Berenice Procura
    • Rubens Ewald
    • Veja

Ccine10

por Emílio Faustino

Como se não bastasse uma história bem contada e um desenvolvimento bem feito, o filme ainda reserva um final surpreendente e uma mensagem poderosa, que obviamente não iremos contar para não estragar com a experiência de vocês.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Observatório do Cinema

por Leandro Lima

Do começo ao fim o espectador fica paralisado com os diálogos, e também com o silêncio presente em algumas cenas. Perturbador, excitante, questionador, essencial, provocante.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Cineplayers

por Bernardo D.I. Brum

"Berenice Procura" é uma obra que, quer agrade ou não, merece ser assistida pelo tanto que tenta reformular o gênero e adaptá-lo de uma fórmula que “fale português”, apele aos nossos problemas e valorize uma certa queda nossa ao passional e ao dramático, ao exagero na música, nos afetos, na violência.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Papo de Cinema

por Robledo Milani

O resultado, como se verifica ao final, não é isento de um ou outro tropeço. Mas até lá são tantos os acertos que, mesmo diante de inevitáveis deslizes, o saldo é positivo, tanto quanto entretenimento como enquanto reflexo de uma realidade que não pode ser mais ignorada.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cinepop

por Pablo Bazarello

Os percalços definitivamente não tiram os méritos do longa, uma boa investida no cinema de gênero nacional. Fiterman imprime bom ritmo ao longa, exibindo domínio da narrativa. [...] Mas é com Abreu e Sampaio que "Berenice Procura" pulsa com vida e energia.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

O longa [...] propõe interessante abordagem de gêneros – e uma discussão sobre famílias ‘normais’ e ‘disfuncionais’ no mundo moderno. O elenco segura firme a intensidade do drama e a trans Valentina Sampaio impressiona pela feminilidade sem afetação.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por A redação

Perdem-se camadas de sutileza na transposição da literatura para o cinema, o que não impede o filme de manter o suspense até o fim e de atrair a curiosidade do espectador pelo destino dos personagens centrais.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

“Berenice Procura” realça, de maneira oportuna, configurações familiares distantes do modelo tradicional. Apesar do dispensável excesso visual [...], que soa mais como cacoete do que como proposta de linguagem, o filme prende a atenção do espectador.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Henrique Haddefinir

O grande problema, contudo, é que depois de apenas flertar com tantos gêneros," Berenice Procura" termine frustrando o espectador com uma série de pontas soltas, que o final precoce não resolve com a justificativa de ser apenas “lindo”.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Cineweb

por Alysson Oliveira

Berenice, involuntariamente e sem saber, tem a resolução debaixo do nariz, o que transforma o filme em algo frustrante quando acaba, de maneira um tanto abrupta.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Somente no segundo ato é que começa a ficar tudo mais claro tanto que a resolução do crime acaba sendo evidente demais. E também ao mesmo tempo parece apressado para liquidar uma situação que em antigos filmes italianos e europeus já foram exploradas. Mas deve haver público para este projeto.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

As intenções em prol à causa GLBT são dignas, mas o resultado patina numa adaptação frouxa. Há vários temas para serem explorados, mas o roteiro apenas pincela assuntos relevantes passando a sensação de um drama policial pouco focado.

A crítica completa está disponível no site Veja