Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Torquato Neto - Todas as Horas do Fim
    Nota média
    3,9
    8 publicações
    • Cinemascope
    • Papo de Cinema
    • Cineweb
    • Estado de São Paulo
    • O Globo
    • Zero Hora
    • Diário de Pernambuco
    • Veja

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    8 críticas da imprensa

    Cinemascope

    por Vinícius Gonçalves

    O documentário dirigido por Eduardo Ades e Marcus Fernando é um filme que convoca perguntas do passado, atualizando-as de um modo extraordinário na medida em que pensa essas questões visando uma reflexão contemporânea...

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    Papo de Cinema

    por Bianca Zasso

    A montagem inteligente de João Felipe Freitas, o roteiro poético pautado pelos temas caros ao personagem e o respeito com o qual é tratado a partida tão prematura de Torquato fazem deste um documentário que precisa ser visto em tempos sombrios como os que estamos vivendo...

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    Um bom recurso para reviver a poesia densa de Torquato é apresentá-la, no filme, pela voz do ator Jesuíta Barbosa, que injeta energia e foge da solenidade ao dizer seus versos, assim como trechos de diários e colunas de jornal, traduzindo uma verve profunda, apaixonada e desesperada.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Estado de São Paulo

    por Luiz Carlos Merten

    Só um ator para colocar tudo isso na tela: Jesuíta Barbosa. [...] O importante é que, atravessado pela morte – o suicídio é referido de cara –, o filme foi feito para celebrar a vida. É muito bom.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    O Globo

    por A redação

    Um filme de estrutura singular, qualidade perceptível na inclusão de cenas de produções emblemáticas como recurso dramatúrgico, na estética gasta das imagens e nos depoimentos em off.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Zero Hora

    por Fernanda Grabauska

    Se o filme esbarra na falta de registros mais formais (há apenas um áudio da voz de Torquato, fragmentado ao longo dos 80 minutos de narrativa), apresenta de forma sensível a atuação artística e a eterna insatisfação do piauiense.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Diário de Pernambuco

    por Redação

    O filme traz momentos múltiplos de Torquato, desde a indisposição com a mãe (pela letra de Mamãe, coragem), a intenção firme de ele promover poesia para além do aparato dos livros, as marcas da "severinidade" e a habilidosa relação com a paternidade — Thiago Nunes, o filho, aponta "pessoas" diferentes no pai.

    A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    Para fugir do formato tradicional, os diretores usam a voz em off dos entrevistados sobrepostas em rápidas imagens dos mesmos. A maneirice, porém, não tira o brilho e a importância histórica do documentário, que faz um registro polpudo do poeta e compositor piauiense.

    A crítica completa está disponível no site Veja
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    Back to Top