O Perfume da Memória
    Você assistiu O Perfume da Memória ?

Bismark L.
    Bismark L.

Enviada em 11 de março de 2016
    Arte e simplicidade, é o q define a obra de Oswaldo Montenegro.
    Delicadeza, é o q define suas duas e únicas personagens em cena.
    Amizade, término, sexualidade e traição, críticas abordadas que dão origem a história. Este é O Perfume da Memória.

O Perfume da Memória fala da história entre Ana e Laura, duas mulheres com várias afinidades, mas tendo que lidar com divergências irreconciliáveis.

Oswaldo Montenegro resolve levar para as telas uma obra baseado em sua própria música homônima. O filme toca em assuntos muito discutíveis na sociedade, tais como, traição e sexo, e é ambientado praticamente em um único local. Isso me fez lembrar de obras com praticamente os mesmos aspectos, como, A Chegada do Sr. Sleeman (Ingmar Bergman) e Setembro (Woody Allen).

Pra quem despensa a sinopse e ñ lê nada sobre o filme antes de assisti-lo, vai ser guiado com a narrativa do próprio diretor. A maior parte está presente no começo da trama, tornando-se essencial para apresentar as personagens e nos dando uma idéia do que se trata a história.

Além da narrativa, a história é acompanhada por uma leve e suave trilha sonora. Ela é a combinação perfeita do afeto e harmonia estabelecida nas duas personagens. Um ponto negativo da trilha é que em alguns momentos chega a ser incômoda, pois ela é usada de maneira excessiva em determinadas cenas.

O grande destaque técnico do filme aparece nos primeiros 4 minutos. A tela é preenchida por uma grande fotografia e cinematografia, fazendo um simples papel flutuando ao vento, encher nossos olhos de emoção.

As atrizes Amandha Monteiro e Kamila Pistori fazem um bom trabalho. Laura (Amanda M.) carrega o drama do término, criando em sua atmosfera um começo de depressão. Ana (Kamila P.) carrega a alegria e a liberdade de uma mulher "solteira", que é o que falta para a dramática Laura. No decorrer de cada ato, ambas vão se conhecendo profundamente, demostrando seus interesses, desejos e diferenças. A química entre as personagens é forte, estabelecendo ali, uma grande amizade e fraternidade. O arco final da trama exige a maior carga dramática das atrizes. As circunstâncias da reviravolta, diminui o afeto num determinado momento, e é recuperado graças a entrega das personagens perante a outra. A história é finalizada com um ponto final, ou seja, sem precisar de continuação.

O perfume da memória é uma obra leve e agradável de assistir. A obra enfatiza a delicadeza da amizade e do amor entre duas mulheres, e nos leva a se questionar e discutir a relação do ser humano perante o outro, relação tanto hetero quanto homossexual.
    Katia C.
    Katia C.

Enviada em 19 de abril de 2016
    Filme simplesmente maravilhoso! Um verdadeiro poema, do início ao fim!
    E a trilha musical de Oswaldo Montenegro dispensa comentários.
    isabelle A.
    isabelle A.

Enviada em 15 de maio de 2016
    Lindo Filme!!! O público se apaixona junto com o personagem, chora, briga e sorri com as personagens... Oswaldo usa do talento das atrizes e consegue transmitir para o público várias sensações e reações que somente ele pode sentir.... Pura alma a música!!! Siiiiiimm diga sim!!!!
    Marcos A.
    Marcos A.

Enviada em 8 de janeiro de 2017
    A história é boa, bonita e gostosa. Mas, pelo fato de ser construído estilo esquetes, achei meio monótono e tive dificuldade em continuar assistindo. As músicas são perfeitas, afinal estamos falando de Oswaldo Montenegro. Cabe destacar o excelente trabalho de Neto Favaron, diretor de fotografia. Que delícia! As externas então.. Excelente! Parabéns!
    Tati S
    Tati S

Enviada em 29 de abril de 2019
    Amei! Envolvente apaixonante........

Deveria ter o 2 desse filme, tem muita história para contar.

S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2
    Analine A
    Analine A

Enviada em 28 de janeiro de 2019
    Uma obra simplesmente ESPETACULAR!!!
    Recomendo aos corações românticos. E aqueles que querem conhecer a paixão.
    Rosely D.
    Rosely D.

Enviada em 4 de maio de 2020
    Amei o filme, amo Oswaldo Montenegro.
    Para mim ficou muito evidente que as duas personagens são ele.... Oswaldo Montenegro.
    O Perfume é das memórias dele próprio, conflito em momentos de sua própria vida.
    Lembranças do passado que estão presentes até sempre!!!
    Elaine S
    Elaine S

Enviada em 5 de março de 2019
    Filme termina no "0x0" após 3 pênaltis perdido de cada lado! Bom, mas terminou sem final. Entediante interessante
    Michele Cerzósimo
    Michele Cerzósimo

Enviada em 29 de junho de 2020
    Filme lindo, poético do início ao fim. As atrizes conseguem expressar as emoções de forma única. A parte em que Ana olha o álbum de infância da Laura e chora é de uma sensibilidade enorme. Vale cada segundo. Oswaldo é mesmo maravilhoso. Parabéns a todos os envolvidos na obra.
    Selma Martins
    Selma Martins

Enviada em 21 de julho de 2020
    Sensível, envolvente, lindíssimo e com uma trilha sonora que harmoniza a história. Adorei! Não conhecia o trabalho de Oswaldo Montenegro como cineasta, fiquei positivamente surpreendida. Filme para ver e rever.