Doutor Sono
    Você assistiu Doutor Sono ?

Enviada em 9 de novembro de 2019
    Apesar de não considerar O Iluminado nenhuma grande coisa, mesmo sendo obviamente um bom suspense, fiquei intrigado com este Doutor Sono após ver seu primeiro trailer e olha...Não decepcionou nenhum pouco! Achei ótimo, inclusive melhor que seu ''antecessor''(entre aspas porque, ao contrário do longa de Kubrick, este aqui pelo menos tem a vergonha na cara de dar satisfações à obra de King). Um filme que funciona bem até pra quem nunca viu o confuso longa de 1980, se sustentando perfeitamente só. De novo, acho O Iluminado um bom filme(em grande parte graças ao talento de Nicholson), porém muito problemático enquanto adaptação, foi bem superestimado na minha opinião. E Duvall com certeza mereceu aquela indicação à framboesa! Ewan McGregor está excelente, o que não é nenhuma surpresa, mas quem rouba a cena mesmo é Rebecca Ferguson, sua Rose the Hat é de longe a personagem mais interessante do filme, sua presença é magnética. Outro destaque do elenco é a jovem atriz que interpreta Abra, realmente um grande achado. A direção é equilibrada e conduz a narrativa quase perfeitamente, a trilha sonora atenua os momentos tensos, um filme com todas as suas engrenagens tinindo. No terceiro ato, se faz valer um tanto em demasia do longa de Kubrick, mas ainda sim, o resultado é satisfatório a beça...Um ótimo suspense!
    Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 17 de novembro de 2019
    O Iluminado não é somente um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos. Na verdade, é um dos maiores clássicos do cinema, dentre todos os gêneros. É daqueles filmes que servem como referência a inúmeros cineastas. Uma fonte de inúmeras cenas frequentemente utilizadas na cultura pop mundial. Uma obra prima icônica e eternizada. Fazer uma continuação é uma responsabilidade imensa. Para um filme que é excepcional e tão marcante como O Iluminado, usar os personagens já tão consagrados no universo popular de uma maneira continuada e em uma nova perspectiva é não somente arriscado como ousado. Não podemos deixar também de reforçar que o filme de Kubrick é baseado em outra obra icônica: o livro de Stephen King (talvez o mais cultuado do autor em sua ampla carreira literária). Não li o livro que deu origem à obra kubrickiana e tampouco ao livro do mesmo autor que deu origem a essa continuação intitulada Doutor Sono. Sei que há diferenças marcantes entre os livros e as obras e que o próprio autor tem suas divergências sobre ambas adaptações, mas analisando o filme sem essa bagagem literária, é fácil gostar do filme de Mike Flanagan. Os personagens icônicos estão lá e a estética de Kubrick também. Os trejeitos dos personagens remanescentes são visíveis. Mais parece uma homenagem ao filme clássico. Tudo parece minunciosamente pensado para os fãs do filme (mais do que os fãs do livro em si). Várias referências, easter eggs e homenagens são exibidas durante o filme. Danny (Ewan McGregor), o então menino iluminado que explorava o Overlook Hotel de velocípede pelos corredores sinistros de O Iluminado, agora é um quarentão, alcóolatra como o pai, e que ainda segue abalado pelos eventos sobrenaturais vividos quando criança e por toda sua vida adulta. Ele acaba tendo que reencontrar e lutar com os seus fantasmas do passado só que agora na companhia de Abra (Kyliegh Curran), uma adolescente de 13 anos que tem também características comuns aos Iluminados. Não darei detalhes sobre o enredo, mas a personagem Rose Cartola, interpretada pela excelente Rebecca Ferguson é de uma significância absurda. Muitas coisas que podem ser consideradas mal explicadas no filme de Kubrick, aqui ganham uma “explicação”. E a carismática atriz consegue roubar suas cenas, junto ao Ewan McGregor que consegue mais uma vez com seu talento mostrar as complexas disfunções psicológicas de um personagem rico como Danny Torrance, embora receba um foco maior a partir do terceiro e último ato do filme. Bem... o filme não chega a ser uma obra perfeita e tampouco tem a pretensão de se tornar uma obra prima como o clássico de 1980. Mas mesmo com uma longa duração (mais de duas horas e meia), o filme tem um bom ritmo. Oscila hora e outra, além de alguns personagens secundários que servem apenas de enfeite, sem nenhuma relevância na trama em si. Mas visualmente o filme é bonito e as referências ao hotel do filme de Kubrick são extasiantes aos fãs do filme original. Claro que um ou outro não gostarão do filme, e é preciso realmente ver o filme de 1980 para compreender o que acontece aqui em Doutor Sono. Mas apesar dos pesares, o filme me pareceu uma deliciosa mistureba de referências com um belo clima sombrio e que claramente tem os toques de King, Kubrick e mesmo de Flanagan. Talvez esse exagero de referências possa prejudicar a identidade artística do filme, mas me pareceu mais interessante do que falho. Um deleite em meio a erros circunstanciais. Eu gostei e certamente verei de novo quando estiver disponível para ver em casa. Para quem é fã de O Iluminado, é obrigatório, embora certamente será amado e odiado. Para quem não é fã do filme de Kubrick, veja o filme clássico e depois se prepare para uma aventura que tem mais acertos que erros.

Enviada em 8 de novembro de 2019
    Continuação consistente de O Iluminado. O filho sobrevivente se esconde por anos até ser chamado por uma garotinha cheia de poderes. Clima tenso e jogadas mirabolantes garantem a atenção e a qualidade.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 24 de fevereiro de 2020
    Filme que faz justiça ao nome de seu antecessor, uma boa surpresa, com boas atuações, cenas de uma tensão um pouco morna, tem uma ótima trilha sonora e lindos fan services, principalmente em seu último ato. Um bom filme, muito bem feito, que me agradou muito.
    Kimberly Lobato
    Kimberly Lobato

Enviada em 10 de novembro de 2019
    Um filme longo mas que vc nem percebe , porque te prende do início ao fim. Superou todas as expectativas.
    Ulisses Campos
    Ulisses Campos

Enviada em 3 de maio de 2020
    Um dos filmes mais estapafúrdios e insensatos que já assisti em toda a minha vida.... A bizarra estória navega entre núcleos pitorescos de pessoas "os iluminados" que se comunicam não só pela forma telepática mas, também são capazes de materializar conversas em uma parede, até pessoas que se alimentam de gritos de desespero e dor daqueles que assassinam... Destaque terrível, inclusive, para este último núcleo de pessoas que são chamados de "verdadeiro nó" que em uma cena grotesca que chega a causar mal-estar assassinam uma criança com muito sangue jorrando e gritos do menino que, amarrado ao chã, implora para que cessem com a sua dor.... É lamentável!
    O Iluminado e Doutor Sono são filmes completamente díspares em tudo o que de excelente existe na primeira filmagem.... É a navegação entre o brilhantismo e a insensatez de um mesmo autor (Stephen King).
    Tentar associar a qualidade de "O Iluminado" a "Doutor Sono" ainda que minimamente, beira à bizarrice.
    Wenderson M
    Wenderson M

Enviada em 8 de novembro de 2019
    incrível, um filme que te faz se contorcer de ansiedade na cadeira. com certeza irá se tornar um clássico do cinema assim como o ilumidado.
    Luh Shot
    Luh Shot

Enviada em 17 de fevereiro de 2020
    Spoilers,

Filme fraco. O ponto forte de O Iluminado é justamente o seu pé no chão, diferentemente da própria obra literária, e o que definitivamente não existe em Doutor Estranho. O Iluminado é um filme de horror, violência, e a parte que toca a fantasia é quase como um espiritismo, sutil, em forma de visões e diálogos com pessoas mortas e acontecimentos passados, em momentos em que pode-se confundir a realidade com algo que acontece dentro da cabeça dos personagens, e por sinal, que personagens! que atuações! Doutor Estranho é um filme de fantasia e ficção, bruxas que voam, casas de viram de cabeça pra baixo, terremoto, monstros que comem fumaça, que explodem fumaça, adolescente que brinca de mágica usando superpoderes que fazem coisas voarem, controlam mentes. Velho, O Iluminado é uma obra a parte e eu fui ver esse filme pela primeira vez uma semana antes de assistir doutor estranho. Eu tinha lido O Iluminado e não tinha gostado muito, mas o filme é outra coisa, muito mais "realista" dentro da ficção que se propõe. Fui assistir doutor estranho pensando: bom, se é uma continuação, provavelmente a linha de pensamento pode ser a mesma. - ilusão, o filme é tipo abra kadabra mesmo, só faltou o gato falar
    Alan David
    Alan David

Enviada em 11 de novembro de 2019
    Doutor Sono continua uma história quase quarenta anos depois conduzindo de uma forma lenta, mas bem explicativa do que foi abordado só como conceito no primeiro longa. Não traz o suspense beirando ao terror do primeiro, mas entrega uma boa história, mesmo sem empolgar.

Para ler completo, acesse: http://www.parsageeks.com.br/2019/11/critica-cinema-doutor-sono.html
    Anderson C.
    Anderson C.

Enviada em 22 de novembro de 2019
    Nada espetacular. Um suspense que não é suspense e um terror que não é terror.
    A história base é interessante, e prometia um andamento legal, mas não, é um filme parado que faz jus ao nome, ele da sono.