Doutor Sono
    Você assistiu Doutor Sono ?

Jonas Furtado Bittencourt
    Jonas Furtado Bittencourt

Enviada em 9 de novembro de 2019
    Apesar de não considerar O Iluminado nenhuma grande coisa, mesmo sendo obviamente um bom suspense, fiquei intrigado com este Doutor Sono após ver seu primeiro trailer e olha...Não decepcionou nenhum pouco! Achei ótimo, inclusive melhor que seu ''antecessor''(entre aspas porque, ao contrário do longa de Kubrick, este aqui pelo menos tem a vergonha na cara de dar satisfações à obra de King). Um filme que funciona bem até pra quem nunca viu o confuso longa de 1980, se sustentando perfeitamente só. De novo, acho O Iluminado um bom filme(em grande parte graças ao talento de Nicholson), porém muito problemático enquanto adaptação, foi bem superestimado na minha opinião. E Duvall com certeza mereceu aquela indicação à framboesa! Ewan McGregor está excelente, o que não é nenhuma surpresa, mas quem rouba a cena mesmo é Rebecca Ferguson, sua Rose the Hat é de longe a personagem mais interessante do filme, sua presença é magnética. Outro destaque do elenco é a jovem atriz que interpreta Abra, realmente um grande achado. A direção é equilibrada e conduz a narrativa quase perfeitamente, a trilha sonora atenua os momentos tensos, um filme com todas as suas engrenagens tinindo. No terceiro ato, se faz valer um tanto em demasia do longa de Kubrick, mas ainda sim, o resultado é satisfatório a beça...Um ótimo suspense!
    Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 17 de novembro de 2019
    O Iluminado não é somente um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos. Na verdade, é um dos maiores clássicos do cinema, dentre todos os gêneros. É daqueles filmes que servem como referência a inúmeros cineastas. Uma fonte de inúmeras cenas frequentemente utilizadas na cultura pop mundial. Uma obra prima icônica e eternizada. Fazer uma continuação é uma responsabilidade imensa. Para um filme que é excepcional e tão marcante como O Iluminado, usar os personagens já tão consagrados no universo popular de uma maneira continuada e em uma nova perspectiva é não somente arriscado como ousado. Não podemos deixar também de reforçar que o filme de Kubrick é baseado em outra obra icônica: o livro de Stephen King (talvez o mais cultuado do autor em sua ampla carreira literária). Não li o livro que deu origem à obra kubrickiana e tampouco ao livro do mesmo autor que deu origem a essa continuação intitulada Doutor Sono. Sei que há diferenças marcantes entre os livros e as obras e que o próprio autor tem suas divergências sobre ambas adaptações, mas analisando o filme sem essa bagagem literária, é fácil gostar do filme de Mike Flanagan. Os personagens icônicos estão lá e a estética de Kubrick também. Os trejeitos dos personagens remanescentes são visíveis. Mais parece uma homenagem ao filme clássico. Tudo parece minunciosamente pensado para os fãs do filme (mais do que os fãs do livro em si). Várias referências, easter eggs e homenagens são exibidas durante o filme. Danny (Ewan McGregor), o então menino iluminado que explorava o Overlook Hotel de velocípede pelos corredores sinistros de O Iluminado, agora é um quarentão, alcóolatra como o pai, e que ainda segue abalado pelos eventos sobrenaturais vividos quando criança e por toda sua vida adulta. Ele acaba tendo que reencontrar e lutar com os seus fantasmas do passado só que agora na companhia de Abra (Kyliegh Curran), uma adolescente de 13 anos que tem também características comuns aos Iluminados. Não darei detalhes sobre o enredo, mas a personagem Rose Cartola, interpretada pela excelente Rebecca Ferguson é de uma significância absurda. Muitas coisas que podem ser consideradas mal explicadas no filme de Kubrick, aqui ganham uma “explicação”. E a carismática atriz consegue roubar suas cenas, junto ao Ewan McGregor que consegue mais uma vez com seu talento mostrar as complexas disfunções psicológicas de um personagem rico como Danny Torrance, embora receba um foco maior a partir do terceiro e último ato do filme. Bem... o filme não chega a ser uma obra perfeita e tampouco tem a pretensão de se tornar uma obra prima como o clássico de 1980. Mas mesmo com uma longa duração (mais de duas horas e meia), o filme tem um bom ritmo. Oscila hora e outra, além de alguns personagens secundários que servem apenas de enfeite, sem nenhuma relevância na trama em si. Mas visualmente o filme é bonito e as referências ao hotel do filme de Kubrick são extasiantes aos fãs do filme original. Claro que um ou outro não gostarão do filme, e é preciso realmente ver o filme de 1980 para compreender o que acontece aqui em Doutor Sono. Mas apesar dos pesares, o filme me pareceu uma deliciosa mistureba de referências com um belo clima sombrio e que claramente tem os toques de King, Kubrick e mesmo de Flanagan. Talvez esse exagero de referências possa prejudicar a identidade artística do filme, mas me pareceu mais interessante do que falho. Um deleite em meio a erros circunstanciais. Eu gostei e certamente verei de novo quando estiver disponível para ver em casa. Para quem é fã de O Iluminado, é obrigatório, embora certamente será amado e odiado. Para quem não é fã do filme de Kubrick, veja o filme clássico e depois se prepare para uma aventura que tem mais acertos que erros.

Segui-los 20836 seguidores Ler as 1 226 críticas deles

Enviada em 8 de novembro de 2019
    Continuação consistente de O Iluminado. O filho sobrevivente se esconde por anos até ser chamado por uma garotinha cheia de poderes. Clima tenso e jogadas mirabolantes garantem a atenção e a qualidade.
    Wenderson M
    Wenderson M

Enviada em 8 de novembro de 2019
    incrível, um filme que te faz se contorcer de ansiedade na cadeira. com certeza irá se tornar um clássico do cinema assim como o ilumidado.
    Kimberly Lobato
    Kimberly Lobato

Enviada em 10 de novembro de 2019
    Um filme longo mas que vc nem percebe , porque te prende do início ao fim. Superou todas as expectativas.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 24 de fevereiro de 2020
    Filme que faz justiça ao nome de seu antecessor, uma boa surpresa, com boas atuações, cenas de uma tensão um pouco morna, tem uma ótima trilha sonora e lindos fan services, principalmente em seu último ato. Um bom filme, muito bem feito, que me agradou muito.
    Alan David
    Alan David

Enviada em 11 de novembro de 2019
    Doutor Sono continua uma história quase quarenta anos depois conduzindo de uma forma lenta, mas bem explicativa do que foi abordado só como conceito no primeiro longa. Não traz o suspense beirando ao terror do primeiro, mas entrega uma boa história, mesmo sem empolgar. Para ler completo, acesse: http://www.parsageeks.com.br/2019/11/critica-cinema-doutor-sono.html

Enviada em 11 de novembro de 2019
    Um filme que faz jus ao clássico Iluminado , claro que com suas devidas proporções! Aqui temos Ewan McGregor super bem numa atuação segura, Rebecca Ferguson na sua melhor atuação até hoje para o cinema e Cliff Curtis num filme cheio de mistério e suspense. Trilha sonora é um dos ponto mais altos, trás a sensação do medo e da discórdia. Doutor medo é dos ótimos filmes de 2019.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 12 de fevereiro de 2020
    Excelente... uma continuação digna, mais explícita que o necessário, mas mesmo assim muito boa. Creio que tenha ficado menos perturbador e mais "pop" justamente para ficar mais acessível. Ainda bem que não se perdeu...
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 9 de novembro de 2019
    Um suspense bem interessante, ainda mais por se tratar da sequência de O Iluminando, mesmo tendo o gênero diferente do antecessor. Apesar de longo, é bem executado e nos prende todo o tempo. Muito bom.