Veludo Azul
    Você assistiu Veludo Azul ?

Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 30 de janeiro de 2013
    Adentrar no universo de Lynch é mergulhar em um mundo de possibilidades inusitadas e oníricas. Em geral, quando vemos um filme de Lynch sentimos que estamos sonhando, ou melhor dizendo, que somos o protagonista de um pesadelo. É possível estabelecer alguns paralelos entre sua obra e a do célebre espanhol Luis Buñuel, de "A bela da tarde" e "Esse obscuro objeto do desejo", no que diz respeito ao surrealismo. Por meio do bizarro, do grotesco, do surreal, Lynch nos fazer mergulhar no mais real da vida cotidiana: brutal, inflexível, violenta , sem concessões. O cinema comercial tenta nos fazer acreditar que as mulheres acordam belas e que de um minuto para o outro , encontra-se a felicidade embalada em um pepel cor-de rosa. No cinema comercial as pessoas não transpiram; não cheiram mal; são sempre sensuais, mesmo com uma perna baleada e no meio de uma perseguição policial. Na verdade os filmes comerciais deveriam ser considerados surreais, pois são eles que realmente maquiam a realidade e fazem as pessoas e as coisas parecerem mais bonitas, glamourosas e simples do que são. "Veludo azul" mostra o submundo, que infelizmente faz parte da realidade. Muitas pessoas , infelizmente , vivem no submundo, se drogando, agredindo fisicamente e emocionalmente , sendo agredidas, cometendo crimes para sobreviver ou simplesmente por sadismo.Porém, o que encanta em "Veludo azul" não são as cenas de violência. Pelo contrário. É extremamente comovente perceber que mesmo nos ambientes mais hostis e brutais , o amor floresce ; a solidariedade existe e o desejo e a piedade brotam com sinceridade. Merece destaque a cena em que a personagem de Isabella Rossellini canta "Blue Velvet" em uma boate e é observada pelo personagem de Kyle MacLachlan , que a olha simplesmente fascinado. Talvez , o desejo seja simples assim; sem discursos ; sem beijos aplaudidos por plateias de desconhecidos em aeroportos ou qualquer outro ambiente público. Talvez o mais verdadeiro desejo só possa ser sentido e expressado na intimidade e no silêncio.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 7 de setembro de 2016
    “Veludo Azul” é um filme dos anos oitenta, com todas as características desta década, musicas pops, cenas meio videoclipe, roupas características, fotografia cinzenta... Mas é um filme que também tem a cara do Lynch, e o que ele quer lhe falar é muito simples: Nada é perfeito. A película começa mostrando um bairro lindo e perfeito numa cidade suburbana dos estados unidos, e depois a câmera mostra um formigueiro, fazendo essa analogia a perfeição, que ao longo do filme é muito mais aprofundada, repleto de cenas que nos fazem questionar a sanidade daquilo que está sendo mostrado, Lynch nos desafia a entender um mistério que envolve policiais, maníacos sexuais, psicopatas, traficantes e malucos, o filme não tem qualquer misterio, até porque na metade do filme você já entende o “mistério”, mas mesmo assim você quer continuar assistindo o filme porque você se questiona o porque isso acontece, o roteiro é brilhante, com doses de suspense, comedia e romance, já nos detalhes técnicos eu não tenho muito o que falar, pois como eu já disse anteriormente, é um típico filme dos anos 80, nada é muito bom ou muito notável, mais agrada demais o telespectador, as atuações são boas, nada de genial. Bom, o filme é ótimo, um dos meus favoritos do Lynch, e vale muito apena dá uma conferida.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 10 de março de 2020
    A sinopse é bem interessante,mas o filme é super lento(2 horas)e fica meio chatinho depois de certo tempo. Uma palhaçada o negócio da cerveja!A música é chata(não gostei nem um pouco),o vilão estranho demais,as coisas acontecem muito favoravelmente para o protagonista(que era um gatinho,na época)e parecem não fazer sentido e dá a impressão de ser clichê,mas na verdade é arte,surrealismo puro e vendo desse modo é agradável.
    Marcel Aoki
    Marcel Aoki

Enviada em 9 de julho de 2021
    Primeiro escreverei sobre o escritor Truman Capote.

Sinceramente nunca li nada dele e nem tenho interesse. O seu único sucesso foi justamente o livro 'A sangue frio", que o filme conta como foi a ideia, o caso criminal, o julgamento e o processo de trabalho para escrever a obra.

Capote inovou e criou um novo estilo literário e esse foi o seu mérito.

Fora isso, o seu romance homônimo serviu para o filme de imenso sucesso e que virou um clássico "Bonequinha de luxo". Li que foi levemente baseado e que existem grandes diferenças.

Capote viveu disso e nunca mais escreveu algo de importante.

A sua personalidade foi retratada com fidelidade no longa metragem, pelo menos o tempo no qual se passa a história.

Um sujeito extremamente sensível, egoísta, interesseiro, mentiroso, ardiloso e egocêntrico ao extremo.

O roteiro é bem escrito, o foco é em Capote e o finado e grande ator Phillip S. Hoffman, consegue representar o tom de voz e expressão corporal do escritor.

Sim, existem outros atores, todos ofuscados por Phillip.

Venceu o oscar de melhor ator e o globo de ouro.

Disponível na Amazon Prime

Enviada em 2 de dezembro de 2016
    Ótimo filme de um grande diretor chamado David Linch! Um roteiro inteligente, só não é obra prima, pois o elenco peca um pouco nas atuações, como o protagonista poderia ter sido um tom Cruise ou Keene Reves sendo atores em assessão que poderia brilhar mais, mas Laura Derm se destaca em uma ótima atuação! Veludo azul é um grande filme dos anos 80!
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 9 de abril de 2020
    Uma Obra Para ser analisada,Veludo Azul (Quarto Filme de David Lynch),acompanha uma estranha história do neo noir que é estranha por momentos mas que possui nessa estranheza uma metáfora para questões como amadurecimento.Depois do terrível fracasso "Dune" David Lynch volta em boa forma com um filme aparentemente apenas de suspense/mistério,onde acompanha o jovem Jeffrey que está de volta a sua pacata cidade,certo dia ele encontra uma orelha e entrega para o seu vizinho George que é policial.Mas Jeffrey começa a investigar o caso por conta própria e com a ajuda de Sandy filha de George ele descobre que essa orelha está relacionado com a cantora de cabaré Dorothy.Logo na primeira cena vemos uma cidade pacata cheia de vida com cores vibrantes,mas logo temos planos onde mostra um senhor desmaiando e um plano de besouros comendo algo dentro do Jardim.Essa com certeza é uma metáfora usada por Lynch para representar a beleza e a natureza feliz das coisas e mostrar a escuridão que mesmo de dia está presente no cotidiano.A história segue o jovem Jeffrey e sua perigosa caçada pelo paradeiro dessa orelha,nesse processo Lynch coloca no roteiro exagerados elementos de curiosidade e estranheza no personagem e na sua descoberta.Chega a ser difícil classificar onde o filme quais chegar,mas como se trata de um filme do Lynch devemos procurar olhar as entrelinhas do roteiro,seus personagens e seus diálogos.Temos elementos de voyeurismo e um certo distúrbio sexual doentio do personagem "Frank",a maneira que a "Dorothy" age também é estranha e todos fazem parte desse mundo,"Um Mundo Louco".Aliás a frase é dita por Sandy no fim do filme,o que dá a entender que o filme é propositalmente diferente e cheio de personagens doentios,afinal vivemos em "Um Mundo Louco".As atuações do filme são boas,temos a jovem Laura Dern que passa uma doçura a sua personagem,o Kyle MacLachlan é um garoto curioso pelo caso por mais que esteja em meio a uma intriga perigosa e as excentricidades sexuais e doentias do Dennis Hopper e da Isabella Rossellini.Blue Velvet é um filme charmoso,com boas atuações e um roteiro muito mais enigmático do que parece,tem uma excelente direção é traz de volta o bom e velho David Lynch.
    Khemerson M.
    Khemerson M.

Enviada em 29 de dezembro de 2014
    A primeira cena de Veludo Azul é emblemática quanto à narrativa que quer contar. Abrindo o filme com um imenso tecido de veludo azul tomando a tela enquanto passam os créditos iniciais, a câmera vai se aproximando aos poucos até o momento em que uma sutil elipse revela um imenso céu azul, com flores coloridas em primeiro plano, penduradas em cercas de típicas casas suburbanas americanas, sugerindo um bucolismo e uma normalidade que é posto em xeque no momento em que um sujeito passa mal enquanto rega seu jardim. Nesse instante, a câmera de Frederick Elmes mergulha no gramado e nos revela que abaixo de todo aquele verde, besouros em plano-detalhe cavam ferozmente a terra, numa sugestão eficaz de que, por baixo de toda aquela normalidade reside o caos e o perigo, prestes a vir à tona... (LEIA O RESTANTE DO TEXTO NO LINK ABAIXO!)
    Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 2 de outubro de 2013
    Filmaço, dirigido brilhantemente pelo Lynch, que, tenho certeza, cuidou da montagem pessoalmente e com rédeas curtas, Veludo Azul se torna notável não só por sua história e o desenvolvimento sempre calcado em cima de um suspense irresistível, mas também num elenco formidável. O trabalho de interpretação aqui é exemplar, de Rosselini a Laura Dern, todos estão muito bem e convencem perfeitamente em seus papeis. Passando, inclusive, por um Dennis Hopper possuído (um das melhores atuações de sua carreira inclusive), que foi indicado ao Oscar pelo filme errado naquele ano. A primeira cena de Jeffrey no armário é tão tensa, quanto bizarra e sensual. Aquela atmosfera Lynchiana que o cineasta sabe criar TÃO bem. Imperdível pra quem gosta do diretor.
    Alvaro S.
    Alvaro S.

Enviada em 10 de dezembro de 2015
    Há quase 30 anos estreou nos cinemas este clássico Cult do diretor David Lynch.
    Este é aquele famoso filme da orelha humana decepada. Isso mesmo, não espere muito lógica, e mais, não se preocupe em entender as esquisitices da direção, elas são intencionais e não para serem compreendidas.
    Nem por isso deixa de ser sedutor e atraente. É uma característica do Lynch criar universos surreais e subversivos.
    Pode ser considerado um filme para cinéfilos, mas minha opinião é que todos devem assistir.
    Curiosidade. O diretor foi indicado ao Oscar de Melhor Direção por este filme.
    Nota do público: 7.8 (IMDB)
    Nota dos críticos: 93%(Rotten Tomatoes)
    Bilheterias
    EUA - $8,5 milhões
    Acesse o blog 365filmesem365dias.com.br para ler sobre outros filmes.
    Mateus F.
    Mateus F.

Enviada em 19 de setembro de 2013
    Aliás, que críticos toscos possui esse site sobre cinema, certo? Parece que já vi mais filmes que todos eles juntos e multiplicado ao dobro. Ahhh, o universo onírico e bizarro de David Lynch. O homem dos mistérios e das imagens surrealistas e personagens tão bizarros quanto só ele sabe fazer. O filme como um todo é cheio de metáforas e imagens transgressoras - logo de início vemos uma cidade tosca, mas tão tosca que fica evidente que é supérflua e ingênua. Mas, por mais calmo e lindo que as coisas possam parecer, há sempre uma "sujeirinha" por baixo. Assim como, por mais poluído que algo possa ser, ele definitivamente terá algo bom escondido (talvez isso sirva para a humanidade).