A Casa que Jack Construiu
    • The Playlist
    • Télérama

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Como de costume na obra do realizador, "A Casa que Jack Construiu" é um filme forte, calcado em discussões nebulosas, dono de cenas com alto potencial inflamável, como quando vemos o assassinato a sangue frio de duas crianças.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Plano Crítico

por Luiz Santiago

Minha relação com o estilo de Von Trier é bastante volátil, mas aqui, penso que ele funcionou muito bem. Meus problemas com o longa estão mesmo na montagem.

A crítica completa está disponível no site Plano Crítico

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

É tudo tão categórico e carregado de terceiras intenções que se pode perfeitamente abrir mão do realismo normativo e encarar o filme como um ensaio sobre a potência artística do Mal.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Collider

por Gregory Ellwood

"A Casa que Jack Construiu" começa de maneira dolorosamente lenta. As duas primeiras partes, em especial, têm pouca energia. [...] A melhor parte do filme é o epílogo, sem dúvida, que se demarca do resto dos procedimentos, e merece ser vista sem spoilers.

A crítica completa está disponível no site Collider

Folha de São Paulo

por Ivan Finotti

Por mais que o filme seja pesado, as notícias de Cannes foram tão amedrontadoras que eu estava preparado para ver mais sadismo na tela. Acho que Lars, 62, está ficando velho. Um punk velho.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Mário Abbade

Em certos momentos, cenas podem alimentar quem quiser ver misoginia, mas o desprezo pelas mulheres é desautorizado pelo modo como o filme aborda as ações e os julgamentos do psicopata.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

"A Casa que Jack Construiu" é o novo fruto dessa mente doente. A questão é que Lars Von Trier faz cinema com maestria. Então se sua obra é inquietante, desagradável, chocante e polêmica, ela é também exuberante, poderosa e fascinante.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Tim Grierson

Em “A Casa que Jack Construiu” Jack luta com a própria natureza da matança, descrita como parte essencial da vida como amor ou arte. Dillon prova ser um Jack intrigante, se não totalmente satisfatório. O ator tem a quietude nervosa necessária para o papel e Lars von Trier continua hipnotizante.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Jacques Morice

Os fãs de cinema de terror estarão bem servidos. Mas "A Casa que Jack Construiu" é um pouco mais que um filme de gênero. Fundamentalmente "grotesco", ele oferece também uma meditação sobre o mal, além de ser um autorretrato nem mesmo disfarçado.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Ccine10

por Igor Pinheiro

Beirando a misoginia, que também está presente em críticas recorrentes ao diretor [...], é importante lembrar que tudo é mostrado do ponto de vista de Jack, o que torna tudo mais violento e preconceituoso do que realmente seria.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

The Hollywood Reporter

por David Rooney

Nunca Lars von Trier usou o distintivo de provocador com mais orgulho do que em “A Casa que Jack Construiu” [....] Dillon se joga com firmeza no papel, ficando progressivamente mais imprudente e agitado enquanto o rastro de carnificina de Jack cresce.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Owen Gleiberman

“A Casa que Jack Construiu” raramente atinge um nível de perturbação poética. Se prolonga de uma maneira sinistramente absorvente e, ao mesmo tempo, não chega a ser completamente imersivo [...] apresenta um viciado em assassinato de olhos frios que o filme não necessariamente quer que você entenda.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Neusa Barbosa

São duas horas e meia de sangue e crueldade, não raro explícita, brotando na tela. Mas não se trata de um serial killer qualquer. Este aqui é engenheiro, culto, gosta de arte e até teoriza sobre as suas “obras” – ou seja, seus crimes – como uma espécie de arte macabra.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Observatório do Cinema

por Caio Lopes

Apesar de alguns planos muito bem arquitetados, em especial nos minutos finais, a câmera desencontrada do diretor começa a pesar depois de um certo tempo de projeção.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Apesar de não poder negligenciar que Lars seja um baita esteta… igualmente não podemos ser condescendentes com o quanto e até onde se pode banalizar a estetização e estilização da violência e do horror. E o cineasta passa por cima disso como se fosse imune à crítica que seu filme faz.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Critikat.com

por Josué Morel

O problema não se encontra apenas na relativa pobreza da reflexão proposta, mas principalmente no fato de que ela não adota qualquer outra forma que a de um discurso.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

The Guardian

por Peter Bradshaw

O filme provoca cansaço por parecer mais longo do que é. No entanto, termina com um estrondo colossal, mas semi-sério, um floreio visual extravagante e um final musical atrevido nos créditos. Mas há bobagens e sorrisos em momentos que Lars Von Trier acreditou no humor negro.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Cineplayers

por Francisco Carbone

Hoje o grande autor europeu do passado vive de bradar o seu próprio talento sem atestar em ação concreta onde esse talento está. Lars Von Trier infelizmente a cada dia que passa está cada vez mais sozinho, imerso na própria autossuficiência.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

The Playlist

por Jessica Kiang

Talvez Von Trier queira muito ser liberado da prisão de sua própria necessidade compulsiva e infantil de provocar as pessoas, mas ainda não saiba como fazê-lo.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Hélèna Marzolf

Os homens são sempre os culpados, reclama Jack o assassino, e as mulheres, sempre vítimas... Infelizmente, é verdade, especialmente para este cineasta que navega pelo sadismo elegante. A ironia não salva esta demonstração exagerada, superficial e gratuita.

A crítica completa está disponível no site Télérama