Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    A Tartaruga Vermelha
    Críticas AdoroCinema
    4,5
    Ótimo
    A Tartaruga Vermelha

    O ciclo da vida

    por Francisco Russo

    Por décadas, o Studio Ghibli foi sinônimo de magia e poesia na animação, encantando milhões de fãs mundo afora. Diante deste retrospecto, o anúncio feito por um de seus expoentes, o diretor Hayao Miyazaki, de que a empresa fecharia as portas bateu fundo no coração dos cinéfilos. Com o encarecimento do processo artesanal do Ghibli e o envelhecimento de seus principais nomes, não haveria outra saída. O tempo passou e o Ghibli permaneceu, se adaptando ao novo contexto. O primeiro exemplo é o belíssimo A Tartaruga Vermelha, merecidamente indicado ao Oscar de melhor animação.

    A Tartaruga Vermelha - FotoDirigido e idealizado pelo holandês Michael Dudok de Wit, A Tartaruga Vermelha é uma animação diferente das produções anteriores do Ghibli. A começar pelo traço dos personagens, abandonando os característicos olhos grandes e buscando um perfil mais próximo à realidade do corpo humano. Por outro lado, mantém o tom poético e fabular típico das histórias trazidas pelo estúdio, assim como uma animação visualmente deslumbrante, especialmente ao assumir seu lado paisagístico.

    Completamente sem diálogos, o longa-metragem acompanha os esforços de um náufrago pela sobrevivência em uma ilha deserta. Não demora muito para que este protótipo de Robinson Crusoé tente deixar o local, construindo uma jangada. Só que, sempre que se afasta do litoral, uma imensa tartaruga vermelha destrói a embarcação.

    A Tartaruga Vermelha - FotoA dinâmica entre homem e natureza é importantíssima dentro desta narrativa silenciosa, não apenas quando os expoentes da história se encontram. Mesmo antes é possível notar o respeito existente por parte do náufrago, que apenas se alimenta do que encontra e consegue colher na própria ilha. Diante desta postura, torna-se ainda mais impactante a reação brutal vista no esperado encontro, realçada pelo tom avermelhado que a animação assume naquele instante.

    Extremamente delicado e poético, A Tartaruga Vermelha brilha pela qualidade da animação, pela dinâmica do silêncio empregada e por tão bem retratar o ciclo da vida inerente a todos. Contemplativo sem jamais cansar, trata-se de um libelo ao amor e à natureza, contado a partir da história de uma vida. Para a alegria do cinema, o Ghibli vive!

    Filme visto no 69º Festival de Cannes, em maio de 2016.

    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema

    Comentários

    • Maria C
      Valeu... Mas meu preferido ganhou o Oscar... Zootopia!!! Cada um com seu valor, sua mensagem .
    • Luzia F.
      Muito lindo! Comovente! Terno. Vai fundo no coração.
    • ADRIANO V.
      Melhor desenho animado que assisti, nada se fala, mas , muito se diz.Fantástico.
    • Wagner Andrade
      Nossa, acabei de assistir e estou emocionado...belo, simplesmente belo !
    • carlos
      simplesmente genial ,, sensacional ,, historia magnifica,, filme nota 10000000000
    • Erika Verzimiase
      Isso é poesia, Ane. Não é para ser explicada, é pra ser sentida.
    • Ane Dias
      Filme legalzinho mas muito sem noção, essa história da tartaruga ficou muito mal explicada, aliás nem foi explicada , então não entendi a proposta do filme
    Mostrar comentários
    Back to Top