6 Balões
    Regular
    6 Balões

A dor vem de ambos os lados

por Barbara Demerov

O peso nos ombros daquele que carrega a dor do outro, assim como o de viver um looping de tentativas a fim de ajudar quem se ama, exige um esforço mais que considerável. Com a narrativa ambientada em um único dia, é este mesmo peso que dá forma ao drama familiar 6 Balões. Prestes a fazer uma surpresa de aniversário para seu namorado, com toda a família e amigos reunidos em sua casa, Katie (Abbi Jacobson) se vê presa em mais uma situação frágil quando vai buscar seu irmão mais novo Seth (Dave Franco), e percebe que ele retornou a usar heroína.

Tendo como foco a força e empatia que a protagonista possui com relação ao seu irmão Seth (que tem uma filha de dois anos e está presente em toda a trama), o filme possui potencial de sobra com o tema pertinente e tocante. Porém, ao focar tanto em apenas uma das perspectivas (as renúncias da irmã), ele acaba desperdiçando sua firmeza ao sequer se aproximar do outro lado, que também perde e sofre.

Por mais que seja interessante - e tão triste quanto - ver por outro ângulo as consequências do vício em drogas, 6 Balões fraqueja ao entregar uma visão discriminatória de quem é dependente químico. A vítima também é aquela que sofre com o vício, mas o filme não parece se importar muito com isso ao tornar o personagem de Franco apenas uma pedra no sapato da preocupada irmã.

A fotografia do filme é sóbria e se passa, na maioria do tempo, dentro de um carro. Assim, aproveita para executar closes fechados nas expressões de ambos os irmãos, mas isso não é o suficiente para produzir mais aproximação do espectador. Poucas cenas possuem teor mais leve e o clima melancólico nunca deixa espaço para mais nenhuma sensação. Algumas cenas são realmente pungentes, mas a intenção do filme se perde tanto pela curta duração quanto pela falta de cuidado ao abordar a dependência química. No mais, é 6 Balões é um retrato, de fato, sensível; mas somente quando for analisado apenas um olhar da mesma situação.

• Alexandre Porto
      Gostei muito do filme é sensível e não vejo problemas dele abordar prioritariamente o lado dela. É uma visão rara de quem sofre em paralelo com a dependência de alguém próximo.