Rei
    • O Globo
    • Papo de Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

Fortemente elaborado do ponto de vista formal, contrapondo imagens 16mm e super-8, além de aplicar riscos e outros efeitos sobre as imagens, o chileno "Rei", de Niles Atallah, parte de um personagem real [...] para compor uma espécie de cinebiografia delirante.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Naief Haddad

Ao longo dos 90 minutos, a linearidade cede espaço gradativamente aos ensaios visuais, que constituem um exercício experimental de beleza notável. Fatos, memórias e delírios se embaralham como numa alucinação.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

Niles Attalah encontrou em um personagem pouco conhecido da ocupação territorial chilena no século XIX um improvável material para falar sobre a subjetividade da interpretação histórica. Ao mesmo tempo, constrói um ensaio sobre a decadência do celuloide.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O deslumbre crescente de Niles Atallah com os efeitos de sua proposição visual acaba atrapalhando a esfera da fantasia, pois desvia nossa atenção do lirismo, ainda que tente exatamente o contrário, ou seja, potencializá-lo por meio de características puramente cinematográficas.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema