O Beijo no Asfalto
    • Preview
    • Papo de Cinema

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Arrisco-me a dizer que o "O Beijo no Asfalto" [de Murilo Benício] é a melhor das três versões cinematográficas (todas boas) já feitas da peça de Nelson Rodrigues [...] O magistral trabalho de câmera e luz de Walter Carvalho é determinante para essa fluidez de registros.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Ccine10

por Kadu Silva

São ricos e atuais os textos de Nelson Rodrigues, que precisa ser mais conhecido e apreciado pela população em geral [...]. "O Beijo no Asfalto" é ousado no conteúdo e na forma como é contado, o que o torna uma das melhores surpresas do ano no cinema.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cineweb

por Alysson Oliveira

O texto talvez seja o ápice daquilo que se convencionou chamar de rodigueano. Estão aqui todas as obsessões dramatúrgicas do escritor: paixões reprimidas (não raro homossexuais), irmãs apaixonadas pelo mesmo homem, delegados e repórteres pouco idôneos, a vida suburbana claustrofóbica.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por A redação

Benício também acertou ao convidar Walter Carvalho para a direção de fotografia. É o preto-e-branco a serviço de um noir suburbano. Se, a rigor, não há invenção, Benício tampouco se acomodou em fórmulas. E soube se cercar de boas companhias. Seu "Beijo" merece respeito.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

Benício conjuga, de modo habilidoso, as ferramentas do teatro e do cinema. Num plano, os atores, conduzidos por Amir Haddad, fazem a leitura de mesa do texto; no outro, representam os personagens.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Caio Lopes

É uma nova abordagem de um material rico e que continua atual, partindo de um beijo para falar sobre tantas coisas. Discute padrões e normas sociais, o público e o privado, o poder da mídia e ainda papéis de gênero.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Benício bebe na fonte naturalista de Eduardo Coutinho para dar um ar documental à sua obra de ficção. O convite que faz ao espectador é o de invadir os bastidores e mergulhar no processo junto com o elenco.

A crítica completa está disponível no site Preview

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

O olhar direcionado ao desenvolvimento da trama, tanto no palco quanto na encenação cinematográfica, se divide com a observação do trabalho de composição de personagens dos atores, bem como com o debate sobre a obra de Rodrigues, seus significados, implicações etc.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema