Imagens do Estado Novo 1937-45
    • O Globo
    • Papo de Cinema

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

O filme tem cerca de 4 horas. Não se intimide. As imagens são belíssimas, reveladoras, e a montagem, brilhante. [...] "Imagens do Estado Novo 1937-45" também é, e sobre o uso que se pode fazer do cinema.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Escorel diminui os riscos de incompreensão (ou má compreensão) de seu trabalho e insere a crítica, num duelo entre palavras e imagens, estratégia usada nos documentários do cinema novo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Cineweb

por Neusa Barbosa

Num tempo em que o poder midiático se afirma como nunca como arma política, mais do que nunca é preciso mergulhar em trabalhos como este documentário, que elege a racionalidade como sua ferramenta preferencial, escavando o que se esconde abaixo da superfície.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Sérgio Rizzo

Escorel não se restringe, contudo, a somente explorar material que se relacione diretamente à figura de Vargas (como trechos de seu diário). Episódios importantes do período são explorados com riqueza de imagens e detalhes.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

Marcado por concepção algo convencional — tom informativo, disposição cronológica dos eventos, narração linear a cargo de Escorel —, esse documentário, porém, não resulta num mero enfileiramento didático de vasto material.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Embora o longa-metragem tenha uma inclinação didático-pedagógica, e que, logo, tenda a soar demasiadamente burocrático àqueles que privilegiam a inventividade, ele é uma peça necessária, justamente pela radiografia ampla que consegue realizar.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema