David Lynch: A Vida de um Artista
    • Observatório do Cinema
    • Rubens Ewald

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

[O documentário] limita-se aos, digamos assim, materiais de construção com que ele trabalha para criar os pilares de sua carreira de cineasta. É um Lynch pré-cinema, mas que ajuda demais na compreensão do Lynch cineasta.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Trazer à tona o oculto e sobrepor sentidos em camadas são procedimentos complementares que Lynch extrapolou da pintura ao cinema, conquistando um público insatisfeito com os filmes que se esgotam na primeira leitura.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Ao colocar Lynch como a única voz de toda a projeção, o longa evita buscar interpretações e impressões de terceiros sobre sua figura ou seu trabalho, estabelecendo uma conexão mais franca e direta entre o cineasta e o público.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

"David Lynch: A Vida de um Artista" vai atrair os fãs do diretor e, quem sabe, inspirá-los a se tornarem parte desse mundo de criadores inovadores em um conto artístico de uma era que se inicia. [Trata-se de um filme] contado em suas próprias palavras e tons deliberados.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Chris Evangelista

Lynch faz a narração enquanto Nguyen usa o trabalho artístico e fotografias de materiais de arquivo de Lynch para construir o seu filme. Descobrimos como Lynch começou a desenhar desde pequeno...

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Jérémie Couston

David Lynch poderia se focar nos seus retratos filmados. O homem é felizmente discreto, e limita-se à autoanálise. É isso que torna este documentário, centrado exclusivamente na sua carreira de pintor, ainda mais precioso.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineplayers

por Heitor Romero

Pode parecer uma proposta até mesmo pretensiosa, essa de deduzir como sua vida pode ter influenciado sua arte, mas ao longo do filme fica muito difícil não associar uma coisa a outra.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

Uma das maiores qualidades do filme é nunca buscar uma relação direta entre a infância e formação de Lynch e os estranhamentos de seus filmes. É claro que um artista e sua obra são a somatória de tudo que os cercou a vida toda, mas não é necessariamente uma relação direta.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Alain Zind

O documentário se contenta em apresentar seu tema e adaptar sua composição de enquadramentos e a direção à vontade de David Lynch, livre para escolher por si próprio a imagem que vai fornecer. Dispondo de poucos elementos, os diretores se contentam em expor a personalidade do artista.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

New York Times

por Ben Kenigsberg

Basicamente, o documentário é um retrato de como um homem alimentou seu temperamento artístico e arriscou ser incompreendido - às vezes por sua própria família.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Fionnuala Halligan

Um poema lírico cuidadosamente calibrado por Jon Nguyen endereçado a Lynch sendo, por si só, Lynchianestico. [Trata-se de] um filme essencial para a legião de fãs do diretor.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Guy Lodge

Focada nominalmente nos famosos conhecimentos do cineasta sobre arte, "David Lynch: A Vida de um Artista" surge como um estudo mais expansivo dos impulsos e preocupações criativas de Lynch, pois relaciona de primeira mão as experiências formativas que estimularam e moldaram sua imaginação mais incomum.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Tiago Faria

Não espere encontrar muitas pistas no documentário para os enigmas do diretor de "Twin Peaks" e "Cidade dos Sonhos". Com poucas pinceladas em sua carreira cinematográfica, o registro prioriza as artes plásticas. Em compensação, compila material raro sobre a infância e a juventude do realizador.

A crítica completa está disponível no site Veja

Observatório do Cinema

por Juca Claudino

Poderíamos ficar horas pensando nesse diretor tão rico de referências e temas. Mas D"avid Lynch: A Vida de um Artista", aparentemente, ignorou completamente isto e se contentou em apenas fazer uma fria, porém estilosa, recapitulação da vida do diretor.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald

Mal menciona sua carreira, sua obra, menos ainda os filmes que fez, como se fosse uma obra truncada com alguma ou outra memória passageira. Mas o admirador ficará frustrado e até irritado.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald