Uma Mulher Fantástica
    • Cinema com Rapadura
    • Veja

O Globo

por Susana Schild

Sua busca de sobriedade e densidade o aproxima mais de “Traídos pelo desejo”, de Neil Jordan. Embora a conclusão deixe um pouco a desejar, A mulher fantástica do título se impõe pela determinação de Daniela Vega em ser a dona de sua própria história.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Wendy Ide

Impulsionada por uma performance de poder da atriz transexual fascinante Vega, o quinto filme de Sebastián Lelio combina naturalismo urgente com cintilações ocasionais de fantasia com efeitos impressionantes e emocionantes.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Ryan Gilbey

Pode ser um filme oportuno para seu tempo, mas é a sua intemporalidade, bem como suas profundidades de compaixão, que o qualificam como um  dos grande.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por David Rooney

Chocante e irritante, engraçado e surreal, arrebatador e restaurador, este é um filme de intensidade surpreendente e mudanças de humor sinuosas envolvidas em uma sólida coerência de visão.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Guy Lodge

A performance resistente, expressiva e sutilmente angustiada de Vega merece muito mais do que elogios políticos. É uma façanha de açãoem  multi-camadas, emocionalmente polimórfica, nutrida com a sensação de afinação por seu diretor...

A crítica completa está disponível no site Variety

Preview

por Edu Fernandes

"Uma Mulher Fantástica" presenteia seu público com uma produção de forte teor social, o que por si só já é louvável. Contudo, o filme é o que se pode imaginar do resultado de uma imersão de Hitchcock no tema da transfobia.

A crítica completa está disponível no site Preview

Estado de São Paulo

por Luiz Fernando Zanin Oricchio

O  filme passa em revista a série em aparência infindável de preconceitos alimentados pela sociedade e por todos nós, que fazemos parte dessa sociedade em seu conjunto. Marina é retratada de maneira discreta, sóbria e com toda a dignidade.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Sem deixar de ter momentos de humor, o filme pode ser visto como chocante, mas também engraçado e extremamente verdadeiro e humano. Nunca faz propaganda não advoga coisa alguma. Consegue criar uma figura feminina muito tocante, ajudado por uma fotografia criativa (que tem até Foz do Iguaçu).

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cinema com Rapadura

por Vinícius Volcof

Das poucas oportunidades oferecidas a essas atrizes (e também aos atores trans), a maioria parece estar em papéis ligados a dramas sobre questões de gênero, também condenando-as a meta-atuações em que sempre precisem falar de sua própria condição.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Veja

por Tiago Faria

Apesar de carregar nas tintas do melodrama para explicitar humilhação e isolamento social, o roteiro, premiado no Festival de Berlim, se redime numa cena final de arrepiar.

A crítica completa está disponível no site Veja