Vinte Anos
    • O Globo
    • Preview

Estado de São Paulo

por Rodrigo Fonseca

No fervoroso "Vinte Anos", a vida é um terreno de alianças, é um ambiente que norteia modos de ser e instiga sonhos pela união. O que importa ao filme são aqueles indivíduos e o projeto de país que eles aprenderam a amar: Cuba.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Cineweb

por Neusa Barbosa

Exemplos humanos marcantes como são, evidentemente estas histórias não esgotam todas as possibilidades de avaliar o que Cuba era e o que se tornou, embora forneçam material para reflexão – inclusive sobre a força, a resistência e o humor dos cubanos diante de tantos desafios e transformações.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

A diretora parece dizer: julgue como quiser, o que tenho a mostrar de Cuba é isso. Ou seja: nada de adeptos da revolução (ou quase nada), nada de opositores. “Vinte Anos” parece mais interessado em mostrar coisas como a diversidade religiosa, a diversão das crianças, alguma dança (fora dos clichês).

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

O documentário construído ao longo de alguns anos tem um desenvolvimento errático. Filmes cubanos recentes, como “Retorno a Ítaca” e “Últimos dias de Havana” conseguem, de forma mais integrada e aprofundada, unir o pessoal e o social e refletir sobre mudanças.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Nayara Reynaud

Apesar de evidenciar as diferenças entre aqueles que emigraram e os que não, além de apontar o surgimento do mercado imobiliário e um cristianismo mais presente, o recorte é inexpressivo para compreender as transformações familiares e do país.

A crítica completa está disponível no site Preview