Visages, Villages
    • Variety
    • Critikat.com

Cinemascope

por Vinícius Gonçalves

Com belos cenários e fotografias sublimes, o filme conta com um forte teor artístico (isso fica evidente nas referências a Jean Luc Godard, Cartier-Bresson ou Luís Buenel) e se destaca na categoria documentário ao utilizar uma linguagem característica de nosso tempo: o veloz, o efêmero, os selfies e o pop...

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cinepop

por Georgenor Franco Neto

A leveza, o humor, a emoção, os sonhos e dramas que passam na tela fazem deste documentário uma peça profundamente humanista. E por ter uma estrutura tão livre, o filme pincela vários temas: a condição dos trabalhadores, a situação dos animais, a memória, a amizade (refiro-me aqui à sua parte final)...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Neusa Barbosa

Uma atração à parte são as conversas entre Agnès e JR, dois artistas que se comunicam, provocam, correspondem de uma maneira que prova que a idade é uma questão de espírito. A música e a animação dos créditos são outras pérolas dentro da pequena joia que é este filme.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

É nosso olhar que se transfigura com a passagem do filme. Já se disse que o cinema, quando grande, nos faz ver algo antes invisível. [...] Deixando-se levar pelas coisas, “o acaso é meu melhor roteirista”, Varda e seus personagens enriquecem nosso olhar e sensibilidade.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Esses aspectos pessoais dos realizadores refletem questões associadas ao modo como vemos e somos vistos. Seguindo essa lógica de duplicações, "Visages, Villages" levanta o véu que encobre as imagens, mostrando que a superficialidade é de quem as olha sem enxergar.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A.O. Scott

"Visages, Villages" se revela como um trabalho poderoso, complexo e radical. A modéstia da Sr. Varda é a evidência cabal de sua maestria e seu jeito descontraído é a expressão de seu sério e rigoroso comprometimento estético.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

O que sai dali é ao mesmo tempo emocionante e um sinal de que, às vezes, a simples memória é muito mais intensa do que registros ligeiros feitos sem critério por quem adora levantar um telefone celular.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald

O novo (último) filme de Varda? Pode ser, será uma pena porque é difícil encontrar uma cineasta tão sensível e criativa [...] Reluto em chamar o filme de mero documentário. Foi feito com o ritmo certo nos cortes, enquadramentos, na destreza e até poesia no registro de imagens. Um belo trabalho de uma grande realizadora.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Jordan Hoffman

Se há uma mensagem em "Visages, Villages" [...] é de que ninguém precisa ser torturador ou perverso para produzir arte de qualidade. Ela é a prova viva disso.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Cineplayers

por Heitor Romero

Mesmo no formato documental, [Agnès] Varda imprime muita sensibilidade ao absorver aquelas imagens majestosas de muros pintados e esculturas abstratas em contraste com paisagens bucólicas, como se de alguma forma recortasse e colasse pedaços de ficção e subjetividade contra o fundo imutável de nossa realidade...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

Um retrato de uma artista que sente o peso do tempo, que no auge dos seus 88 anos começa a repensar sua produção e sua vivência. Varda encontra em JR ecos de sua obras e pontos de diálogo, como se encontrasse no jovem artista rastros de seu passado e de seus mais diversos encontros.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Uma obra altamente evocativa, bem-humorada e plasticamente encantadora, que dialoga diretamente com a relação da geração atual com as imagens – do culto à autoexposição das selfies, Snapchats e Stories do Instagram.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Allan Hunter

Apesar de imbuído com um senso real de alegria, "Visages, Villages" também é, em algum nível, o lamento por uma França em rápido processo de desaparecimento.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Duas mentes pensantes se comunicam e colaboram com suavidade nessa jornada guiada pela curiosidade mútua e principalmente pela incansável aplicação criativa.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Bradley Warren

O documentário [...] tem a energia de um trabalho de diretor estreante em Cannes. O vigor colaborativo entre os dois gera um documentário charmoso do início ao fim. "Visages, Villages" olha para o futuro e para o passado de maneira comovente e inteligente.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Louis Guichard

Embora JR seja o mais ocupado dos dois (ele partipa ativamente da colagem das imagens gigantes), "Visages, Villages" permanece, acima de tudo, fiel à fantasia criativa e ao espírito "improvisado" que atravessa a obra de Agnès Varda.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Owen Gleiberman

...Varda alça o nível no ofício com tamanha delicadeza que parece estar projetando seu filme no ar. Na glória de seus anos dourados, ela se tornou uma mágica humanitarianista.

A crítica completa está disponível no site Variety

Critikat.com

por Juliette Goffart

Através desta história de uma colaboração artística bem-sucedida na maior parte do tempo, o estilo documentário, leve e livre, mistura com alegria o imaginário e o poder da meditação autobiográfica sobre a passagem do tempo.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com