Em Busca de Fellini
    Regular
    Em Busca de Fellini

Homenagem vazia

por Lucas Salgado

Partindo de uma frase de Federico Fellini que dizia que "realismo é uma palavra ruim", Em Busca de Fellini investe em um conto de fadas para criar, de certa forma, uma declaração de amor ao clássico cineasta italiano.

Passado no início dos anos 90, o longa conta a história de uma garota de 20 anos, Lucy (Ksenia Solo), que passou a vida inteira sendo protegida pela mãe (Maria Bello), se mostrando completamente despreparada para a vida. Sem grandes talentos além de alguns desenhos que gosta de fazer, ela acaba se deparando com uma mostra dedicada a Fellini e logo se apaixona pelo cinema do autor. Lucy, então, é incentivada pela mãe, que está doente, a ir para Roma procurar pelo diretor.

O filme é bem inocente, com uma protagonista que chega a ser irritante, mas tem seus momentos fofos. Mas de certa forma já nasce condenado por não ser a altura do personagem que idolatra. É claro que não dá pra exigir que o longa seja como uma obra de Fellini, mas ao assumir o risco de fazer do autor um personagem, a produção também atrela seu nome à pessoa. Assim, é inevitável concluir que Fellini merecia uma homenagem melhor.

De certa forma, Em Busca de Fellini lembra um pouco Paris-Manhattan, que tinha uma protagonista apaixonada por Woody Allen. Nos dois casos, há a intenção de pegar a obra do artista celebrado como inspiração para uma história repleta de referências. Mas no final das contas, uma referência é apenas isso, uma referência.

Tudo que é interessante no novo filme, o é por causa da obra pregressa de Fellini. Falta originalidade e, principalmente, qualidade no roteiro. Lucy é uma personagem desinteressante, cujas aventuras são exageradas e mal desenvolvidas. Há uma inocência meio Amélie Poulain, mas nem isso é algo que chama a atenção, afinal a fotografia é previsível e a montagem bem convencional.

Em determinado momento, In Search of Fellini (no original) parece querer ser uma espécie de Comer Rezar Amar com uma protagonista jovem. O problema é que a personagem é tão vulnerável que a sensação é até estranha de torcer por um romance ou coisa parecida.