O Homem que Matou John Wayne
    • Observatório do Cinema
    • Folha de São Paulo

Cineweb

por Neusa Barbosa

"O Homem que Matou John Wayne" salienta, de forma singular, a prosa sofisticada de Ruy, de quem se escutam alguns poemas, além de sua própria verve hipnótica, para rejeitar o que ele chama de “cinema de causa e efeito”.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

Oliveira e Laet costuram suas falas com cenas marcantes dos clássicos do diretor, fazendo qualquer cinéfilo ficar com vontade de revisitar sua carreira. Quando não ilustram dessa forma, uma espécie de alterego do homenageado surge em tela...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O filme é uma meditação, ainda que incompleta, sobre a vida e a obra de um dos nossos grandes autores. O título refere-se a uma anedota privada de Ruy, mix de realidade e fantasia, que explicita seus sentimentos em relação aos poderosos do mundo.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

Sem medo de errar, Ruy Guerra assegura não acreditar na neutralidade do documentário ou da imagem, a seu ver, um trampolim para revelar justamente o que não mostra. Há também uma encenação performática, não muito clara.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Vítor Guimarães

"O Homem que Matou John Wayne" às vezes se arrasta. Podendo parecer perdido em algumas intervenções imagéticas que muitas vezes surgem confusas, ele encontra um norte nas declarações de Ruy Guerra e apresenta valorosos conselhos.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Folha de São Paulo

por Sérgio Rizzo

Comparado ao impressionante volume de informações no livro, o filme adquire caráter de leve (e afetuoso) sobrevoo executado por pessoas próximas.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo