Meu AdoroCinema
    O Gênio e o Louco
    O Gênio e o Louco
    Data de lançamento 18 de abril de 2019 (2h 04min)
    Direção: Farhad Safinia
    Elenco: Mel Gibson, Sean Penn, Eddie Marsan mais
    Gêneros Drama, Biografia
    Nacionalidade EUA
    Ver o trailer
    Assista agora
    Imprensa
    2,7 6 críticas
    Usuários
    3,8 74 notas e 18 críticas
    Adorocinema
    3,5
    notar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse e detalhes

    Não recomendado para menores de 14 anos
    A história real de dois homens ambiciosos que tentam concluir um dos maiores projetos do mundo: a criação do Dicionário Oxford. Um deles é o Professor James Murray (Mel Gibson), que tomou a decisão de iniciar o compilado, em 1857, e o outro é Doutor W.C. Minor (Sean Penn), que contribuiu com mais de 10.000 verbetes para o dicionário estando internado em um hospício para criminosos. Os dois têm suas vidas ligadas pela loucura, genialidade e obsessão.
    Título original

    The Professor And The Madman

    Distribuidor IMAGEM FILMES
    Ver detalhes técnicos
    Ano de produção 2019
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 3 curiosidades
    Bilheteria no Brasil 66 049 entradas
    Orçamento US$ 25.000.000
    Idiomas Inglês
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Assista ao filme

    Online
    Alugar
    Veja todos os filmes online

    Críticas AdoroCinema

    3,5
    Bom
    O Gênio e o Louco

    Os donos do idioma

    por Francisco Russo
    Ao primeiro olhar, é até mesmo difícil imaginar como um tema tão técnico quanto o de O Gênio e o Louco poderia render um bom filme. Afinal de contas, estamos falando de um longa-metragem cujo objetivo maior é a construção de um imenso dicionário, que contenha todas as palavras já criadas em séculos de língua inglesa. Por mais que haja o óbvio desafio neste feito, o processo de busca inevitavelmente passa por questões pouco atraentes ao público leigo, mas essenciais a quem lida com linguística. Para tanto, o diretor (e também um dos roteiristas) Farhad Safinia encontrou um caminho bem interessante, de forma não só a trazer dinâmica à narrativa como, também, levantar novos questionamentos.O grande pulo do gato foi situar esta história com base em dois personagens centrais quase antagônicos, conectados pelo mesmo interesse na formação das palavras, que representam variações tão díspares qua...
    Ler a crítica

    Trailer

    O Gênio e o Louco Trailer Legendado 2:09
    O Gênio e o Louco Trailer Legendado
    9 668 visualizações
    Pela web

    Elenco

    Mel Gibson
    Personagem : James Murray
    Sean Penn
    Personagem : Doutor W.C. Minor
    Eddie Marsan
    Personagem : Muncie
    Natalie Dormer
    Personagem : Eliza Merrett
    Ficha completa

    Críticas de usuários

    regina a
    Crítica positiva mais útil

    por regina a, em 20/04/2019

    5,0Obra-prima
    muito bom! enredo, atores e trilha sonora- deveríamos ter mais filmes de fatos reais, bem feitos com esse!
    Luís O
    Crítica negativa mais útil

    por Luís O, em 18/05/2019

    1,0Muito ruim
    Muita coisa a "armar" ao "Brtish Empire"...Muito exagero nas cenas mais "fortes"...Os actores principais "berram" por ...
    Leia mais
    Todas as críticas de usuários
    28% (5 críticas)
    39% (7 críticas)
    28% (5 críticas)
    0% (0 crítica)
    6% (1 crítica)
    0% (0 crítica)
    Você assistiu O Gênio e o Louco ?
    18 Críticas de usuários

    Fotos

    11 Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Problemas no set e na justiça

    A produtora Voltage Pictures não queria permitir que Mel Gibson e o diretor Farhad Safinia filmassem cenas em Oxford, na Inglaterra, porque o orçamento já havia estourado e as gravações estavam atrasadas. A saída foi usar a Universidade de Trinity como locação substituta. Gibson e Safinia então deixaram o projeto e entraram na Justiça, com o objetivo de impedir que o filme fosse lançado, mas não tiveram sucesso.

    Mesma denominação

    Pela segunda vez, o ator Mel Gibson estrela um filme dando vida a um personagem que é denominado como louco, após a franquia Mad Max (1979).  

    Voltando às origens

    Os atores Mel Gibson quanto Sean Penn voltam a filmar na Irlanda depois dos filmes Aqui é o meu Lugar (2012) e Coração Valente (1995), respectivamente.  

    Últimas notícias

    Dicas do Dia: A Chegada e De Volta Para o Futuro 2 são os destaques de hoje
    NOTÍCIAS - Lançamentos
    quarta-feira, 10 de julho de 2019
    Bilheterias Brasil: Vingadores - Ultimato vence batalha contra Pokémon - Detetive Pikachu e mantém liderança
    NOTÍCIAS - Negócios
    terça-feira, 14 de maio de 2019
    Cemitério Maldito também tentou tirar a medalha de ouro dos heróis da Marvel.
    Bilheterias Brasil: Shazam! e Superação - O Milagre da Fé disputam a liderança em semana pré-Vingadores
    NOTÍCIAS - Negócios
    quarta-feira, 24 de abril de 2019
    A melhor estreia, A Maldição da Chorona, ficou em quarto lugar.
    9 Notícias e Matérias Especiais

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes similares

    Comentários

    • Ricardo Martins
      Inspirado pela realização de um feito histórico, O GÊNIO E O LOUCO entrega ao expectador um filme com uma temática complicada, mas que se sustenta bem graças à perspicácia do roteiro em entregar algo que mistura a laboriosa vida pessoal dos personagens com seus objetivos. Essa mescla que, associada às interpretações monstruosas de Mel Gibson e Sean Penn, por si só já rendem entretenimento dos mais prazerosos do ponto de vista intelectual.A mistura de elementos dramáticos com áreas da psicologia soam de forma natural no delicado contexto em que se insere o personagem William, tendo seu ápice com a perfomance de Penn, tanto física quanto interpretativa. Gibson também entrega um personagem com uma grande obstinação que, mesmo freado pelos burocratas e incrédulos de Oxford, segue austero e decidido em seu objetivo quase desumano.Sob o comando seguro do iraniano Farhad Safinia e com uma ambientação de época magnífica, O GÊNIO E O LOUCO é um filme que será apreciado por poucos, mas que ilustra as potencialidades do cinema em mostrar aspectos que muitos desconhecem da história literária. É uma produção com certos pecados, entretanto, surgem pequenos ante a grandiosidade impelida a este fantástico filme.
    • Senhor Ivan
      Dois monstros da atuação dividindo o protagonismo.Mel Gibson e Sean Penn há tempos não realizava algo tão bom como foi feito aqui.A trama é repleta de intrigas e o elenco de apoio consegue aparecer muito bem nos acontecimentos.>Assistido em 02 de Julho de 2019-Dou nota 7/10
    • Mabeje
      Visite Imediatamente [The Genius and the Crazy> disponível este é um bom site completo !!Assista aqui: >> BESTMOV21.BLOGSPOT.COM
    • Luiz Ant?nio N.
      A vida do professor James Murray é retratada a partir do momento em que ele começa a trabalhar na compilação de palavras para a primeira edição do Dicionário de Inglês de Oxford em meados do século 19.filme sensacional com atuação magnífica de Mel Gibson e Sean Penn mais uma história baseada em fatos reais que te surpreende por ser algo histórico e por todos os detalhes ocorridos realmente é muito bom eu recomendo🌟🌟🌟☄
    • Heitor Q
      Li bastante sobre J Murray W C Minor e os Merrett, mas nenhum texto falade uma paixao entre Eliza e Minor. sera o toque de ficcao do autor Winchester?Sabe-se onde todos os personagens estao enterrados, sabem da madrasta Judith de Minor que dava presentes aos filhos de Eliza, sabem do destinodo segundo filho que fez fortuna em Monte carlo e depois acabou na miseria. A carreira de Minor e bem documentada pois era do exercito e sabe-se que era frequentador de bordeis (Putanheiro ) e e possivel que tivesse contraido sifilis e isso foi ocultado por sua ligacao com a Igreja Congregacional??? Suspeitas vao desde esquizofrenia, neurose de guerra mas nao ha uma conclusao. Alguem sabe??
    • Heitor Q
      Alguem pode inserir bio do diretor Farhad Safinia?? O nome parece persa ( do Iran) ou parsi (descendente de iranianos na India).
    • Heitor Q
      Uma coisa brihante da vida real que o filme relata e o fato de na Inglaterra haver tolerancia a autodidatas que depois sao reconhecidos com doutorado por sua brilhante contribuicao em algum campo. O primeiro titulo doutoral de Murray foi da Escocia, so muitos anos depois veio o titulo ingles . Na Universidade (NEWCASTLE - COMPUTING LAB) em que estudei na Inglaterra havia um brilhante professor Randell ( la isso e um titulo) que nao tinha doutorado e era um lider inconteste e isso nao era so porque a Informatica e veloz e informal. isso era tradicao inglesa doutorado por experiencia, por pesquisa, alem de por curso.
    • Heitor Q
      Brilhante em todos os aspectos: Cenarios, figurinos, dramatizacao e resgate das personas de seres humanos reais, dramaticidade profunda e reflexoes sobre valores e etica, Jogos refinados de ideias com as palavras e sua riqueza semantica. Um snapshot do apogeu de uma civilizacao vitoriosa com suas tradicoes e costumes bem explorados atuando para eternizar seu idioma e tambem o sentido que as pessoas atruima as palavars atraves dos tempos de formacao do Imperio. A atuacao dos artistas e otima desde o brilhante sotaque escoces do Mel Gibson a delicada e dramatica atuacao de Natalie Dormer . Sean Penn esta bem mas talvez nao retrate o real comportamento do paciente cuja enfermidade nao e incontestavelmente reconhecida: pode ser esquizofrenia, neurose de guerra, demencia ou loucura induzida por sifilis. cada caso teria um padrao de comportamento. O diretor foi feliz em criar uma ambiente de reconstituicao historica.
    • Annamily
      . se você quiser ver -The Professor and The Madman- a melhor qualidade do site bom subtítulo completo agora. >>> FILMXSERIESBOX.BLOGSPOT.COM
    • Thiago Tyr Pamplona
      O filme é espetacular! Tudo no filme está afiado, as atuações, a música, a história incrível, a direção e o ritmo. É impressionante e inacreditável ler que este filme não é, no mínimo, muito bom... Vale cada centavo.
    • Donna Arum
      . se você quiser olhar -The Professor and The Madman- o melhor é o bom subtítulo completo do site agora. >>> FILMBEESERIES.BLOGSPOT.COM
    Mostrar comentários
    Back to Top