Todos os Governos Mentem
    Muito bom
    Todos os Governos Mentem

O quarto poder

por Francisco Russo

De título bastante provocador, All Governments Lie de imediato traz a impressão de que será um documentário explosivo, repleto de denúncias e acusações - ainda mais por, já nos créditos iniciais, revelar que o sempre polêmico Oliver Stone é um dos produtores executivos. Não é bem assim... Na verdade, há até uma certa contradição entre título e conteúdo, já que a afirmação de que todos os governos mentem serve muito mais para apresentar um movimento existente no mercado jornalístico norte-americano, que busca retomar os valores básicos da profissão, do que propriamente em apontar o dedo para ex-governantes.

Logo após um rápido apanhado de mentiras deslavadas proferidas por governos norte-americanos ao longo de décadas, de Richard Nixon a Barack Obama, o documentário dirigido por Fred Peabody se volta especialmente para a forma como a mídia local noticiou tais casos, embarcando nas declarações oficiais sem jamais contestá-las. O momento atual da mídia logo entra em questão, com questionamentos - sérios - acerca da futilidade e dos critérios de noticiabilidade empregados. Há ao menos um caso emblemático: a forma como o ainda candidato Donald Trump manipulou a mídia em geral para obter espaço e repetir frases de efeito. O tempo mostra que a tática deu certo.

Tendo por base estes casos recentes, especialmente a cobertura da segunda invasão norte-americana ao Iraque, o diretor passa a ressaltar os interesses ocultos por trás dos grandes veículos norte-americanos, todos marcas consagradas associadas a grandes conglomerados. O ideal jornalístico de trazer a verdade à tona é então sistematicamente questionado, devido às correlações (e pressões) decorrentes de anunciantes, governos e até mesmo setores da própria empresa, que atua em ramos tão distintos da economia. A saída, então, seria retornar às origens rumo a um jornalismo independente, representado pela reverenciada figura de I.F. Stone, tendo como plataforma básica a internet.

É neste aspecto que All Governments Lie ganha especial interesse, por apresentar casos independentes (e viáveis) onde os preceitos básicos do jornalismo são trabalhados dia após dia - com reflexos até mesmo no cinema, como demonstram os documentários Citizenfour e Guerras Sujas. A partir de depoimentos e imersões em seu ambiente de trabalho, o diretor apresenta alternativas sólidas do porte do Democracy Now e The Intercept, que despertam uma certa esperança de caminho a ser trilhado. Ao menos para quem não vê o jornalismo como mero ganha-pão e realmente se importa com o trabalho executado.

Contundente e extremamente atual, pela importância e influência dos grandes meios de comunicação na vida diária mundo afora, All Governments Lie é um libelo ideológico em defesa do jornalismo. Para tanto, busca substância e credibilidade junto a ícones da profissão, como Carl Bernstein e Noam Chomsky, e na própria imagem de outsider de I.F. Stone. Destaque especial para a menção ao golpe silencioso, orquestrado pelas corporações de mídia de forma a selecionar os líderes do país, tendo como ápice a citação ao desfecho do ótimo Os Suspeitos: "O grande truque do diabo é convencer a todos que ele não existe".

Familiar?

Filme visto no CPH:DOX, em março de 2017.