O Parque
    • Rubens Ewald
    • O Globo

Cineplayers

por Francisco Carbone

Através dessa reconstrução tão evidenciada do nosso hoje, o filme não fornece possibilidades de mudanças. É apenas um leque que se abre e permite que todo sonho possa ser pensado para além da concretização.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Critikat.com

por Raphaëlle Pireyre

A impressão de uma distância física e sentimental, que busca o tempo inteiro se reajustar à situação inicial, escancara o abismo que separa esta falsa aparência de realismo de sua ambição sombria e profunda.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

É o tom enigmático que ressoa na obra, mas sobre a habilidade de Manivel em extrair a força evocativa de sua aparente simplicidade, não fica nenhuma dúvida.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Télérama

por Jacques Morice

Nada está em excesso, nada falta: o filme é uma precisão total de uma hora e quinze minutos. Discretamente, por trás da aparência minimalista, e sem jamais sair deste parque, ele nos leva muito longe.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineweb

por Alysson Oliveira

Em seu filme, Manivel procura o que pode haver de surreal, até mesmo assustador, no banal do cotidiano. Como um simples romance que não avança pode deixar uma pessoa melancólica.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Guardian

por Leslie Felperin

Mensagens de texto exibidas na tela revelam um obstáculo no curso do amor verdadeiro. A garota deseja poder voltar no tempo, e é aí que tudo começa a ficar seriamente esquisito, entrando no reino do surrealismo cotidiano estilo Apichatpong Weerasethakul .

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Tudo é muito simples e, ao mesmo tempo, complexo em "O Parque", segundo longa-metragem do francês Damien Manivel. Não há movimentos de câmera nem trilha sonora, os atores (que levam os nomes dos personagens) são estreantes e o parque, única locação, também faz parte da interação psicológica.

A crítica completa está disponível no site Veja

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Trata-se de um filme muito especial, peculiar, diferente de tudo e que com um pouco de paciência poderia ter sido feito por um brasileiro estudante de cinema. Muito simples, quase primário, consegue porém ter um charme, dividido em dois atos, a descoberta do amor e depois a desilusão.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

O Globo

por Marcelo Janot

“O Parque” tem rendido comparações forçadas com “Antes do Amanhecer”, de Richard Linklater, e com “Um Estranho no Lago”, de Alain Guiraudie. Não há a naturalidade dos diálogos do primeiro nem a força da mise-en-scène do segundo. O filme de Damien Manivel é apenas banal.

A crítica completa está disponível no site O Globo