O Reencontro
    • Folha de São Paulo
    • O Globo

The Playlist

por Kimber Myers

É raro ver um filme focado em duas mulheres na segunda metade de suas vidas, enquanto os homens existem apenas como coadjuvantes. "O Reencontro" também é incrivelmente franco em sua abordagem do trabalho e da maternidade.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Frédéric Strauss

Martin Provost conta muito mais do que uma reconciliação através da ternura. Com Claire e Béatrice, ele fala sobre a importância de buscar sua própria felicidade: saber quem nos apoia, quem amamos e quem nos ama, e saber agradecer.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Ccine10

por Davi Gonçalves

Com sacadas de humor negro pontualmente inseridas no decorrer de suas duas horas, "O Reencontro" não é simplesmente uma trama sobre os fantasmas do passado. É também um drama que explora as reações de suas protagonistas diante de mudanças tão inesperadas.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinemascope

por Katia Kreutz

"O Reencontro" não envolve apenas duas pessoas que tiveram um relacionamento complicado no passado. Reencontrar o prazer de viver e o próprio sentido de estar vivo é um dos maiores desafios de qualquer ser humano, depois de certa idade, mas particularmente das mulheres.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Preview

por Fátima Gigliotti

Martin Provost explora com coerência o paralelismo de personalidades tão opostas, mas igualmente solitárias, e vai derivando outros contrastes e novas afinidades que encurtam a distância entre essas duas mulheres extraordinárias em suas vidas comuns.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Lisa Nesselson

As duas atrizes mais confiáveis da França - Catherine Frot e Catherine Deneuve - dão valor ao dinheiro do espectador de "O Reencontro", um prazer agridoce escrito por encomenda para duass artistas consumadas que habitam seus personagens diametralmente opostos com ímpeto satisfatório.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cineweb

por Neusa Barbosa

Entregue a estas duas grandes atrizes e a um elenco de apoio não menos inspirador, o filme consolida seu relato humanista sem desviar-se nem do humor nem do drama, ainda que evitando exageros.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Zero Hora

por Roger Lerina

Ao acompanhar em tom agridoce o penoso caminho de dois temperamentos antagônicos em busca de um ponto de encontro, o filme demonstra compaixão por criaturas que encaram a solidão de maneiras totalmente distintas.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Critikat.com

por Fabien Reyre

Este é o paradoxo do cinema de Provost, ao mesmo tempo cativante e desengonçado, às vezes repleto de clichês, às vezes trazendo verdadeiros momentos inspirados. "O Reencontro" se situa entre essas contradições, e comove tanto quanto irrita.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

New York Times

por Glenn Kenny

Porque é um filme francês, ou melhor, o tipo de filme francês que quer servir seu sentimentalismo com uma quantia de prestígio, "O Reencontro" não oferece uma versão completamente sem pudor do cenário em que um [personagem de] "espírito livre morrendo precisa de um cuidador tenso com um novo desejo de vida".

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Mesmo transitando por caminhos reconhecíveis e tropeçando em obstáculos mais formais que de conteúdo, "O Reencontro" é uma celebração agridoce dos pequenos instantes de felicidade, das relações reatadas, da urgência dos encontros.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Guardian

por Peter Bradshaw

É uma ótima idéia para um jogo com dois participantes, e Frot e Deneuve consideravelmente se dão por inteiro, embora o Deneuve pareça um pouco menos majestosa nos momentos em que participa de jogos de aposta.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Jordan Mintzer

É definitivamente cansativa em algumas partes e não exatamente reinventa a roda, mas as duas boas performances feitas de coração mais do que valem a pena.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Owen Gleiberman

O que você chama de filme sobre uma não-crise de meia-idade? Que tal inofensivo, competente, ligeiramente tocante, e um pouco chato - exceto para a virada destemida de Catherine Deneuve como um bêbada, doente e destrutiva.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Elegante, imodesta, trambiqueira e viciada em jogos de cartas, a personagem é um presente para La Deneuve, quase sempre vista em papéis densos e que, aqui, se sai muito bem fora da caixinha.

A crítica completa está disponível no site Veja

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

Esse maniqueísmo onipresente evacua parte do mistério, dá previsibilidade aos personagens e às situações – que felizmente não caem no sentimentalismo. Mas a história se aproxima da fábula que ilustra preceitos morais e perde força.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Alessandro Giannini

A premissa sobre a qual se sustenta "O Reencontro" [...] tem tanto de esquemática quanto de previsível. [...] O que sobra, por contraste, é um elenco admirável, que dá pena ver desperdiçado.

A crítica completa está disponível no site O Globo