Uma Noite de 12 Anos
  • Carmattos

6 críticas da imprensa

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

"Uma Noite de 12 Anos" evita o recurso fácil expondo a tortura física com brevidade. Na maior parte do tempo ficamos confinados com os personagens, compartilhando a experiência da restrição.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por André Miranda

Com as boas atuações dos atores, a clareza do roteiro e a precisão do diretor em mostrar os detalhes da tortura sem apelar para perversidades gráficas, é tocante acompanhar como houve pessoas que tiveram coragem em lutar, lutar por anos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

A frontalidade do relato serve de alerta. "Uma Noite em 12 Anos" é intenso, sabe equilibrar apropriadamente a jornada solitária dos protagonistas, a conjuntura sócio-política do Uruguai e, ainda, a angústia dos familiares que padecem por falta de subterfúgios e informações.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

Cinematograficamente, resolve-se bem a ambientação destas prisões com o recurso a um realismo na medida – afinal, trata-se de evidenciar uma inegável crueldade -, concedendo aos personagens cenas que lhes permitem expressar um amplo espectro de emoções contraditórias.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Não é a ideologia que está em foco. Esquerda ou direita não importam, apesar do alerta pela democracia soar alto. A vida, ela sim é  protagonista. O instinto de sobrevivência grita, berra e faz esses homens encontrarem forças em lugares inesperados.

A crítica completa está disponível no site Preview

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Em virtude dessa ênfase na subjetividade dos personagens, o filme despolitiza bastante o assunto, evitando entrar em considerações sobre a ação dos Tupamaros e sua justificação prática e ideológica.

A crítica completa está disponível no site Carmattos