Vida
    Fraco
    Vida

Há algo lá fora... e você já viu antes (e melhor!)

por Francisco Russo
    Por que as ficções científicas de Hollywood volta e meia teimam em subestimar a inteligência do espectador? Assim como aconteceu com Prometheus e Passageiros, este é o grande problema do ambicioso Vida. Maior até do que a insistência em plagiar sucessos do gênero, algo explícito em vários momentos deste novo trabalho do diretor Daniel Espinosa (Protegendo o Inimigo).

Vida - FotoDe início, o longa-metragem até é promissor. A partir do balé gerado pelos movimentos dos astronautas em ambiente sem gravidade, Espinosa extrai um belo e interessante plano-sequência através do qual os personagens e a própria estrutura da estação espacial são apresentados. Logo a seguir, uma trombada cósmica com um satélite artificial traz uma certa ação, por mais que tudo se resuma a efeitos especiais bem executados e trilha sonora que amplifique a tensão - formulaico, mas funcional. Deste impacto vem o verdadeiro protagonista do filme: um ser unicelular, vindo diretamente de Marte.

Após ser despertado a bordo, o tal ser ganha importância imensa: trata-se da prova inconteste de que há vida fora da Terra! O clima de entusiasmo logo toma conta não só da tripulação, como da própria humanidade: a muitos anos-luz de distância, todos acompanham atentamente o desenvolvimento de Calvin, o marciano - nome escolhido a partir de um concurso entre crianças. A afeição imediata está estabelecida, mesmo que pouquíssimo se saiba sobre tal organismo.

Flertando com questões existencialistas acerca da humanidade e o uso de conquistas espaciais como propaganda, Vida rapidamente abandona tais temas para assumir de vez seu lado suspense. Calvin, cada vez mais, se desenvolve - ele não é mais unicelular, mas possui características de um músculo. Ainda assim, o fascínio em torno da descoberta serve de trampolim para o desleixo e, a partir dele, o perigo. É quando Vida, de forma escancarada, assume seu lado Alien, o 8º Passageiro.

Vida - FotoA partir de então, Espinosa deixa de lado a criatividade para investir, firme e forte, nos clichês do gênero. Mais ainda: o roteiro da dupla Rhett Reese e Paul Wernick (a mesma do sucesso Deadpool) apresenta seguidas situações absurdas, que não fazem o menor sentido dentro do ambiente em que a trama se situa e nem mesmo pelo lado narrativo. É como se a coerência não mais importasse em nome de toda e qualquer possibilidade de tensão - que sequer é bem executada, especialmente na tediosa metade final.

Diante de tantos equívocos, Vida rapidamente abandona a ambição de início e se contenta em ser um mero filme de monstro no espaço, apoiado em constantes reviravoltas mal fundamentadas. Os astronautas, estereotipados ao extremo e seguindo a proposta da diversidade internacional, pouco importam - Jake Gyllenhaal e Rebecca Ferguson estão corretos, os demais são apenas corpos flutuando pela estação. Ryan Reynolds, ao menos, é protagonista de uma certa quebra de expectativa em relação ao longa-metragem, ainda antes do roteiro se tornar uma imensa bagunça.

Com ecos de 2001 - pelas andanças na estação espacial - e Gravidade - pela caminhada no exterior da mesma -, Vida apresenta um punhado de referências a outros filmes sem que isto resulte em algo novo criado a partir deste material prévio ou, ao menos, que seja um plágio competente. Mesmo quando incorpora de vez seu lado Alien, não consegue construir um algoz tão ameaçador quanto o temido xenomorph. Mas, pior que isto, é o fato de subestimar seguidas vezes a inteligência do espectador no decorrer da narrativa, pecado mortal para um filme que, tão promissor, optou em ser apenas mais um na multidão.

• Anailton
      Cara,você é tão sem noção que acha que sem graça, chato, são argumentos.Quanto a minha opinião sobre o filme, é bom em partes, e o final foi totalmente forçado pra ter uma sequência, sem sentido nenhum as duas cápsulas mudarem de direção, AS DUAS, se as duas caíssem na Terra faria mais sentido. Desde o início se percebe uma forçação de barra pra deixar o final aberto, porém existiam outras opções pra isso, que não fosse o utilizado.
    • Tiagoseiyapb
      Filme é ruim, chato, arrastado , sem graça, genérico pra caramba, tá bom esses argumentos ou vc quer mais, nada contra os atores eles são bem dirigidos porém a barriga não ajuda, na minha opinião filme bem bosta.
    • Kaio Sales
      esse tiagoseiyapbbaitola é tão noob mano, sabe falar que o filme é uma merda mas não tem um argumento válido pra apresentar. qual critério vc ta usando pra avaliar o filme? eu curti o filme em partes; primeiro que aquela merda de alienigena da um agonia e tanto, mas a base de efeito especiais foi muito boa, os atores souberam discorrer o papel mt bem, e a nave espaciais em questão de tecnologia estava bem elaborada, na minha opnião só cagaram no final... forçaram mt um segundo filme, mas aparentemente vai ser interessante com aquela coisa na Terra... hahahaha
    • Sux
      Também não consegui terminar de ver Fabio, pelos mesmos motivos. KKKK
    • Tiagoseiyapb
      A meu vai procurar o que fazer seu trouxa filme ruim da porra, sim vi em 5 pedaço porque toda vez eu dormia de tão ruim que é e não tinha saco de resistir do início de tão ruim que essa bosta é
    • Carlos Silva
      Primeira vez na vida que vi um cara tão sem opinião própria que começou assistir um filme e não gostou, mas por ser sem opinião voltou 5 vezes seguidas pra tentar gostar... Não grite por ai cheio de orgulho que viu em 5 pedaços, pois isso é uma vergonha pra você, tenha mais opinião e sustente as decisões que vc toma..Sobre o filme, gostei sim, pode até ser parecido com alguns outros, mas tem um fundo de lógica, afinal é muito mais fácil ter uma celula hibernando no espaço do que um ovo esperando pra chocar...
    • Rodrigo Cherigatto
      Verdade!adorei o final!pena que o filme fracassou senao teria sequencia na certa!
    • Mateus Patrick Rodrigues
      Eu particularmente achei o filme horrível no seguinte ponto... eu fiquei nervoso o filme todo... é sério aquele negócio é extremamente assustador, o que eu odiei foi o final não precisava ter apelado tanto pra uma continuação achei mega chato todo o trabalho de manter o calvin fora da terra e no final ele consegue chegar aqui então eu julgo muito os filmes pelos finais... nesse caso de uma notra máxima 5 eu daria 2.5 por que realmente odiei o final...
    • Rodrigo Ranzan
      Concordo com você. O filme é bom sim, causa uma agonia imensa em ver os astronautas tentando se livrar ou prender o ser, e ele se mostrando extremamente inteligente. Terror psicológico do início ao fim. PS. Não vi o filme Alien o 8] passageiro.
    • Ivan Martins
      Rapaz, gosto da franquia de Alien sim, mas os primeiros já estão obsoletos, bonecos de Borracha escancarada, tão ridículos que quase ninguém vê.Respeito a minha mãe, que me deu a luz... e respeito pessoas... não um filme, que por mais que seja campeão de franquias... já está no passado.Pra época ele é bom... Pra atualidade uma droga... São apenas fatos, amigo.
    • Rapha W.
      Primeiro respeite Alien, segundo esse filme Vida é uma merda,nem os milhões gastos em efeitos especiais salvaram...
    • Ricardo Fortes
      Realmente poderia perfeitamente ser um remake de Alien, o 8º Passageiro, a primeira parte é até interessante, mas depois da primeira vítima de Calvin, o filme é só ladeira abaixo, culminando com um final totalmente sem sentido.
    • Ernestina Carneiro
      Também não gostei do filme, uma cagada atrás da outra.
    • Parque das Fadas Bauru
      Alguem pode me dar uma explicação tecnicamente plausivel da mudança de rumo dos 2 botes por favor ? Obrigado !
    • Maria Cordovil
      É um filme aterrorizante... Se soubesse nem teria começado a assistir... pra quem aprecia o gênero é um prato cheio...
    • scratred
      Realmente. Se o cara não gosta do gênero, porque deixam ele fazer a critica? E mesmo assim, gosto não devia influenciar na hora da avaliação, agora falta de conhecimento básico é grave.
      Filme horroroso,primeira vez na vida que tive que ver um filme em 5 pedaços
    • Tiagoseiyapb
      Filme chato da porra assiste essa bosta de filme em 4 a 5 pedaço,narrativa podre,personagens ruins demais,filme arrastado,nunca na vida peguei um filme tão chato que tive que assistir em 5 pedaços de tão ruim que é,mas o conselho assista pois pelo menos ter argumento pra dizer que o filme é uma bosta ou pode ate gosta.
    • Ivan Martins
      Esse cara da crítica só fala besteira... ele sequer se deu conta de que o gosto e opinião dele não tem que prevalecer...É válido ressaltar que nada se cria, tudo se copia... o cinema se atualiza de tempos em tempos, trazendo histórias inéditas para novas gerações... para ele pode ser algo já surrado, mas para alguém jovem, o que ele já acumulou em sua antiga estante de velharias passará desapercebida... afinal, qual o jovem que quer ver o Alien (Alien, o Oitavo Passageiro) de 1979? Eu respondo: Quase nenhum... para ser honesto, fui otimista... isso mesmo... QUASE... pois muito provável que nenhum jovem acostumado com efeitos especiais em constante evolução, repito, JAMAIS irão querer ver aquela coisa, em que bonecos alienígenas de borracha escancarada se movem pela nave... e olha que respeito bastante o título e acompanho a franquia.Em resumo... uma crítica no mínimo infeliz por parte desse autor.Valeu pessoal, o filme é bom sim, assistam.
    • Ane Dias
      Não concordo com a crítica, não é uma obra prima mas não fez feio, bem legal pra passar o tempo e um final surpreendente, foge do esteriótipo de que no final os mocinhos sempre vencem