Pendular
    • Observatório do Cinema
    • Veja

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Abram espaço em suas prateleiras cinéfilas de clássicos de discussão de relacionamento de Woody Allen e Bergman para este filme devastadoramente pessoal.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] o que "Pendular" demonstra bem é que a obra nasce mesmo que o próprio artista não tenha plena consciência de onde ela veio (assim como a dançarina segue um cabo de aço a partir de seu ponto final para tentar descobrir sua origem).

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

O Globo

por André Miranda

“Pendular” é uma obra que nos faz buscar significados em cada cena. […] O importante é entender que um cinema como propõe Julia tem o poder de abrir a mente do espectador.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Hollywood Reporter

por John DeFore

Este filme de relacionamento beneficia de um senso excepcionalmente bom da vida do artista. "Pendular" é um olhar inteligente e envolvente em dois artistas tentando compartilhar uma vida e um estúdio sem perder de vista suas próprias necessidades no processo.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineplayers

por Pedro Tavares

[...] "Pendular" se faz como falsa peça didática, livre para a contradição que se justifica pelo amor – pelo cônjuge ou pelo que se faz da vida – e se faz mais um norte para Murat: o das reações, antes pouco exploradas em sua filmografia, agora como mais uma bifurcação a sublinhar.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

Um filme que se equilibra nos corpos e se materializa melhor na pele de Raquel Karro, através de sua dança e de um rosto muito expressivo. É bem mais fácil identificar-se, até instintivamente, com Raquel, cujo trabalho brota diretamente de sua pele, de seu corpo, de seus movimentos.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Evitando ancorar-se nos pontos de tensão, ou, ao menos, se esforçando para camuflá-los em meio a um fluxo que justapõe arte e vida, Julia Murat cria um filme poético, nem sempre incisivo, mas que sustenta um discurso dos afetos.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Edu Fernandes

Mesmo com suas sutilezas, "Pendular" reserva cenas com maior potência. Os ensaios de dança contemporânea à moda de Pina Bausch rendem bons momentos, mas os encontros sexuais entre os personagens realmente impressionam.

A crítica completa está disponível no site Preview

Críticos.Com.Br

por Daniel Schenker

[...] Pendular desponta como uma proposta artística próxima de "Em Três Atos" , dirigido recentemente pela mãe de Julia, Lucia Murat. [...] [Julia] realça a existência de um cabo de aço que atravessa o espaço do galpão sem utilidade definida.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O filme chega em momento tão conturbado que seria lícito esperar algo mais engajado, mais a contrapelo de questões contemporâneas e prementes. Soa, nesse momento, como um exercício de esplêndido isolamento.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Ccine10

por Kadu Silva

“Pendular” é uma obra autoral, artística, que não consegue apresentar nada além de belas imagens, é uma obra cult feita para um grupo pequeno de supostos entendidos que apreciam o nada.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Observatório do Cinema

por Vítor Guimarães

Talvez "Pendular" seja realmente um bom retrato de uma geração de artistas que tanto fala em produzir mas pouco produz. E produz menos ainda obras que se tornam realmente relevantes fora de seu restrito e absorto círculo criativo.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Embora plasticamente bonito, com ousada exposição dos corpos dos atores e ensaios que mesclam arte, arquitetura e dança, o drama "Pendular" tem conflitos rasos (e mal resolvidos) e patina em sequências monótonas e dispensáveis.

A crítica completa está disponível no site Veja