Sombras da Vida
    Você assistiu Sombras da Vida ?

Yuri Menezes
    Yuri Menezes

Enviada em 1 de março de 2024
    "Sombras da Vida" me emocionou. 🥹

A história de um fantasma preso em casa, vendo a vida seguir sem ele, nos lembra da fragilidade da vida.

Vejo que o filme fala de amor, perda e legado de forma poética e triste, sem ser clichê.

A cena de Rooney Mara comendo bolo e chorando é inesquecível, mostrando a dor da perda de forma real. 👏🏽

Apesar de ser chamado de terror, pra mim "Sombras da Vida" é mais um filme sobre a morte e o que ela significa para quem fica.

É aí, o que realmente importa no final?

PS.: não tenho formação em cinema. Minha opinião é movida pelo afeto.
    Mcominbr
    Mcominbr

Enviada em 27 de fevereiro de 2024
    Dizer que o filme é ótimo e querer bancar de intelectual.
    Filme pode até ter uma história boa mas chega a ser irritante de tão monótono.
    Telas paradas por quase dois minutos que fazem vc pegar o controle pra ver se não travou o filme.
    Ou então cenas que geram agonia, como ficar quase 8 minutos mostrando um personagem comendo uma torta.
    Resumindo, o diretor conseguiu pegar o conteudo de 10 minutos do filme Ghost do outro lado da Vida e estender em 1 hora e 40 minutos entediantes.
    Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 14 de julho de 2022
    Um filme diferente , um tanto enigmático , filosófico.., e existencialista.., que fala sobre o apego!.. mostrando uma forma de ver a vida após a morte.., com cenas interessantes.., com enquadramentos lentos e longos.., onde os sentimentos são mostrados apenas com o semblante da pessoa.., sem palavras ., o filme tem poucos diálogos.., tem um ar de melancolia, o roteiro poderia ser mais esclarecedor.., algumas situações ficam no ar..., muito boa trilha sonora!., fotografia muito boa! um filme com uma leitura própria!.., sensível, peculiar.., interessante.
    Thiago Gontijo
    Thiago Gontijo

Enviada em 11 de maio de 2021
    “A Ghost Story” não é um filme para qualquer um. Isso porque ele foge completamente de um arco padrão de cinema. Sua trama é longa e demorada. Mas isso não quer dizer que seja arrastada, NÃO. Na verdade, para mim, ela demora o tempo que precisa.
    São tomadas longas, para que a cena possa mostrar os acontecimentos de forma sútil. David Lowery faz isso para que o público acompanhe, com calma, as situações e emoções de cada cena. O luto, a depressão e a superação. Além de abrir espaço para um debate sobre a razão da vida.

“A Ghost Story” tem uma trama simples mas que passeia sobre reflexões profundas com muita calma. Se você prefere filmes animados e movimentados, não é para você. Agora se você se abrir para uma experiência diferente e com paciência: Vale a pena ver.

siga no Instagram: @filmesthiago
    vitor
    vitor

Enviada em 8 de março de 2021
    É extremamente irritante ler esse monte de crítica negativa vinda de um monte de gente que assistiu porque achou que era filme de assombração barata, que fica dando sustinho nos personagens e fazendo coisa de demônio. Sombras da Vida não é um terrorzinho meia tigela, muito pelo contrário, é um drama íntimo e reflexivo que foi feito pra fazer o espectador PENSAR, e não pular de susto no sofá como alguns acharam que seria.
    Tudo nesse filme é bom. A atmosfera, a trilha sonora e a fotografia (principalmente) te ajudam a entrar mais ainda no clima do filme e sentir o que o fantasma sente na maioria do tempo. Para alguns, também ajuda saber que o filme não é uma obra de grande orçamento, ou seja, não foi feito pra ser um filme extremamente famoso e lucrativo, mas sim pra ser uma obra de reflexão.
    É um filme parado e lento? É, mas isso é proposital. É pra você pensar e apreciar as pequenas coisas, que se tornam coisas extremamente marcantes caso você esteja realmente assistindo o filme e não dando 0 estrelas aqui nesse site porque faltou o ritual mega satânico assustador do fantasma.
    Jussara Andressa Cattoni
    Jussara Andressa Cattoni

Enviada em 28 de dezembro de 2020
    Um filme sobre luto, sobre propósito de vida, sobre vida após a morte.. um filme filosófico.

A parte engraçada foi ver um fantasma clássico nos dias de hoje kkkk com direito a spoiler: lençol e tudo
    De uma sutileza de questionamentos.. deveria existir uma nova classificação chamada: "perturbador"
    Filmes que perturbam.. acho necessário!
    Sr. Andrade da Fonseca
    Sr. Andrade da Fonseca

Enviada em 28 de dezembro de 2020
    É um filme com teor filosófico, não tem o intuito de dar sustos baratos para entreter, tem o intuito de te levar para uma viagem dentro de si e depois te leva pra uma viagem pra fora viajando longe em questões sobre o tempo e o espaço, luto, finitude, vida, etc. Indico que assistam sozinhos ou quem não fique atrapalhando, só assim, será possível entender o filme e criar uma interpretação que pode variar de telespectador para telespectador.
    Thiago Petherson
    Thiago Petherson

Enviada em 24 de novembro de 2020
    "Sombras da vida" (título original "A Ghost Story) não é um filme de terror, como você deve sugerir lendo o título ou a sinopse. É um drama/fantasia que narra a história de um homem e o difícil momento em que ele deve aceitar (e entender) a passagem da vida para a morte.

Realmente não é um filme pra "qualquer um". E não digo isso de maneira prepotente ou soberba. Mas sim pelo fato de não ser qualquer pessoa que tenha paciência para acompanhar uma trama tão parada. E isso não é demérito desse tipo de telespectador. Somente são pessoas que não curtem desperdiçar seus tempos com tramas que não acrescentam algum tipo de sensação (seja de medo, susto, adrenalina, angústia, graça ou qualquer outra sensação que for de seu interesse).

A trama tem uma condução bem lenta (apesar do filme ser curto). Ao contrário da crítica anterior que eu fiz (do filme "Sob a Pele do Lobo"), na qual eu menciono que o filme tem uma condução lenta e poderia ter encurtado um pouco algumas cenas e reduzir um pouco a duração do filme, nesse aqui está tudo na medida certa. Tem planos sequências longos que estão ali justamente para ajudar o telespectador a entender a trama (Inclusive tem um fantástico plano sequência com mudança temporal. Plano sequência com mudança temporal é algo difícil de vermos).

Tudo no roteiro é colocado ali para dar pistas ao telespectador. Aliás, essas dicas são colocadas constantemente ao longo do filme e são essenciais para ajudar o telespectador a ir juntando os pontos e dar sentido a trama. E essas pistas são bem claras e não tem como passarem despercebidas. Pois elas são apresentadas com muitos detalhes e calma (o que é o motivo para as cenas bem longas). Ao contrário de outros filmes que apresentam pistas subjetivas e interpretativas o que pode causar interpretações distintas em diferentes telespectadores.

O filme é apresentado em uma tela 4:3 (coisa não muito comum nos dias atuais) e não tem grandes destaques de atuações (nenhuma atuação de destaque ao meu modo de ver) e de ambientação (pois é mostrado basicamente em um só local). Além de ter sido um filme com um orçamento muito baixo (Apenas US$ 100.000). Considero que foi feito milagre com tão pouco orçamento.

O filme tem um monólogo lindo (de onde nem imaginaríamos que viria) e crucial para o entendimento do filme a partir de tal. Esse monólogo começa de maneira tão idiota e termina de maneira que faz com que até o telespectador traga essa ideia para o mundo real e reflita bastante.

"A Ghost Story" ou "Sombras da Vida" para quem preferir, é um filme muito bom e que exige sensibilidade e paciência para que você pegue as dicas deixadas ao longo do filme (como se fossem sidequests) e junte-as para formar a ideia central que o filme nos joga na cara. Você pode dizer que esse filme é tudo, menos inconclusivo.

Deixo uma frase que eu li sobre esse filme: "A Ghost Story não é um filme de terror, mas assusta da mesma forma".

Não assusta da forma tradicional, mas sim na forma de nos levar a uma reflexão. O que, pra mim, é muito mais assustador. Pois essa é uma reflexão sobre uma verdade. Ao contrário do 'terror' que geralmente é uma clara ficção.

Recomendo!
    Vana Germann
    Vana Germann

Enviada em 3 de outubro de 2020
    Já é o pior filme que vi em minha vida.Parado demais,nada com nada,sem estória, um fantasma de lençol, por favor!Por falta do que analisar, fiquei pensando em quem será que fez os furos no lençol pro fantasma enxergar kkkkkkkkk.Mas teimosa olhei até o final,por não acreditar que era só aquilo,ou melhor,o nada.
    Dayanne Santos
    Dayanne Santos

Enviada em 2 de outubro de 2020
    Filme chato demais. UMA PORCARIA. QUEM DÁ 5 ESTRELAS DEVERIA ASSISTIR "UM OLHAR DO PARAÍSO", "GHOST" OU "AMOR ALÉM DA VIDA"
    Esse filme parece até aqueles filmes de iniciantes de faculdade. DÁ VONTADE DE CHORAR DE ÓDIO POR PERDER TEMPO VENDO ISSO E TAMBÉM GASTAR A PILHA DO CONTROLE DE TANTO ACELERAR O FILME NAS CENAS EXAGERADAMENTE LONGAS.
    ESSE FILME PARECE UMA REDAÇÃO SEM CONTEÚDO QUANDO TEMOS QUE CUMPRIR UM NÚMERO MÍNIMO DE LINHAS E FICAMOS SOCANDO PALAVRAS NA REDAÇÃO E AUMENTANDO A LETRA PARA CHEGAR NO FIM.
    Justificava: O filme perde muito tempo com cenas onde não acontece praticamente nada, exemplo: 10 minutos numa cena onde o fantasma do cara a observa chegando em casa e vendo a moça fazer coisas simples na cozinha. Depois mais tempo do filme vendo ela terminar de lavar uma louça, sentar no chão e comer uma torta.
    Muito tempo perdido com cenas que poderiam ter sido mais reduzidas. No final ficou como uma versão bem pobre de GHOST ou Uma do do Paraíso. Parece um filme produzido com verba reduzida, tipo filme amador dos iniciantes.
    Esse filme é chato, monótono e não merece nem uma estrela completa.