Real - O Plano por Trás da História
    • Papo de Cinema
    • Veja

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

Um ano após o impeachment de um governo problemático, corrupto e extremamente incompetente, o filme de Rodrigo Bittencourt surge como a retomada de um movimento que fazia sentido apenas para os ideológicos de plantão.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

O acerto está em não enaltecer ou demonizar estes personagens reais, muito conhecidos de nossa história recente. Em criar um protagonista falho, com mais defeitos do que qualidades, e joga-lo contra a parede, testando-o, assim como os grandes personagens do cinema.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Há tensão no ar e o jogo de poder e ego nos corredores do planalto movimentam a narrativa. O economês não incomoda, embora alguns diálogos soem artificiais e didáticos.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rolling Stone

por Hamilton Rosa Jr.

Apesar de a trama ser ambientada inteiramente em um mundo burocrático, a obra não fica pesada. No volátil e dividido clima político que vive o Brasil, esse é um filme que certamente vai causar debates.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Se for lição de história, de política, de mau comportamento, de bastidores, ou mais alguma outra coisa importante, sem duvida o filme interessa e questiona. E polemiza...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Ccine10

por Juca Claudino

Além de ocorrerem situações de tanta inverossimilhança, gerada pela necessidade sensacionalista do longa de se encaixar uma frase de efeito – a qual, obviamente, ficaria deslocada e anômala -, os próprios personagens são caricatos.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

O Globo

por André Miranda

“Real”, como cinema, fracassa justamente por tentar imprimir — praticamente impor — um estilo que não aplica à sua trama. [...] O tom de “Real” também é falho. Os arroubos de raiva do protagonista às vezes são simplesmente histéricos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Alysson Oliveira

"Real – O Plano por Trás da História" é pobre em suas caracterizações, tem ritmo irregular e uma trilha sonora insuportavelmente onipresente, assinada pelo diretor e Maycon Ananias. E acaba sendo tão inócuo como cinema tanto quanto como releitura da História.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Como cinema, a produção é primária. Os diálogos são ginasianos e não se vê na tela um único plano cinematográfico digno de nota. A fotografia é chapada e sem identidade. Os atores, como se disse, estão deslocados ou mal aproveitados. A narrativa não anda.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Os políticos, aliás, nos são apresentados como paródia de políticos, e não deixa de ser sintomático que nesse universo meio chanchadesco o José Serra do filme tenha a voz exata de José Serra...

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Mais do que ruim, este filme sobre a elaboração do Plano Real e o quanto esta medida teria sido importante para a nação é pernicioso, disseminando uma imagem fantasiosa e infundada de um processo que não pode – nem deve – ter apenas um lado debatido.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

As caricaturas (sobretudo de um histérico Itamar e de um deputado petista ficcional, interpretado por Juliano Cazarré) prejudicam o desenvolvimento de uma história que, embora tenha valor inestimável, renderia mais em formato de documentário.

A crítica completa está disponível no site Veja