O Amante Duplo
    • Veja
    • Critikat.com

Cinepop

por Pablo Bazarello

Em seu clímax, "O Amante Duplo" se atreve a tirar o tapete debaixo de nós de forma tão brusca, que por pouco não nos levantamos mais. De forma consciente, no entanto, Ozon consegue posicionar novamente seu veículo nos trilhos, justificando o manuseio forçado ao qual somos sujeitados.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Plano Crítico

por Marcelo Sobrinho

O espectador vê-se envolvido em uma trama em que tudo é hipotético, duvidoso e ambíguo. Se Chloé apenas delira, o cineasta francês demonstra competência ao usar a gramática que aprendeu com de Palma.

A crítica completa está disponível no site Plano Crítico

Almanaque Virtual

por Raíssa Rossi

“O Amante Duplo” não é um filme fácil, muito menos autoexplicativo, mas repleto de teias psicológicas e algumas cenas incômodas. A intenção de Ozon é desafiar o espectador e seu olhar em seu thriller erótico.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Ccine10

por Davi Gonçalves

Propositalmente novelesco, "O Amante Duplo" é um filme que se assume como tal em muitos aspectos, seja na paleta cheia de cores, nas cenas carregadas de erotismo, nos inúmeros simbolismos, nas acentuadas diferenças entre os dois irmãos...

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Ozon, como de hábito, sabe criar um clima de mistério, de dubiedade, em que as coisas não são como parecem ser, embora o espectador sempre fique na dúvida a respeito. Há, nele, um toque de Hitchcock, uma espécie de artesanato da dúvida.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por André Miranda

Ozon constrói, a partir dos sentimentos de Chloé, um thriller angustiante cheio de metáforas. É o tipo de trama em que a gente fica imaginando como diabos isso vai terminar — e o final é o ponto negativo de “O Amante Duplo” por uma falta de coerência com o resto da história.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Hollywood Reporter

por Jon Frosch

Enquanto isso, o controle supremo do diretor é totalmente evidente na elegância de suas composições (o diretor de fotografia, Manu Dacosse, faz um ótimo trabalho) com uma confiança tonal que é sustentada do começo ao fim.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Nikola Grozdanovic

Sim, ele é sensacionalista, e é trash, mas não tem problema. Ele não tenta ser nada mais do que uma versão perversa do motivo dos gêmeos [...], além de um elegante espetáculo de estilo.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Pierre Murat

François Ozon é um dos raros cineastas atuais a mostrar, filme após filme, a ideia desconcertante que suas imagens mentem. Com ele, temos sempre dois filmes pelo preço de um: aquele que mostra, com suas reviravoltas visíveis, como um estilista talentoso, e o filme que ele dissimula, e reserva aos mais exigentes.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

Muitas vezes, histórias de esquizofrenia e sofrimento mental se manifestam de forma violenta na tela, mas "O Amante Duplo" mantém as coisas confinadas ao reino erótico. [...] O que é libertador aqui é a falta de inibições do filme, que absolve a culpa sem comprometer o prazer.

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Alan Zilberman

“O Amante Duplo” introduz um triângulo improvável, evitando uma solução sofisticada e elegante. Não há realismo aqui, mas o filme encontra, através de exagero nervoso, uma verdade mais profunda e penetrante.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Cineweb

por Neusa Barbosa

O filme tem um ritmo bastante vigoroso e intenso, mas perde fôlego na etapa final, quando explicações, finalmente, devem vir à tona. A solução, afinal, é um tanto rápida e decepcionante, considerando-se o que veio antes.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Já a trama é uma colagem de clichês dignos de uma novela [...]. Ainda assim, mesmo que eu considerasse a graça involuntária, não poderia deixar de aplaudir em algum nível uma obra que abraça o camp e o ridículo de um thriller sexual oitentista com tamanha sinceridade e empáfia.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineplayers

por Bernardo D.I. Brum

O carnaval de excessos que o diretor trabalha em um filme com elenco mínimo é seu maior trunfo mas também seu maior tropeço: o tom mais explícito a cada minuto chega a parar de chocar em algum momento e o próprio diretor, sabendo disso, incorpora em alguns momentos de maneira bem-humorada.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

New York Times

por Glenn Kenny

Alguns podem dizer que é tudo muito francês e talvez seja. [...] O mais inteligente é que, só quando o filme está quase acabando, o espectador pode entendê-lo completamente é mais do que uma provocação eficaz, mas talvez ociosa.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É sempre interessante assistir os filmes do francês Ozon, um dos mais interessantes realizadores já há mais de uma década, sempre pessoais, diferentes, audaciosos e femininos [...] Não vou revelar mais nada, é um filme bem francês, bem erótico, bem interessante.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Hollywood Reporter

por Allan Hunter

Há muitos elementos para admirar em  "O Amante Duplo", mas as reviravoltas e revelações se tornam cansativas. A adição de um vizinho intrometido, gatos assustadores, olhares esbugalhados e efeitos opacos deixam você imaginando se era para ser uma grande piada.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

"O Amante Duplo" é um filme morno, cujo andamento, em tom, se assemelha à rotina de Chloé como guarda de uma galeria de arte. A despeito do ótimo trabalho do elenco, [...] o intrincado labirinto proposto não gera um trajeto propriamente desafiador.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Ozon às vezes gosta de flertar com a vulgaridade, ainda que não dispense a elegância. Nesse filme [...], ele parece ora brincar com o suspense mão-pesada de Brian De Palma, ora roçar o sensacionalismo barato de "50 Tons de Cinza".

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Ozon propõe imagens que podem até soar enigmáticas - um olho numa vagina - e o relato erótico lá pelas tantas adquire contornos de horror. Mas ele mantém não só o clima como propõe um desfecho também psicanalítico.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

The Guardian

por Peter Bradshaw

O erotismo de "O Amante Duplo" não é entediante - a busca de sexo entediante na tela é uma evasão crítica que eu reclamei no passado - mas quase todo o resto do filme é.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Como realizador, Ozon mantém a criatividade, mas seu roteiro exagera no “psicologismo”. [...] Os desejos femininos são registrados em narrativa envolvente, complementada com poderosas cenas de sexo. Ozon, contudo, se enrosca numa resolução de fritar os neurônios.

A crítica completa está disponível no site Veja

Critikat.com

por Fabien Reyre

O filme contém mais reviravoltas que a integralidade da filmografia de Shyamalan. É preciso um senso agudo de narração, direção e montagem para embarcar o espectador em tantas montanhas russas. [...] Mas são qualidades que faltam totalmente no filme, cheio de recursos de roteiro grosseiros e previsíveis.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com