A Serpente
    • Papo de Cinema
    • Carmattos

Cineweb

por Neusa Barbosa

A potência da palavra de Nelson Rodrigues ganha uma vida toda própria na precisa atuação destes atores. [...] O que celebra, afinal, "A Serpente", senão a potência avassaladora das paixões, contidas artificialmente nas barragens das convenções, moralismos, religiões e preconceitos?

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

A direção dos atores de certa forma compensa o errático da cenografia. À tragédia de Nelson, Jura Capela acrescenta outra, fantástica: a de um homem que se apaixona por uma mulher e, depois, pelo seu duplo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

Capela opta por soluções algo evidentes no modo de realçar o contraste entre as irmãs, definidas como faces contrárias de uma mesma mulher. A oposição é sublinhada no tom da interpretação e na caracterização visual.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

É evidente a busca pela plasticidade em "A Serpente", não somente no que concerne à beleza. A despeito da curta duração dos capítulos, a encenação privilegia planos longos, também por meio deles mantendo íntegros os elos com o teatro.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

"A Serpente" é mais um teste para a permanência e a resistência da obra do nosso maior dramaturgo. Resta o prazer de reencontrá-lo debaixo das camadas de significação e dos tratamentos às vezes exasperados com que se pretende renová-lo.

A crítica completa está disponível no site Carmattos