Mademoiselle Paradis
    • CineClick
    • Papo de Cinema

The Playlist

por Christopher Schobert

“Mademoiselle Paradis” é um filme de época suntuoso, baseado em fatos quase intoxicantemente estranhos demais para acreditar. Os espectadores que não conhecerem a história da personagem provavelmente vão correr para a Internet depois, na intenção de confirmar a trama.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Screen International

por Allan Hunter

Um drama de época primorosamente trabalhado que conta a história real da música cega Maria Theresia von Paradis e do médico Dr. Franz Mesmer. [...] Um excelente desempenho de Maria Dragus tira Maria das páginas da história.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cineweb

por Neusa Barbosa

A relação entre Theresia e Agnes pôe em foco a diferença de classes, mas o filme não coloca muita ênfase neste aspecto [...] "Mademoiselle Paradis" envereda por caminhos instigantes que, no entanto, a direção um tanto rígida não consegue explorar com toda a intensidade.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Sérgio Rizzo

A diretora e roteirista austríaca Barbara Albert investe na reconstituição histórica para reerguer a “Viena de Mozart”, o que torna o filme detalhista (com ênfase na direção de arte e nos figurinos) e preocupado com as convenções sociais da época, mas também mais “pesado”.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Allan Hunter

Esforço, concentração e êxtase dançam através de suas características expressivas como retrata a maneira pela qual Maria Theresia ganha vida quando se entrega à pura alegria da música. [...] Uma performance inbcrível de Maria Dragus puxa Maria das páginas da história, tornando-a viva e emocional.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

Uma obra inquisitiva, curiosa e maravilhosamente traçada sobre a ciência, os sentidos e a posição das mulheres na Áustria da era de Mozart.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Guy Lodge

Um retrato novo e inquisitivo dos anos de adolescência da diretora Barbara Albert, o filme está menos interessado na biografia do assunto do que em como a política viciosa de classe e gênero de sua época afetou sua situação. O resultado cativante parece inteiramente moderno.

A crítica completa está disponível no site Variety

CineClick

por Sara Cerqueira

Mesmo contando com um protagonismo de primeira, investimento em locações e figurinos suntuosos [...], o filme se arrasta com subtramas superficialmente desenvolvidas e oferece pouco ou quase nenhum espaço para outros personagens.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O longa-metragem se atém pouco às sutilezas, se valendo de personagens arquetípicos para criar uma trama curiosa, baseada em fatos que expõem a hipocrisia dos mais abastados, bem como a cegueira diante do que verdadeiramente importa, mas que permanece integralmente num terreno morno.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema