Sem Amor
    • Observatório do Cinema
    • Folha de São Paulo

The Guardian

por Peter Bradshaw

"Sem Amor" é uma história árida, misteriosa e aterrorizante de catástrofe espiritual. Um drama com a forma ostensiva de um suspense policial. Ele possui uma intensidade hipnótica e uma ambiguidade insuportável mantida até o final.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Playlist

por Jessica Kiang

Nada tinha nos preparado para o desespero apocalíptico de "Sem Amor", talvez o filme mais brilhante e profundamente pessimista [do diretor] até hoje, baseado em uma direção tão inteligente e habilidosa que também gera seu filme mais convincente.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Pierre Murat

É evidentemente Ingmar Bergman que "Sem Amor" evoca. A mesma ferocidade. A mesma constatação diante do desaparecimento da transcendência humana: os seres observados aqui parecem ter perdido toda a alma, sem as quais eles erram, raivosos, para sempre solitários, como sombras perturbadas.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineplayers

por Marcelo Leme

"Sem Amor" é admirável em diferentes níveis. Em como usa de várias funções narrativas para contar sua história. Em como é cuidadoso tecnicamente e se apropria de cada um de seus extraordinários quadros para dizer algo.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Ccine10

por Davi Gonçalves

Há uma atmosfera de melancolia que permeia a história, muito acentuada pela excepcional fotografia da fita. Os frames de abertura são um prenúncio do que está por vir: a frieza da paisagem russa é estendida na relação de suas personagens e também nos seus sentimentos (ou na falta deles).

A crítica completa está disponível no site Ccine10

CineClick

por Daniel Reininger

"Sem Amor" é um filme pesado e cheio de alegorias para abordar problemas centrais na sociedade russa, mas possui elementos que podem ser reconhecidos por praticamente qualquer sociedade ocidental também.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

"Sem Amor" Loveless faz um comentário certeiro sobre a necessidade contemporânea de pintar um retrato idílico da própria existência nas redes sociais mesmo quando a realidade encontra-se em total desarranjo.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Raphael Camacho

Com belíssimas cenas de fundo e uma atmosfera melancólica que se envolve intensamente em pontos importantes, "Sem Amor" é um retrato humano, que assusta mas acontece, das imperfeições na roda familiar.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Preview

por Vitor Búrigo

Com uma narrativa inquieta, Zvyagintsev retrata essa fria relação familiar com um silêncio perturbador que intimida o espectador. Ainda que a busca pelo filho seja o destaque da trama, o diretor consegue inserir como pano de fundo a situação atual da Rússia.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Dan Fainaru

Spivak e Rozin intepretam o casal disfuncional ao extremo, mas cada um de um modo - ela é muito mais dura, ele é mais contido. Os dois representam perfeitamente o espírito de uma geração preocupada demais com suas necessidades pessoais para pensar nos outros.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Leslie Felperin

O diretor russo Andrey Zvyagintsev demonstra mais uma vez o seu talento notável para criar microcosmos dramáticos perfeitos para ilustrar as patologias enraizadas na sociedade russa.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Owen Gleiberman

"Sem Amor" foi feito com a mesma força e estilo voluntariamente social-realista hitchcockiano que lembra alguns dos filmes mais celebrados da nova onda romena.

A crítica completa está disponível no site Variety

Critikat.com

por Axel Scoffier

"Sem Amor" se destaca, apesar de seu caráter um tanto esquemático, pela coerência e pela força da direção. [...] A principal crítica que se pode fazer ao filme é o fato de se importar, afinal, tão pouco com a criança quanto seus pais egoístas.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

"Sem Amor" assume um lugar confortável, que aponta o dedo, que mexe na ferida, mas distancia-se de qualquer possibilidade de almejar sentir aquilo que seus personagens sentem.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Zvyagintsev continua desfilando suas citações de cineastas adorados: Andrei Tarkóvski e Sergei Paradjanov, principalmente. [...] Mas parece não entender o que é caro a esses dois cineastas: a tentativa de penetrar a alma humana para compreendê-la.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo