A Rota Selvagem
    • Washington Post
    • Observatório do Cinema

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Com uma fotografia maravilhosa, traz características de um filme doce sobre um menino que encontra algo especial em um cavalo. Mas à medida em que toma turnos mais profundos e mais escuros, se torna algo especial, algo absolutamente honesto, que lhe dará um soco no estômago e tocará seu coração.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Critikat.com

por Alain Zind

A travessia de grandes espaços, como na tradição do faroeste, é transformada em errância impossível, num divertido jogo que inverte as regras do gênero.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

A jornada é de degradação física, cada vez mais para baixo. Mas não espere uma celebração do miserabilismo. Haigh fez outro grande filme, desta vez, sobre o sentido da vida na juventude.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

O percurso do garoto desvela ao mesmo tempo uma sucessão de outros abandonos representados em encontros breves com a miséria material e espiritual que se propaga debaixo dos berros da grandeza americana da era Trump.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

ScreenCrush

por Erin Oliver Whitney

É muito mais do que o típico drama do garoto e seu cavalo. O novo filme do diretor de "Weeken" é uma fábula silenciosa e melancólica sobre a pobreza, a solidão e a busca dos marginais por um pouco de conforto.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Guardian

por Peter Bradshaw

As coisas são tomadas em um ritmo de caminhada, como alguém cuidadosamente conduzindo um cavalo ferido. Isso não quer dizer que não haja momentos dramáticos e violentos [...] Plummer tem uma excelente atuação: sensível, delicada e com uma qualidade impassível de um sobrevivente.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Playlist

por Jessica Kiang

Esta é uma história em que todos os sentimentos ficam contidos, gerando uma jornada incrivelmente sisuda, às vezes assombrosa sobre as dificuldades e a perda, até o limite da autodestruição.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Cécile Mury

"A Rota Selvagem", história de uma solidão infinita, torna-se uma busca ao acaso, enquanto o jovem herói parece diminuir fisicamente dentro das imagens imensas, friamente majestuosas, de uma América repleta de almas perdidas.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Ccine10

por Kadu Silva

Mesmo com esse tom mais intimista e com narrativa lenta e ainda assim muito cativante, o filme soa em muitos momentos um longa típico da “Sessão da Tarde” só que com requinte elevado pelas escolhas narrativas e do acabamento estético.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinemascope

por Bruno Tavares

De maneira eficaz, "A Rota Selvagem" possui um roteiro cíclico que enfatiza o efeito das mudanças derivadas da maturidade.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineweb

por Neusa Barbosa

O enredo transforma a aventura de Charley, entregue a si mesmo, na contramão de tudo, numa saga de perigo mas também de redescoberta dos sentimentos e dos laços possíveis. Diretor com boa mão para dramas, Haigh acerta na mosca na escolha de seu protagonista.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Collider

por Brian Formo

De repente, toda a cuidadosa construção de personagens efetuada por Haigh é abandonada. A corrida nos leva a um lugar muito menos interessante do que aquele deixado pelos personagens.

A crítica completa está disponível no site Collider

New York Times

por Manohla Dargis

Uma história de amadurecimento que se desenrola gradualmente, “A Rota Selvagem”, acontece no que o escritor Michael Harrington chamou de “a terra invisível” dos pobres, uma realidade muito pouco vista nos filmes americanos. [...] É um filme muito bom que não parei de pensar desde que o vi.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

As histórias de amadurecimento ganham uma atualização sociologicamente rica, mas dramaticamente problemática em “A Rota Selvagem”, sobre um adolescente obcecado pela ideia de uma família ideal.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O protagonista passa a ser visto em sua quase completa solidão, condição que amplifica a dramaticidade da conjuntura. Em diversos instantes há um flerte incômodo com o piegas, contradição contraproducente, especialmente se levarmos em conta as minúcias sobressalentes até ali.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Plano Crítico

por Luiz Santiago

A força de Charley é imensa e a interpretação de Plummer fortalece essa impressão que temos. Ele entende e até deixa vir à tona as suas fraquezas, os seus medos, mas nunca se deixa vencer.

A crítica completa está disponível no site Plano Crítico

Screen International

por Wendy Ide

Encontros ao longo do caminho com pessoas na periferia da sociedade são satisfatoriamente desenvolvidas. Mas é no trabalho de câmera mais íntimo que encontramos o coração do filme: no perfil desolador e esperançoso de Charlie.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por David Rooney

É uma história contada com naturalismo irrepreensível e sem um grão de sentimentalismo, impulsionada por uma atuação notável de Charlie Plummer, interiorizada e emocionalmente crua [...] Um dos pontos fortes do filme são suas pequenas janelas para a necessidade humana e bondade.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

Não é um filme infantil ou uma história inspiradora sobre amadurecimento, é um vislumbre sério de como é estar completamente sozinho no mundo aos 15 anos. A abordagem de Haigh é totalmente contra-intuitiva, pedindo-nos para nos identificarmos com o jovem, mesmo que tenha obstáculos para tal conexão.

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Michael O'Sullivan

A atuação de Plummer é uma revelação. [...] “A Rota Selvagem” é sobre a busca por família. Mas "família" não significa apenas as pessoas que cuidam de você. Como se torna tragicamente claro, no final do filme, a família também se refere àqueles com quem ansiamos cuidar - a quem amamos - se pudermos.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Observatório do Cinema

por Aléxis Perri

Nas extensas duas horas de duração, dá para se aproveitar bem a primeira parte, certamente a melhor do longa. Porém, já na parte do meio, onde vemos Charley ao lado do cavalo, a dinâmica cai um pouco, terminando em uma resolução previsível e afrouxada.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema