O Animal Cordial
    • Papo de Cinema
    • Cineweb

Estado de São Paulo

por Rodrigo Fonseca

Um carnegão que eleva aos céus uma mulher – a harpia Luciana Paes – e joga aos porões do machismo instaurado um burguês clássico – Murilo Benício, em seu melhor momento nas telas. Mais atual do que isso, não sei dizer o que seria. Nem mais político.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Mário Abbade

É a busca por entreter o público com um filme tenso que torna “O Animal Cordial” uma pequena obra-prima. A diretora e roteirista Gabriela Amaral Almeida [...], ao longo da narrativa, acrescenta vários temas essenciais da realidade brasileira.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Leandro Lima

Gabriela Amaral de Almeida – primeira mulher a dirigir um filme do gênero terror no Brasil – consegue discutir sutilmente as relações entre ricos x pobres, homens x mulheres, brancos x negros passando pelo estupro, diversidade sexual e homofobia tendo como pano de fundo a mais pura violência.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

CineClick

por Juliana Varella

O filme é um clássico drama de ambiente único, em que um grupo de pessoas ficam confinadas num espaço e vão, aos poucos, despindo-se de sua boa educação. Aqui, não demora para que a selvageria completa se revele.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinepop

por Julie Nunes

Seu elenco é eloquente ao dar ímpeto aos seus personagens de forma que se torna quase injusto destacar somente seus protagonistas. Aqui, o filme merece ênfase para a exatidão criada por Camila Morgado e o sempre memorável trabalho de Irandhir Santos...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Gabriela Almeida Amaral dispensa essas convenções. Em vez disso, lança o espectador em uma espécie de microcosmo onde as máscaras caem ao mesmo tempo em que se desenha a tragédia.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Marcelo Hessel

Se Almeida domina suas referências e sabe retrabalhá-las, ao mesmo tempo "O Animal Cordial" parece muito consciente das regras dos gêneros a que se alinha.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Gabriela Amaral Almeida sabe bem o que fazer com as peças que junta, e se o resultado do quadro que desenha não é para todos os estômagos, ao menos não desaponta aqueles dispostos a tal mergulho.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

Não é filme para embalar o sono dos justos nem para atender a suscetibilidades intensas, já que são inúmeras as cenas de sangue. E a diretora mostra que veio ocupar um espaço numa nova geração de diretoras que explora gêneros que não eram até aqui considerados coisa de mocinha.

A crítica completa está disponível no site Cineweb