Buster's Mal Heart
    2,6
    Você assistiu Buster's Mal Heart ?

Birovisky
    Birovisky

Enviada em 10 de julho de 2017
    Sem espaços confiram "rezenha" - h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2017/07/10/rezenha-critica-os-coracoes-de-buster-2016/

Desde que assisti a excelente série Mr. Robot (confiram a “rezenha” aqui) sentia a necessidade de conferir algum trabalho de Rami Malek pós série e há meses fiquei no aguardo do lançamento desta obra, não apenas por esta vontade pessoal, também pela sinopse do filme que já chamava a atenção. Não é um filme de fácil compreensão, você vai deitar e ficará refletindo sobre tudo o que ocorreu durante os 96 minutos, e isso é só a ponta do iceberg, confiram a “rezenha” crítica de Buster’s Mal Heart.

O filme conta a história de um ermitão (Rami Malek), que consegue sobreviver ao inverno e às investidas das autoridades que tentam levá-lo para centros de detenção, invadindo casas de veraneio vazias devido a fria estação. Nessas casas, seus sonhos são sempre sobre um homem perdido no mar.

Não se engane pela sinopse, é um filme profundo e nos primeiros minutos é perceptível que Rami Malek saiu de Elliot, mas Elliot nunca saiu dele, está com a mesma cara de gênio incompreendido ensandecido da série, e o desenvolvimento do filme e as questões abordadas nos remetem a série, não que isso seja ruim ou intencional, mas é impossível fugir do contexto por mais que o caminho que é tomando seja diferente.

O filme trata sobre algo que aflige rotineiramente a mim e muita gente, a liberdade. Não tornar-se um escravo do sistema ou da própria rotina, isso envenena a alma pouco a pouco como um conta gotas, e é justamente isso que o filme tenta nos transmitir com o personagem de Buster, que é chamado assim por sempre ligar nas rádios e falar sobre a inversão que ocorrerá no mundo e a escravização que passamos inconscientemente.

A narrativa torna-se complexa pois não segue uma linha temporal ascendente, vamos ao futuro e voltamos ao passado várias vezes, até para que seja contada a razão no qual Buster chegou naquela situação.

O elenco de apoio é incrível, principalmente sua mulher e filhinha, além do ator DJ Equals que não possui um nome e vem para tacar o foda-se. Cara quando este personagem aparece chega ser surreal um inconsciente crossover com Mr. Robot, e todo aquele discurso de liberdade, inflama seu âmago fácil.

Eu não tinha sacado a metáfora, mas existe u conto bíblico inserido na obra, de Jonas e a Baleia, vale de curiosidade ler sobre antes de assistir o filme.

Atuação de Rami Malek é impecável, multifuncional e executando de uma forma brilhante cada um dos ambientes que enfiaram ele no filme, em momentos que o tédio parecia assumir o papel de tensão ele consegue nos emergir novamente naquela loucura toda. Um papel difícil pela carga emocional de um drama psicológico com ares um tanto depressivo.

Confesso que até certo ponto apenas elenco estava segurando o filme nas mãos, mas a partir do segundo ato até o final tudo se transforma com o desenvolvimento e o filme torna-se pertinente e reflexivo em muitas situações de nossa vida, ora por um emprego bosta ou uma vida que sonhamos e que na realidade não chega nem perto disso. Perto do final por algum motivo queria dar 2, após o final e indo dormir pensando na obra a nota chegou a 33, entretanto escrevendo a “rezenha” e analisando ainda mais afundo os detalhes passou um 4 pela cabeça, mas seria até ousado demais, então vamos na média.

Minha nota é 3/5.
    Nino G.
    Nino G.

Enviada em 15 de junho de 2017
    Quando uma só vida é insuficiente ou quando os caminhos de uma só vida são em demasia enfadonhos.
    Entre as características marcantes do cinema produzido no final dos anos 90, está a marca de um período próspero em filmes de personificação psicológica, representados por figuras e "simbologias" de alter egos ou se utilizando de transtornos como borderline, bipolaridade e de personalidade. Não que isso fosse uma novidade na história do cinema, mas filmes desse período como, "Fight Club", "Raising Cain", "The Sixth Sense", "The Others" apenas para citar algumas películas que ainda são marcantes em um novo rumo de construção fílmico, que necessitam de um alinhamento específico em todos os âmbitos (roteiro, iluminação, direção, atores, sonoplastias, fotografia...).
    Considerando o grau de complexidade desse estilo de filmes, onde ao final o público está diante a uma multiplicidade de entendimentos e construções pessoais, creio, na importância da trajetória que acompanhamos, termos ou contarmos com uma instrumentalização fornecida pelo roteiro, que auxilie no preenchimento de lacunas e mesmo não tendo a pretensão (o que já é pretensioso demais), de não auxiliar nisso, dando maior liberdade interpretativa ou de desentendimento racional, em anos aspectos, é necessário (haver) compreensão. Qual o sentido de fazer algo que não permite diálogos, que não quer ser entendido, mesmo que seu entendimento seja pela negação disso?
    Em “ Buster's Mal Heart” filme dirigido por Sarah Adina Smith, nos deparamos com uma história altamente fragmentada, e que necessita ser assim, pois, fragmentário também é a vida , ou melhor, as vidas do protagonista dessa fábula, Buster (Rami Malek). Assim temos a abordagem de um homem das montanhas, o ermitão; de um náufrago com analogias as histórias bíblicas (em especial de Jonas e a Baleia), e de Buster, um jovem pai que trabalha durante a madrugada como concierge de um hotel, e dentro da história de Buster é que teremos as ligações para as outras vidas e muitas outras que surgem durante o filme, entre elas a de um desconhecido sem nome (DJ Qualls), que aparenta ser um profeta da era cibernética e que por fim, está tão intimamente ligada à Buster.
    Buster's Mal Heart é um filme que mesmo buscando romper com a estrutura de três atos, com a narrativa linear, mesmo sendo um mix ou copiado de vidas fragmentados, não compromete em nada a construção em busca de uma compreensão por parte do público, pois, em cada fragmento ou piscada de uma vida, somo instrumentalizados com pontos que colaborarão nos pontos de virada, no Plot twist do filme e na inserção da vida de Buster.
    A atuação de Rami Malek, como Buster é impecável. Para os fãs desse promissor ator, premiado pela série de TV Mr. Robot, o filme serve também como um forte apreço ao trabalho de Rami, já que tanto no filme como na série, temos as similaridades de uma personagem deslocada do mundo real, a personificação de um alter-ego e com mil conspirações na cabeça