Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe
    Bom
    Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe

Os Excêntricos Meyerowitz

por Lucas Salgado

Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe é o mais novo trabalho do diretor Noah Baumbach, conhecido por A Lula e a Baleia e Frances Ha. Exibido no Festival de Cannes 2017, o longa foi protagonista do debate sobre a presença de filmes da Netflix em eventos cinematográficos internacionais. Independente do formato, é importante destacar que trata-se de uma obra muito interessante, com elementos de comédia e drama. E que tem um grande mérito: Adam Sandler.

Sim, você não leu errado. Adam Sandler é a melhor coisa do filme. E isso não está sendo dito de forma irônica ou pejorativa. O ator já havia demonstrado talento em Embriagado de AmorTá Rindo do Quê? e Homens, Mulheres e Filhos, e aqui brilha como Danny Meyerowitz, um músico fracassado que se muda para casa do pai após o divórcio.

O pai, Harold Meyerowitz (Dustin Hoffman), é um escultor aposentado do cargo de professor universitário. Com a carreira menos consagrada do que gostaria, ele teve vários casamentos fracassados, os quais lhe renderam três filhos. Além de Danny, acompanhamos o bem sucedido executivo Matthew (Ben Stiller) e a exótica Jean (Elizabeth Marvel).

Roteirista de A Vida Marinha com Steve Zissou e O Fantástico Sr. Raposo ao lado de Wes Anderson, Baumbach tentou criar sua família Tenenbaums. Não chega a ser tão especial, mas também possui elementos interessantíssimos, em especial no que diz respeito à dinâmica entre o patriarca e seus filhos. Harold sempre demonstrou mais interesse em sua carreira, deixando os filhos bem de lado. Com exceção do favorito Matthew.

Emma ThompsonJudd HirschRebecca Miller, Adam DriverCandice Bergen e Sigourney Weaver completam o elenco da produção. Destaca-se ainda a jovem Grace Van Patten, que vive Eliza Meyerowitz, filha de Danny. A atriz protagoniza belas cenas ao lado de Sandler, além de marcar presença em um dos momentos mais bizarros da produção, que conta com a "participação" do Sr. Raposo.

Parceira de Baumbach em seus últimos filmes, a montadora Jennifer Lame realiza um trabalho bem irregular. Talvez por ter sido pensado para a Netflix - o que não é justificativa -, o longa faz escolhas bem equivocadas de montagem, inclusive mudando subitamente o padrão de transições ao transcorrer da história. Se no início temos cortes bruscos, no meio de falas, o que é muito interessante, já para o final o filme passa a investir em tradicionais fade outs, tornando a experiência menos original.

The Meyerowitz Stories (no original) é bem divertido, com momentos non sense especiais, como toda relação dos três irmãos com a enfermeira Pam (Gayle Rankin), que cuida de Harold em um momento em que ele está internado. É um amor tão gratuito pela personagem que é impossível não sorrir. Por outro lado, não é nem de longe tão eficiente dramaticamente quanto pretendia ser. Algumas dinâmicas funcionam, é verdade, mas outras são alongadas e previsíveis.

Filme visto no 19º Festival do Rio, em outubro de 2017.

• REnan Mioduski
      ótimo filme!
    • silvia
      O filme tem um elenco muito bom, mas o longa é muito chato, entediante e nada acrescentar. História confusa e algumas sem sentindo total, a não ser a demonstrar uma família totalmente desestruturada e cheia de mágoas.Eu achei um péssimo filme.
    • Maria C
      Não consegui assistir ao filme... pensei que fosse ver mais Adam Sandler mas deu mais Stiller e Hoffman... Chatice...
    • André Barbosa
      Adam e Ben Stiller fazem uma dupla legal e a jovem Grace trabalhou bem no papel, mas o filme é HORRÍVEL... muito chato e intediante, não prende a atenção. História fraca e sem objetivo.