João, o Maestro
    • Papo de Cinema
    • Veja

O Globo

por Mário Abbade

Como a história do maestro é pontilhada por adversidades dramáticas por si só, o diretor opta por não carregar no melodrama, fugindo com habilidade de cair na pieguice. Tecnicamente, Mauro Lima também é bem-sucedido ao escolher uma linguagem sóbria

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Produzido pelo lendário Luis Carlos Barreto, o filme é uma belíssima e delicada biografia, que foi dirigida por Mario Lima, que conhecíamos mais por histórias policiais eficientes sobre drogados (como "Meu Nome Não é Johnny", "Tim Maia")

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineweb

por Alysson Oliveira

"João, O Maestro" padece de um mal que atacas as cinebiografias – especialmente as brasileiras – de querer dar conta de uma vida e obra inteiras. Recorte talvez seja a palavra-chave para esse tipo de filme. Falta fazer a opção por um momento.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinemação

por Daniel Cury

“João, O Maestro” tenta explicar muito ao espectador todos os problemas de saúde que atingiram João Carlos, mas poucas vezes nos passa a real sensação de sofrimento, trazendo os momentos de sua vida apenas como episódios isolados, e nunca como relações causais.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

A ilusão biográfica, contudo, consiste na crença de que, ao reconstituir uma vida, não apagamos, ao mesmo tempo, a existência, o que a torna única e exemplar a outros.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Ao realizador parece mais importante a abrangência, nem que para isso seja preciso penhorar a organicidade das experiências de João, tratando quase tudo com um viés melodramático próximo ao das telenovelas.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Com impecável recriação de época e passagens filmadas com paixão, o filme ainda traz três ótimos atores revezando-se no papel principal: Davi Campolongo, Rodrigo Pandolfo e Alexandre Nero.

A crítica completa está disponível no site Veja