Cafarnaum
    Você assistiu Cafarnaum ?

Igor P
    Igor P

Enviada em 17 de março de 2019
    Cafarnaum

O cinema ficcional aqui se funde a realidade, o que estamos vendo anda de mãos andadas com um registro do cotidiano daquele lugar, é o retrato da margem de uma sociedade já margeada, caótica e corrosiva. O patriarcado, o drama dos imigrantes ilegais, o tráfico de pessoas... são elementos a mais em um filme que propõe-se a contar a história de Zain, e de como ele se relaciona ante a esse mundo infortuno. A trama de uma jovem criança obrigada precocemente a ser adulta. É valioso ver como isso se contrasta a momentos que nos lembram que ainda existe uma infância ali escondida, tolhida em prol da malícia necessária para sua sobrevivência.
    _

A direção de Nadine Labaki é muito eficiente em trazer a tona os sentidos das imagens que põe em cena, a montagem é essencial nesse quesito. A câmera vacilante e trêmula que acompanha Zain pelas ruas de Beirut nos conecta a aquele mundo instável e emergente. O roteiro desliza rente a seu termino, ao entregar um desfecho minimamente incompatível com a realidade tão precisa que vinha sendo escolhida até ali. A necessidade de fechar certos arcos é desnecessária, mas se ameniza com uma ótima sacada que talvez passe despercebida aos olhos distraídos.
    _

Zain Al Rafeea (Zain) é uma força da natureza, impressionante o que o garoto faz em cena. Carrega o filme consigo, dando uma aula de versatilidade e domínio sobre seu personagem. Cada sentimento expressado é autêntico, impossível não criar empatia e o creditar como uma das melhores atuações infantis que se tem registro. O destaque realmente é das crianças, inclusive, tem mais uma que me deixou incrédulo devido ao tamanho trabalho que foi feito consigo.
    _

É também uma obra sobre a cadeia cíclica envolta dos vários ''Zain's'' que vivem pelo mundo. É forte por apontar para uma vivência não distante da nossa, de um mundo real onde existem seres com lampejos de empatia, mas não o suficiente para querer sequer mudar a realidade que está em nossas esquinas. E nessa narrativa toda nos cabe a reflexão de até que ponto nós somos meros telespectadores, assim como no filme que acabamos de assistir. Preciso, urgente e agridoce... Cafarnaum.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 9 de abril de 2019
    Além de ser o título do filme dirigido e co-escrito por Nadine Labaki, Cafarnaum é um termo que faz referência ou a um lugar em que há tumulto ou desordem ou a um local onde objetos diversos são amontoados ou guardados desordenadamente. Ou seja, quem está no cafarnaum está diante do caos. Quando conhecemos a realidade na qual Zain (Zain Al Rafeea) vive, entendemos o por quê do longa ter esse nome.

Aos doze anos, Zain é um típico exemplar de uma criança que, devido às suas circunstâncias de vida, não consegue ser, agir e ter as mesmas experiências que outros meninos de sua idade. Ele não estuda ou tem momentos de lazer. Da forma como é retratado pelo roteiro, Zain é o que podemos chamar de provedor de sua família, o verdadeiro adulto da casa. Ele trabalha e se submete a diversas situações degradantes e sufocantes para poder trazer o sustento para seus pais e seus irmãos.

Apesar da pouca idade, é certo que Zain tem uma consciência muito grande do seu papel e das responsabilidades que ele possui. Chega a ser chocante que ele seja o único a se sentir revoltado quando sua irmã, de 11 anos, a quem ele amava muito, é forçada a se casar com um homem mais velho. Para os pais dele, o que era uma oportunidade de se “livrar” de mais uma boca para alimentar, para Zain significou o limite do que ele podia suportar.

A jornada de Zain, spoiler: do momento em que ele decide sair de casa, até o instante em que ele faz a escolha que mudará por completo o curso de sua vida
    , é o eixo principal de Cafarnaum. No filme, o menino entra em contato com pessoas e com histórias semelhantes à sua, ao mesmo tempo em que vivencia um estranho sentimento de acolhimento, de cuidado e de amor, diante de toda essa confusão que é a existência dele.

Vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cinema de Cannes 2018 e indicado ao Oscar 2019 de Melhor Filme Estrangeiro, Cafarnaum é um longa intenso e forte, que deixa a gente com um nó na garganta difícil de desatar (mérito de uma atuação visceral do menino Zain Al Rafeea). Mais do que uma história de um garoto que é uma vítima de uma realidade injusta de miséria e de exploração que ele não escolheu viver, de um Estado que não ampara seus habitantes e de pais negligentes; este é o relato de algo que é muito mais comum do que a gente imagina. Existem muitos Zains por aí.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 14 de janeiro de 2020
    Filme espetacular, a interpretação do menino Zain é digna de Oscar, o filme retrata uma situação bem realista dos menos favorecidos no Líbano, um filme pra ver e rever! Nota: 9,5/10

Enviada em 5 de maio de 2020
    Um dos melhores filmes de 2018! Aqui temos uma história que não só comove, como alerta o mundo sobre desigualdades, tanto social como cultural que aflige uma sociedade doente e egoísta, com um a direção excepcional da boa diretora Nadine Labaki que consegui aqui ter seu melhor trabalho, se entregando totalmente, com enquadramentos bem feito e dando o tempo certo em todos os diálogos, destaque ainda para a atuação espetacular de Zain Al Rafeea que interpreta um pequeno garoto que leva consigo todo o peso familiar. Cafarnaum é uma obra de arte.
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 3 de abril de 2019
    Depois de fugir de seus pais negligentes e abusivos e cometer um crime violento, um esperto garoto libanês de doze anos é condenado a cinco anos de prisão. Como protesto contra a vida que lhe foi imposta, ele processa o casal que o criou.

um filme Libanês que Vale realmente cada minuto, com mais de duas horas de duração, mas foi sensacional só o sofrimento do menino já nos emociona do começo até o fim, dá vontade de poder cuidar dele, filme muito bom recomendo Com certeza⭐⭐⭐⭐
    Diego d.
    Diego d.

Enviada em 6 de maio de 2020
    Poucos filmes que assisti eu daria uma nota máxima, mas este filme merece.
    Mostra com muita clareza a realidade de uma sociedade que muitas vezes chega a ser cruel.
    Carlos C.
    Carlos C.

Enviada em 12 de fevereiro de 2019
    Ótima produção, ótimos atores e uma bela, comovente e arrebatadora história. Grande concorrente para Filme Estrangeiro no Oscar 2019.
    Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 26 de dezembro de 2018
    A incrível história de um menino de 12 anos q cuida dos irmãos, abandona os pais para viver com refugiados e os processa, para q não tenham mais filhos. Fortíssimo, tocante e real. Imperdível.
    Enviada em 24 de março de 2019
    É sem dúvida um excelente filme, muito realista e tocante que consegue fazer com que o espectador se impressione com tal realidade.Levantando discussões importantíssimas sobre diversas mazelas que afetam menores de idade em países muito pobres.O roteiro do filme é muito bom, os cenários são bem feitos e as atuações são excelentes.Cafarnaum é quase que um filme obrigatório!Excelente!🖤
    Nayran M
    Nayran M

Enviada em 4 de fevereiro de 2020
    Só uma coisa: Nadine, obrigada por ter feito esse filme! Assisti há dois dias e ainda estou digerindo cada contraponto do filme. Tão forte, tão cru, tão REAL. A sociedade precisava disso!