A Última Ressaca Do Ano
    Regular
    A Última Ressaca Do Ano

Faltou graça

por Lucas Salgado

A Última Ressaca do Ano chega aos cinemas inaugurando a temporada de filmes de natal. Assim como clássicos do gênero, trata de valores como a superação em meio a inúmeras canções natalinas. Só é muito politicamente incorreto. Como se Se Beber, Não Case! se passasse no natal e não em um casamento. A ideia não é propriamente original. Papai Noel às Avessas segue esta premissa e o faz de forma muito mais eficiente e engraçada.

Mas isso não quer dizer que o novo longa não tenha seus momentos. Reunindo um número impressionante de talentosos comediantes, como Jennifer Aniston, Jason Bateman, Olivia MunnT.J. MillerKate McKinnonMatt WalshRob CorddryVanessa Bayer, o filme tem no elenco seu diferencial. Embora Bateman e Aniston ofereçam pouco de novo com relação aos seus personagens em Quero Matar Meu ChefeQuero Matar Meu Chefe 2, suas presenças contribuem bastante para a narrativa, assim como Munn e Miller.

Por sinal, T.J. Miller talvez apresente seu papel mais interessante nas telas. Ele geralmente faz o tipo babaca sem noção. Aqui, segue sem noção, mas agora demonstra ter coração. Cria um personagem atormentado e problemático, que não lida nada bem com a perda do pai e a responsabilidade de assumir os negócios.

Na trama, Josh (Bateman) é um importante funcionário de uma empresa de tecnologia, que acaba de se separar. Ele não é muito de se arriscar, seja na vida pessoal, seja na profissional. E é justamente isso que precisa. Seu chefe Clay (Miller) apenas se preocupa em agradar os funcionários e vive uma disputa pessoal com sua irmã (Aniston), CEO da companhia, que só pensa em cortar gastos e pessoal. Ela decide cancelar a festa de natal, para a revolta do irmão e sua equipe, que decidirá seguir outros planos.

A história é simples, mas este não é o maior problema. A questão principal é a falta de graça, algo fatal para uma comédia. A Última Ressaca do Ano traz bons atores e momentos divertidinhos, mas também conta com muitas cenas aborrecidas e pouco eficientes.

No elenco, a principal decepção é McKinnon. Destaque em Caça-Fantasmas e Saturday Night Live, a atriz surge numa personagem sem graça. É a gestora do RH, cuja função é basicamente acabar com as festas de todos. A premissa é até interessante, mas ela assume todas as piadas mais sem graças do roteiro, que envolvem besteiras como peidos ou animais de estimação.

Apenas mais um de inúmeros filmes sobre festas que saem do controle. Não há qualquer diferencial e ainda oferece uma solução completamente absurda e desinteressante.