Os Fantasmas de Ismael
    • Veja
    • Ccine10

Télérama

por Louis Guichard

Os diálogos paroxísticos, maravilhosos, nos quais se enuncia a verdade das existências, lembram Ingmar Bergman, é claro, com alguns monólogos diante da câmera. Bergman, Truffaut, Hitchcock [...]: os mestres de Arnaud Desplechin retornam mais uma vez, como fantasmas de outros gêneros.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineweb

por Alysson Oliveira

Mesmo com uma colcha de retalhos de referencias e citações [...], os filmes de Desplechin se recusam a ser pastiches. São apropriações e releituras. Há algo de "Um Corpo que Cai", aqui, da mulher que volta dos mortos...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

New York Times

por Glenn Kenny

Mathieu Amalric, que tem sido um dos principais protagonistas da Desplechin desde os anos 90, é sempre um adepto do equilíbrio entre a histeria e o hilário. Laszlo Szabo é magistral, mas também consegue transmitir a maneira como homens heróicos podem ser ridículos.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Lisa Nesselson

Desplechin adora espelhos e reflexos. Sua câmera, repleta de zoom in e zoom out feitos a partir de dollies, foca nos rostos dos personagens até que encham a tela. Seu elenco exala as doses certas de emoção, não importa de onde a câmera observa.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

[...] uma narrativa que não é necessariamente compreensível como um item independente, mas que tem grande prazer em brincar com todas as obsessões, temas e estilos do diretor-roteirista.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Eli Fine

Cotillard e Gainsbourg estão, sem surpresas, excelentes. A última traz excentricidade a um papel estranhamente pequeno; a primeira se apaixona pela imagem de Ismael, um fato notável considerando que ele é um tanto intolerável.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

O Globo

por Mário Abbade

Os iniciados na obra do diretor vão se divertir inclusive com a forma pela qual as referências a seus filmes vão surgindo [...]. E, para quem não está familiarizado com o universo de Desplechin, é uma boa oportunidade de conhecer seu estilo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Variety

por Peter Debruge

Sem o benefício de ter visto o corte de mais de 134 minutos do diretor, uma leitura caridosa sugere que Desplechin está determinado a desafiar a linguagem convencional do cinema, servindo uma abordagem quase cubista da dinâmica central - embora ele mesmo prefira comparações com o trabalho abstrato.

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Christopher Kompanek

Infelizmente, Desplechin coloca muitas subtramas no filme, diminuindo o poder de sua presunção central - que nossos fantasmas mais persistentes são os que fracassamos.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

O que impede "Os Fantasmas de Ismael" em se transformar em um grande filme é a falta de foco de Desplechin. Ele tem premissas ótimas nas mãos, mas parece perdê-las entre os dedos ao vagar por subtramas que não têm a mesma importância.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Infelizmente o filme teve certas indicações (ao Lumière, o Delluc, o Festival de Munich), mas nenhum prêmio significativo.E por uma razão muito simples, é um filme complicado, difícil de seguir, em que o diretor roteirista mistura varias tramas e situações.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

A miríade de citações a quadros, livros e músicas dão o toque “culto” a um filme que, na verdade, não quer ser mais que um divertimento. E diverte até certo ponto. O problema é que todo o humor e a criatividade de Desplechin estão a serviço de um imenso vácuo de dramaturgia.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Contudo, por mais que o longa atire para todos os lados em suas reviravoltas e em suas “homenagens”, não demora a se tornar patente a falta de um centro que traga coesão ao projeto – e, assim, a montagem salta entre o presente e o passado e entre a realidade e a ficção sem qualquer lógica identificável...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Critikat.com

por Fabien Reyre

O gosto de Desplechin pelas pistas metalinguísticas [...] é tanto uma obsessão quanto uma profunda fonte de frustração. Mas elas bloqueiam o filme ao invés de enriquecê-lo, prejudicando-o inevitavelmente pela montagem cansativa.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

The Guardian

por Peter Bradshaw

As notas de graça de humor e capricho simplesmente assumem o controle, e o filme acelera em uma corrida impetuosa em direção ao absurdo e à farsa. Ismael acaba tendo um tipo de colapso, mas que não é nem engraçado nem emocionalmente autêntico. É apenas uma brincadeira sorridente.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

[...] "Os Fantasmas de Ismael", reúne um elenco dos sonhos para um trama muito irregular [...]. O “filme dentro do filme” tem humor deslocado. Mas os momentos dramáticos são densos e convencem.

A crítica completa está disponível no site Veja

Ccine10

por Davi Gonçalves

"Os Fantasmas de Ismael" se mostra uma grande confusão: inicia-se como um thriller, vai para uma espécie de policial, tem umas pitadas de comédia, aposta no drama familiar… é tanto tiro sem nexo que tudo soa um tumulto só.

A crítica completa está disponível no site Ccine10