As Panteras
    3,2
    Você assistiu As Panteras ?

Airton Reis Jr.
    Airton Reis Jr.

Enviada em 19 de novembro de 2019
    Foi uma grata surpresa assistir as panteras com meus filhos. Eu nada esperava do filme mas foi surpreendido por um excelente filme de ação com pitadas de comédia e uma trama muito bem desenvolvida, com interpretação surpreendente da Kristen Stuart. É um filme que exibe grande diversidade global que mostra o melhor que existe no mundo cinema à moda antiga sim efeitos especiais grandiosos e com uma grande história e para coroar tem Brasil logo no começo do filme com imagens panorâmicas do Rio de janeiro e trilha sonora Brazuca. Amei!
    Gerson R.
    Gerson R.

Enviada em 21 de novembro de 2019
    “Uma mulher pode ser o que ela quiser”.

Em meio aos créditos iniciais, está é a frase que abre este novo filme com as icônicas Panteras, originarias do seriado setentista e dos dois longa-metragens dos anos 2000 estrelados pelo trio Cameron Diaz, Lucy Liu e Drew Barrymore (alias, esta, produtora executiva deste longa) – a frase dita pela Sabina de Kristen Stewart aqui já deixa bem claro a intenção deste trabalho da diretora, roteirista e atriz Elizabeth Banks: além de escancarar o empoderamento feminino, o longa quer deixar claro que as mulheres podem (e devem) ocupar qualquer protagonismo em qualquer tipo de filme – e, se o espectador tem aversão a qualquer coisa relacionada a isso, dificilmente irá apreciar o restante da trama, já devo dizer – mas, infelizmente, por trás desta boa intenção da diretora, existem problemas estruturais, rítmicos e soluções narrativas fracas e cheias de clichês do gênero de ação.

O que fica bem evidente em As Panteras é que existe, por parte do roteiro, um tratamento mais realista e menos estereotipado do que havia nos filmes anteriores, onde o sexismo era escancarado, para ressaltar a sensualidade (ou sexualidade) das protagonistas – além de deixar o humor bem menos exagerado do que era – a trama agora se situa como uma continuação indireta dos filmes passados – somos apresentados as novas Panteras: Sabina (Stewart) e Jane (Balinska), que trabalham já a algum tempo para a agência Townsend, que possui inúmeras agentes espalhadas pelo mundo, supervisionados pelos Bosleys de suas regiões – “Bosley” agora se refere a vários supervisores, não apenas a um personagem apenas – em uma breve passagem, o longa deixa claro que as Panteras dos anos 70 e dos anos 2000 pertencem a este mesmo universo, mas agora estão aposentadas – assim como Bill Murray e Bernie Mac, os “Bosleys” dos filmes anteriores – aqui, a função é ocupada pelo personagem de Patrick Stewart, que está se aposentando do cargo – mas, quando um poderoso dispositivo de geração de energia elétrica pode ser usado para o crime pelos empresários Alexander Brock (Claflin) e Peter Fleming (Faxon), a denuncia da cientista Elena (Scott) faz com que Sabina e Jane se envolvam no caso, com a aliança da nova Bosley, chamada de Boz (Banks), uma ex pantera – que vai tentar auxiliar as agentes comandadas pelo misterioso Charlie.

Se Elizabeth Banks acerta em tentar deixar as personalidades das três protagonistas mais realistas, ela erra em querer conduzir a história seguindo uma “cartilha” básica de filmes de ação, aos moldes de Jason Bourne ou Missão Impossível – isso não funciona porque a concepção das cenas de ação é simplória, optando por sequências que chegam a ser lentas – e não! Isso não tem nada a ver com as atrizes – afinal, mesmo que se mostre um longa regular, Stewart, Balinska e Scott, realmente, são as melhores coisas de As Panteras – as atrizes demonstram bem as características de suas personagens, seja o comportamento debochado e auto destrutivo da Sabina de Kristen Stewart – uma atriz que admiro, embora alguns sempre a coloquem como “inexpressiva”, só pelo seu trabalho em Crepúsculo, ignorando suas ótimas atuações em outros filmes – enquanto Ella Balinska passa muito bem o comportamento frio de sua Jane, além de demonstrar destreza para a ação – e temos um ponto positivo para o humor na composição de Naomi Scott para Elena – a Jasmine do novo Aladdin se sai bem em mostrar o intelecto superior de sua personagem, em meio ao ambiente machista de seu trabalho como cientista – além de ser divertido o modo como ela se surpreende quando se envolve no meio da ação – o que garante uma química interessante entre as três novas protagonistas.

Mas, lamentavelmente, o resto da criação dos personagens se desenvolve de maneira simplificada ou maniqueísta – o que é uma pena, porque até mesmo Elizabeth Banks como Boz se mostra pouco inspirada em sua composição – demonstrando uma certa frieza que mais parece inexpressividade – mais por culpa do roteiro que tem a infeliz tentativa de surpreender, insistindo em causar uma reviravolta no meio, que soa um tanto forçada e quase sem sentido – o que reflete sobre os personagens masculinos – e falo isso tendo consciência de que Hollywood já fez, ao longo de todos os seus anos, a mesma coisa com as personagens femininas coadjuvantes – sendo assim, é quase insuportável aguentar qualquer dialogo vindo dos homens em As Panteras: uma pena ver um grande ator como Patrick Stewart em personagem tão sem personalidade e mal desenvolvido; a curta aparição de Sam Claflin como o empresário Brok também é ridícula, tentando demonstrar sua covardia com um tom de voz forçado – além ainda de se aproveitar pouco de atores coadjuvantes muito bons como Djimon Hounson – que sai de cena quase no fim do primeiro ato. E tem ainda o capanga vivido por Jonathan Tucker, quase que uma imitação do que o vilão de Crispim Glover fazia nos filmes passados, mas, desta vez, sem nenhum humor ou criatividade, soando apenas como um personagem trivial saído de algum filme de 007.

Além dessas questões técnicas e de criação de personalidades, As Panteras sofre de um dos piores males da Hollywood de hoje: o excesso de momentos panfletários ou desenvolvidos simplesmente como marketing – a inserção de música pop por quase todo o tempo tira inúmeras vezes a urgência de certas situações – e a necessidade de colocar as atrizes dançando (algo que era exagerado nos longas passados também) soa artificial e realmente desnecessária – o que vai totalmente contra a ideia de eliminar o sexismo e a falta de personalidade para as personagens.

Enfim, As Panteras só acaba não sendo um desastre por suas três atrizes principais – mas se sabota por ter uma estrutura narrativa totalmente convencional – para não dizer ultrapassada – é melhor em questões de seriedade, se comparado com a série original e os filmes da década passada – mas está longe de ser dinâmico o suficiente para a ação e pouco divertido para ser uma boa comédia. O roteiro e a direção de Elizabeth Banks tem boas intenções, é claro – mas, desta forma, é difícil apreciarmos este filme, que merecia mais conteúdo em torno de suas ótimas atrizes, que, realmente, tem capacidade de fazer tudo o que quiserem – mas uma história melhor contada ajudaria muito elas.

*o filme tem várias cenas durante os créditos finais.
    Ryan
    Ryan

Enviada em 15 de março de 2020
    Eu não entendi o tanto de hate que este filme sofreu, não é ruim, pode não ser o mais espetacular das versões mas entrega ação, drama e até humor. A fotografia também foi muito interessante, os mistérios foram pouco previsíveis e em geral, não é do tipo que você abandona. A trilha sonora casou muito bem.
    Alan David
    Alan David

Enviada em 20 de novembro de 2019
    As Panteras tenta se atualizar os novos tempos, traz visual e uma pegada que poderia ser agradável de assistir, mas se perde tanto dentro de um roteiro vazio e de mais corre corre do que trama e aventura. Isso torna uma experiência cinematográfica mediana que não diverte tanto quanto acha que faz... muito devido as tentativas de trazer humor, ação e estilo, do qual, falha nas duas primeira.

Para ler completo, acesse: http://www.parsageeks.com.br/2019/11/critica-cinema-as-panteras.html
    Phellype Morissette
    Phellype Morissette

Enviada em 24 de fevereiro de 2020
    É uma nova proposta, diferente dos filmes de espionagem, essas novas panteras, se destacam por sua individualidade! Temos a Kristen Stewart, dando um Show de interpretação literalmente! É de longe a melhor personagem! Naomi Scott é sensacional! Elenco muito bem escalado, Sam Clafin no papel de um desvairado e idiota empresário! Noah Centineo é destaque em suas cenas... Enfim é um filme bem divertido, cenas de ação ok, roteiro modesto, porém entretem, gosto muito do empoderamento feminino, evidente e bem trabalhado! É uma pena, esse remake, não tenha ganhado força popular, adoraria ver um segundo filme com esse novo trio.
    Cesar Q.
    Cesar Q.

Enviada em 24 de novembro de 2019
    mais do mesmo de qualquer filme de ação dos últimos 20 anos, com pitadas de "lacração" despropositada e misandria explícita. Despreza o original (bosley além de mulher é forçadamente a antitese do original). Não funciona como entretenimento e muito menos como critica social. Patético. Se procuram personagens empoderadas revejam o último madmax, se procuram um bom filme de ação reveja atômica.
    Mauro A
    Mauro A

Enviada em 17 de novembro de 2019
    É aquela história de sempre sobre detetives (seja homem ou mulher), com uma missão e que precisam rodar o mundo e fazer o possível e o impossível para cumpri-la. Cheio de porradas e lutas (o que mais tem), se não tiver outra coisa melhor, vale a pena ir para distrair. Eu disse distrair, não divertir.
    filmes e D.
    filmes e D.

Enviada em 16 de novembro de 2019
    As panteras é uma combinação perfeita de diversão, drama,suspense, ação e com reviravoltas surpreendentes que fazem você ficar ligado na tela com as cenas e a trilha sonora
    Amei as panteras
    Fantástico!!!!!! E além disso com um feminismo poderoso
    Camaleão I
    Camaleão I

Enviada em 21 de novembro de 2019
    O filme é muito fraco. História bem e sem graça. Sem contar as atrizes mais forçadas que as pegadinhas do João Kleber. Aí não dá, fi.
    Antônia Ribeiro
    Antônia Ribeiro

Enviada em 26 de novembro de 2019
    Eu acho que a Kristen Stewart ainda não sabe qual o tipo de filme para fazer, porque se coloca ela no filme de ação,ela não dar conta de acompanhar a filmagem sem dubles , se coloca ela no filme de drama ela não consegue chorar, se coloca ela no filme de comedia ela não tem expressão, se coloca ela para cantar em um filme musical ela não tem habilidade nenhuma com quais quer tipos de instrumento. E se coloca ela no filme de suspense ela repete toda atuação em filmes anteriores que ela fez. Se por ela no filme de romance ela não consegue fazer a cena de sexo.Então ela deveria é ser manequim de vitrine ficar muda e parada. Porque a profissão de atriz para ela é um fracasso. As outras atrizes também deixam muito a deseja,elas não foram qualificadas para fazer esse filme porque elas não praticam nenhum tipo de artes marciais assim como a Kristen Stewart. Ela precisa reaprender a atuar quanto ela era mais jovem com 10 anos a Kristen Stewart atuava melhora, não era aquela estrela mais é melhor do que agora.