Primavera em Casablanca
    • Folha de São Paulo
    • Critikat.com

Plano Crítico

por Marcelo Sobrinho

É sobre vidas humanas que se misturam a um panorama político. É sobre como não se pode pensar a política sem compreender as histórias das pessoas atingidas por ela.

A crítica completa está disponível no site Plano Crítico

Screen International

por Lisa Nesselson

A força de Ayouch está em mostrar como a imposição das ordens islâmicas afeta pessoas de todas as idades, profissões, crenças e classes. [...] Nada de bom pode vir das desigualdades gritantes entre ricos e pobres, retratados no filme através de personagens memoravelmente humanos.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Jordan Mintzer

"Primavera em Casablanca" não é uma exposição sutil dos problemas enfrentados por Casablanca e Marrocos como um todo, mas sim uma obra sobre pessoas levadas à beira por um sistema injusto.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Frédéric Strauss

Talentoso nos retratos, o diretor observa cada personagem intensamente. [...] Com coragem, "Primavera em Casablanca" mostra uma nação de ideólogos, baseados em ditados morais e religiosos. Mesmo assim, o filme não é acusador.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

A sucessão de diferentes pontos de vista gera dispersão, com segmentos sobressaindo mais que outros. Mesmo combalido por essa polifonia desequilibrada, "Primavera em Casablanca" possui méritos suficientes para se apresentar como um exemplar de valor notável.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

De algum modo, funciona sua opção pelo mosaico de uma sociedade visivelmente multifacetada e dividida, embora seja de se lamentar que Nayoub não inclua uma ligação pelo menos de algum desses personagens com essa ebulição das “primaveras”.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Susana Schild

Apesar de abordar mais temas do que dá conta, a produção exibe fotografia expressiva, montagem vigorosa e trilha inspirada. No ótimo elenco, destaque para Amine Ennaji como o professor.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Variety

por Scott Tobias

Se coragem política fosse uma medida de mérito artístico, “Primavera em Casablanca” seria uma conquista formidável [...] Ayouch idealiza "Casablanca" com a visão de como ele quer, cheia de romance e resistência, mas tem forte senso de como é na verdade, tomado pela ideologia repressiva.

A crítica completa está disponível no site Variety

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Se por um lado "Primavera em Casablanca" nos apresenta esse painel com certa eficácia superficial, por outro sacrifica a densidade dos personagens e a sutileza em prol da mera exposição. Tudo é bastante estereotipado, especialmente as classes mais abastadas.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Parece-me necessário apontar as falhas de mais este filme painel [...], que se vende como humanista, mas não passa de um amontoado de clichês, a despeito de um ou outro funcionar dentro da narrativa caleidoscópica.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Critikat.com

por Thomas Choury

O filme procura constantemente se persuadir de sua própria amplitude, sem conseguir dar vida à imponente construção de roteiro e uma direção cheia de efeitos forçados (cortes bruscos, câmera giratória, música melodramática) até se tornar indigesta.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com