Na Mira do Atirador
    • Collider
    • The Hollywood Reporter

O Globo

por Mário Abbade

É um jogo de gato e rato com reviravoltas e um importante comentário político que explica por que os EUA sempre saem derrotados, mesmo quando acreditam serem vencedores, dos conflitos em que se metem.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Ricardo Matsumoto

Um excelente thriller psicológico com apenas três atores, uma boa história e um único cenário. [...] Surpreende ao mostrar a tensão de uma dupla de soldados do exército americano ao enfrentar um atirador de elite iraquiano.

A crítica completa está disponível no site Preview

Télérama

por Pierre-Julien Marest

"Na Mira do Atirador" é um filme brutal, uma desconstrução radical do mito do herói. [...] Doug Liman se revolta ao desenvolver esta descrição cáustica do conflito iraquiano.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Ccine10

por Davi Gonçalves

Há um excesso de didatismo na condução do protagonista [...]. Entretanto, ao fugir do “lugar comum” dos filmes de guerra, "Na Mira do Atirador" se destaca por sua capacidade de sufocar e entreter o espectador sem recorrer a extensas sequências de combate

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Observatório do Cinema

por Juca Claudino

Há um quê autoral e expressivo nos cortes e nos enquadramentos que desmente a rapidez poluída e exagerada com a qual a Hollywood ultimamente vem editando seus filmes [...] Os tópicos que, talvez, debilitam "Na Mira do Atirador" estão mais no roteiro.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Boston Globe

por Tom Russo

O diretor Doug Liman eventualmente nos dá uma chance de respirar, e ela é definitivamente ousada - mas também parece ir na contramão com a atmosfera sangrenta e autêntica que o filme luta tanto para construir.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Este é um filme de monstros disfarçado de filme de guerra [...] "Na Mira do Atirador" é um suspense de caça que coloca um soldado estadunidense machucado contra um atirador iraquiano incógnito.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cineweb

por Alysson Oliveira

Os diálogos são bem escritos – embora algumas coisas do filme são um tanto forçadas, como o rádio que funciona apenas quando interessa ao roteiro – e seguram a trama, mas quem se destaca mesmo é Taylor-Johnson que, na maior parte do tempo, é a única pessoa em cena.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

New York Times

por Jeanette Catsoulis

Combine dois soldados estadunidenses com uma pilha de pedras, a voz de um atirador e uma grande quantidade de areia e você terá quase "Na Mira do Atirador" em sua totalidade, um suspense comprimido de Doug Liman que é mais um duelo psicológico do que um filme de guerra tradicional.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Omelete

por Camila Sousa

O grande destaque do longa é Taylor-Johnson, que fica com a responsabilidade de passar ao público toda a tensão dessa situação, e faz isso muito bem. Sozinho no meio do nada e enfrentando a iminência da morte, ele demonstra claramente toda a fragilidade de seu personagem.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

O longa não escapa de momentos de exagero e soluções pouco plausíveis [...] A principal virtude de "Na Mira do Atirador" está na encenação de Liman. Com apurado senso espacial e um design de som preciso, o diretor extrai o máximo da ambientação limitada.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O arrojo do filme é justamente ter um espaço fechado, com apenas dois atores, no que poderia se tornar aborrecido e banal. Por isso mesmo não tem mais que 80 minutos. Não tem conversa mole é ação de pura adrenalina, sempre lutando para manter o suspense.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Tim Grierson

Um exercício eficiente, ainda que um tanto quanto artificial, de suspense, "Na Mira do Atirador" deve muito à performance crua e enérgica de Aaron Taylor-Johnson...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Playlist

por Will Ashton

Armado com performances enérgicas, uma ótima fotografia e uma direção excepcionalmente bem-calibrada, "Na Mira do Atirador" é uma marcha fúnebre assombrosa e empolgante, uma que não é original mas que também não é fácil de ser esquecida.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Peter Debruge

Na grande maioria dos filmes de guerra, o combate é um espetáculo de força onde o lado mais forte vence [...] Mas em "Na Mira do Atirador", a guerra é como um jogo de xadrez...

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Michael O'Sullivan

O filme, por sua vez, é bastante inteligente, levantando questões sobre o propósito deste conflito em particular, mas também sobre todas as guerras em geral.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Collider

por Brian Formo

Como um exercício de cinema em pequena escala, Doug Liman utiliza um trabalho de câmera compacto para fazer cada canto do cenário de "Na Mira do Atirador" ser sentido [...] Mas o diretor nunca faz com que a história ou seus atores se aprofundem no terror psicológico da situação.

A crítica completa está disponível no site Collider

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Excetuando o realismo gráfico do que as trocas de tiros e as feridas sangrentas, este relato de dois soldados estadunidenses presos no deserto por um atirador iraquiano tem menos as dimensões de um filme do que as de um drama teatral microscópico...

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter