Your Name
    Legal
    Your Name

Anime pop

por Francisco Russo

O bom anime japonês tem por tradição lidar com o fantástico, seja ao trabalhar questões existenciais envolvendo um sombrio futuro para a humanidade (Akira, O Fantasma do Futuro) ou até de forma mais lúdica, envolvendo um certo tom místico (A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro). Your Name, megasucesso que já faturou US$ 328 milhões nas bilheterias sem estrear nos Estados Unidos, não foge à regra. O que chama a atenção é que, neste caso, a história foi claramente desenvolvida para atingir os interesses do público mais jovem, o que justifica tal desempenho comercial.

Partindo da batida ideia da troca de corpos, a animação dirigida pelo pouco conhecido Makoto Shinkai vai além do habitual contraste resultante de tamanha mudança - sem que o roteiro abra mão deste artifício, é bom frisar. Em um belo dia, sem qualquer justificativa, dois adolescentes que não se conhecem têm suas vidas trocadas: ela morava no interior do Japão, ele na megalópole Tóquio. O grande pulo do gato é que a troca não é permanente; eles alternam dias como si mesmos e no corpo do outro.

Esta pequena mudança é decisiva para a narrativa, visto que os personagens precisam encontrar um meio de conviver com o desconhecido para que a vida de ambos tenha um mínimo de coerência. Com isso, o roteiro escrito pelo próprio diretor - que também assina o livro no qual foi baseado - utiliza com habilidade questões bastante pertinentes para o jovem em formação, especialmente no modo como lida com as pessoas ao seu redor. É na utilização do telefone celular como elemento narrativo e neste convívio social, e no quanto é afetado por tal mudança, que Your Name se torna mais atraente. Mesmo já apresentando alguns vícios milimetricamente calculados para atingir seu público alvo, como a insistente (e desnecessária) inserção de músicas pop.

Entretanto, após um plot twist conceitualmente até interessante, tudo muda. Your Name abandona o interesse de cunho social em meio aos jovens para investir pesado no romantismo barato e exacerbado, a la Crepúsculo. A coerência dentro deste universo se esvai, com o roteiro apresentando diversas pontas soltas mal explicadas - ou sequer explicadas.

Com uma segunda metade bem aquém, Your Name acaba caindo na vala comum das produções que prezam reviravoltas em detrimento da consistência narrativa. A animação, por sua vez, segue o padrão de qualidade dos animes recentes, com a bem-vinda adição de elementos computadorizados ao retratar paisagens - o resultado, visualmente, impressiona. Pena que o roteiro não apresenta o mesmo padrão, mostrando-se não só falho como repleto de cacoetes estilísticos e de linguagem inseridos para atrair um público específico, e somente ele.

• Mariana Ribeiro
      eu vejo não a critica do adoro cinema, mas sim do publico, que tá como 4,6 aqui, ou seja mt bom, n da p levar em conta só uma opniao, ent geralmente ignoro a do adorocinema kkkk
    • giovanni cardoso
      Eu achei que estava com algum problema, pois chorei vendo esse anime. Que bom que todos gostaram. Péssima crítica.
    • Nathann Hoolferman
      Me cadastrei no site agora pensando em usa-lo como base pra saber se um filme vale a pena ou não... Mas desisti.. Um filme ser bom ou ruim, não deve ser definido pela critica e comparação mal feita de quem escreveu sobre esse filme. E sim um grupo de pessoas de diversos estilos diferentes e ai sim terem uma média... ou então se o filme tinha um publico alvo e como é dito na critica, então por que não consultar o publico alvo se gostaram ou não, ao invés de sair escrevendo qualquer coisa... Adeus adorocinema !
    • Gεnos FunkO
      Nota 1 para a crítica, feita por quem odiou o filme.
    • Hiro Utakata
      isso que da deixar um retardado fazer criticas nu site... vc entra achando que é um site sério e encontra essa piada de site
    • Henrique P
      Gente assistam o filme denovo, pois vcs não enxergaram como as peças se encaixam. Romance crepúsculo ?!! Pelo amor de Deus, romance lindo. Crepúsculo me dava tédio essa história me fez chorar.
    • Henrique P
      Concordo com vc plenamente, foi arrebatador esse filme.
    • Fernanda
      Qual o problema de ter inserção de músicas pop? Independente se você gosta, talvez foram essas músicas que contribuíram para a construção de uma cena ou momento, Makoto Shinkai esta longe de ser desconhecido, existem pontas soltas para as pessoas que viram o filme apenas uma vez, pelo visto você é uma delas, recomendo rever.
    • Matheus R. Santos
      Caraca, acabei de assistir um anime, logo eu que não sou muito fã. Vim pesquisar sobre uma crítica, porque, surpreendentemente este filme foi arrebatador para mim, toda a relação do tempo e como as coisas foram se encaixando, simplesmente fantástico e me deparo com uma crítica dessa... Caraca, esse site tá me parecendo mais um Odeio Cinema. Credo.
    • Maria C
      Claro que tem seu valor, mas gosto mais de Ponyo, uma amizade que veio do mar.
    • Shadai
      roteiro falho? pontas soltas? o cara assistiu de má vontade e não entendeu nada! pois não há nenhuma ponta solta, o roteiro é muito inteligente, e a edição é perfeita!belo exemplo para se dizer: vc assistiu errado! assista de novo e prestando atenção dessa vez.spoiler:única coisa que não me fez amar esse anime, que é muito bom, foi o fato de uma parte dele me lembrar muito aquele filme com o Keanu e a Bullock, A Casa do Lago.
    • Pãozinho®
      Parabéns, ficou uma merda essa crítica. Primeiro que já começou errando rude em dizer que MAKOTO SHINKAI é desconhecido, só aqui já imaginei o tipo de critica seria... Falou um monte de coisa nada a ver.
    • tia m
      Nossa nada ver, o filme é maravilhoso
    • Leandro
      Sinto que sua criticr além de mal recebida foi bombardeada, esse filme foi o máximo e dizer que foi menos que isso seria de fato iguinorancia e falta profissionalismo eu assisti o filme uma vez e de tão maravilhoso que foi já estou me preparando pra assistir de novo ótima qualidade os detalhes a musimú que se encaixa perfeitamente a forma que a história se desenrola eu realmente senti o filme eu me senti presente naquele senário de tirar o fôlego simplesmente fantástico então a sua criticr está falha basta ver os demais entusiastas do filme.
    • byon
      Primeiro, o filme não tem ''pontas mal-explicadas'', é necessário assistir no mínimo 3 vezes para entender mais de 70% da mensagem que o filme passa. Coisas muito fáceis, como saber que no filme existem 3 linhas do tempo, precisam ser consideradas, para não falar algo fútil, ainda mais sobre um filme extraordinário, o melhor que já assisti na minha vida.
    • Evan Junior
      Verdade, mas esse dai não trabalha mas no adorocinema, o que é uma pena kkkk
    • Evan Junior
      Bom depois de ler essa critica tenho certeza de duas coisas, o nosso amigo Francisco Russo infelizmente, não trabalha mas no adoro cinema, e que eu e a minha mina não fomos sa unicas pessoas a a acharem Your Name, o filme mas maravilhoso de todos.❤
    • GTX-BR
      Sua critica foi sem fundamentos, quem assistiu sabe q o filme foi de qualidade, um filme inesquecivel, contem seus defeitos logico, mas nao baseado nessa sua critica, afinal parece q foi vc q fumou um baseado , e saiu insanamente louco digitando asneiras na internet! o sucesso dele ao redor do mundo fala por si, e se vc é do contra, e com isso quis ganhar popularidade, pode ter certeza foi pro caminho errado, da proxima poem um nariz de palhaço, ou uma melancia na cabeça, e nos comentarios coloque uma foto, assim vamos saber de onde saiu, criticas da mente poblematica! tu nao é obrigado a gostar do filme, mas tenha coerencia e profissionalismo, pra criar criticas! Obs.. leia os comentarios seu boçal, se foi bombardeado por todos q assistiram, achou q iria ficar famosinho kkkkk
    • J?lio P.
      Gostaria de provas coesas.
    • Andreia Lup
      Esse cara detonou o filme! Que vergonha A.C.