Baseado no romance de António Lobo Antunes, são reunidas um conjuntos de cartas de um jovem soldado, médico e aspirante a escritor, que foram enviadas para sua esposa de Angola entre os anos de 1971 e 1973, durante a Guerra Colonial Portuguesa, um confronto de Portugal com antigas províncias ultramarinas.
Distribuidor IMOVISION
Ver detalhes técnicos
Ano de produção2016
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento-
IdiomasPortuguês
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Assista ao filme
Online
Looke
Veja todos os filmes online
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Cartas da Guerra
Fragmentos de um discurso amoroso
por Bruno Carmelo
África, início da década de 1970. O médico português António (Miguel Nunes) se desloca junto ao exército de seu país pelo território de Angola, durante as guerras que determinaram a liberdade das colônias em relação ao invasor europeu. Distante de sua esposa grávida, ele envia cartas frequentes à amada, descrevendo a rotina no campo de batalha, o tédio da espera, o horror das mortes, as cores, cheiros e texturas do local. Sobretudo, confessa seu amor, paixão, saudade e desejo sexual pela futura mãe de seu filho. Cartas da Guerra, dirigido por Ivo M. Ferreira, apoia-se inteiramente neste material verídico, com longos trechos narrados em off.
O material poderia ser maçante para um longa-metragem, no entanto António Lobo Antunes foi um escritor talentoso, com real astúcia no manejo das palavras. A prosa belíssima transparece a preocupação estética e o anseio de publicação posterior aos c...
MELANCÓLICO, POÉTICO, DRAMÁTICO E TRISTE!
Tudo isso impregna este filme português. Triste porque trata da estupidez da guerra e do colonialismo. Dramático, porque as cartas do médico tirado do convívio de sua amada esposa, enfatizam a dor da distância e da separação. POÉTICO, porque dessa tristeza toda, as cartas estão carregadas de amor, dizeres pungentes e prenhes de uma emoção contida, sensualidade e reverência para as coisas ...
Leia Mais
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade