos planos-sequência que permitem às jovens atrizes improvisar. [...] Podemos lamentar, no entanto, que a aceitação final, sem suspense, da nova família de Frida implique o abandono da família anterior.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com