A Mulher Que Se Foi
    • Papo de Cinema
    • Critikat.com

O Globo

por Simone Zuccolotto

O domínio técnico e artístico de Diaz é rigoroso: direção, roteiro, fotografia em preto e branco e montagem estão sob sua gestão. A câmera fixa e a ausência de close-ups, as sequências sem pressa e com pouca luz deixam a ação para os atores, que dão movimento para além do quadro.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Hollywood Reporter

por Clarence Tsui

"A Mulher Que Se Foi" é um conto imensamente imersivo e engajante sobre uma mulher que foi julgada de maneira errada e sobre seu esforço entre o desejo de atingir reconciliação ou vingança.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Pierre Murat

Um melodrama sublime, no qual as feridas se acalmam com lágrimas e canções, e cujo desfecho, previsível e mesmo assim surpreendente, adentra repentinamente o onirismo.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineweb

por Alysson Oliveira

O realismo social da narrativa do filipino acontece em seu tempo próprio, o que não quer dizer que se trate de um filme lento – pelo contrário, há sempre algo acontecendo, a narrativa está sendo impulsionada a todo momento.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

O filme nos mergulha na crônica de personagens que não vivem, só sobrevivem. Mas, ao contrário dos cineastas que estimulam nosso voyeurismo diante da miséria, Lav Diaz não se atém somente à dor, mostra também o sonho, a fantasia, a necessidade de ser cuidado.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Screen International

por Jonathan Romney

Ocasionalmente repetitivo e surpreendemente menos digressivo que alguns de seus outros filmes, "A Mulher Que se Foi" pode não trazer Lav Diaz em seu auge, mas ainda assim é um melodrama inteligente e poderoso...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

"A Mulher Que se Foi" de Lav Diaz é um filme gigantesco e sombrio, feito de mistério e angústia, tão fechado quanto um céu noturno sem nenhuma estrela.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Guy Lodge

Tempo é um elemento elástico no cinema de Lav Diaz [...] Com uma duração de quatro horas e quarenta oito minutos, "A Mulher Que se Foi" é um filme mais contido do diretor...

A crítica completa está disponível no site Variety

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Embora transcorra em certos momentos de maneira excessivamente lenta, [...] "A Mulher Que Se Foi" sobressai, além da exuberância estética, por conta da exposição incisiva da sociedade brutalmente estratificada das Filipinas.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Critikat.com

por Josué Morel

É uma pena que o bela retrato cheio de nuances perca progressivamente a sua sutileza à medida que a personagem se aproxima de uma prostituta transgênero que, descobrimos logo, serve de substituta ao filho que ela perdeu...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com