No Intenso Agora
    • Variety
    • Folha de São Paulo

Ccine10

por Kadu Silva

Ao mesmo tempo que é ousado o projeto de um filme baseado no registro alheio, seu olhar pessoal sobre tudo ali analisando em detalhes nas cenas, torna a obra um comovente e melancólico pensamento interior (pessoal), sua visão sobre cada registro é precisa e em alguns momentos genias.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] O documentário é hábil ao sugerir a ligação entre o suicídio de vários estudantes nos anos seguintes às suas revoltas e a frustração e o desapontamento que provavelmente os dominaram em suas vidas adultas.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

João aprendeu a desconfiar das imagens. Em "No Intenso Agora", ele faz cinema de arquivo para escavar na memória, mas também para refletir sobre outra coisa. Quem viveu a euforia dos revolucionários de Mao, das três semanas em que Paris ardeu em 1968, como se sobrevive à ressaca da paixão?

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por André Miranda

É impossível assistir ao documentário sem pensar no mundo de hoje. É impossível não ser afetado pela lembrança de jovens que buscavam mudar o mundo, independentemente de saberem o que queriam pôr no lugar.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Neusa Barbosa

De forma aguda, João faz o contraponto dessa energia vital das ruas, ocupadas por estudantes e greves operárias, com os discursos de Charles De Gaulle, o presidente contestado que, tanto como os líderes da revolta, sabe organizar-se midiaticamente para mover a opinião pública.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

João Moreira Salles expõe os contrassensos desse levante revolucionário que reafirmava em suas bases, inconscientemente, a permanência do protagonismo do homem branco e letrado, legando aos negros, às mulheres e aos operários a coadjuvância, quando não a mera figuração.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Mariane Morisawa

Novamente, ele usa o pessoal – o encantamento com a vida que ela demonstrava naquela jornada, por aquele mundo tão diferente do seu, que se perdeu com a passagem dos anos – ela cometeu suicídio.

A crítica completa está disponível no site Preview

Variety

por Owen Gleiberman

A filmagem encontrada de João Moreira Salles, que aborda de três cataclismos do final da década de 1960, é um histórico assustador de história poética. [...] É um filme imersivo e altamente pessoal que entrelaça três cataclismos políticos de meio século atrás...

A crítica completa está disponível no site Variety

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Salles que, como o filósofo Jean-Paul Sartre, parece não ver razão para a rebeldia destrutiva e nada propositiva do estudante Daniel Cohn-Bendit, um dos líderes do Maio de 1968, parece nos dizer que é inútil ir às ruas e protestar, porque o sistema vencerá sempre.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo