Minha conta
    Dunkirk
    Média
    4,2
    publicações
    • Almanaque Virtual
    • Chicago Sun-Times
    • Folha de São Paulo
    • New York Times
    • O Globo
    • Papo de Cinema
    • Preview
    • Rubens Ewald
    • Screen International
    • The Guardian
    • The Hollywood Reporter
    • The Playlist
    • Variety
    • Veja
    • Washington Post
    • Zero Hora
    • CineClick
    • Screen Rant
    • Boston Globe
    • Ccine10
    • Cinema com Rapadura
    • Cinepop
    • Cineweb
    • Collider
    • Estado de São Paulo
    • Cineplayers
    • ScreenCrush
    • Cinema em Cena
    • Cinemação
    • Observatório do Cinema
    • Omelete
    • Télérama
    • Critikat.com
    • Críticos.Com.Br

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Almanaque Virtual

    por Rodrigo Fonseca

    Há autoralidade fílmica, pois como sempre há em cena os dois elementos que guiam a dramaturgia cinematográfica de Nolan: culpa e necessidade de controle. Há uma mistura covalente de ambos no combustível afetivo que alimenta a fúria visual de "Dunkirk".

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Chicago Sun-Times

    por Richard Roeper

    Nolan criou um filme tenso, emocionante, profundamente envolvente e inesquecível que poder ser classificado entre os melhores filmes de guerra da década.

    A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

    Folha de São Paulo

    por Cássio Starling Carlos

    Os nostálgicos vão se perguntar onde estará o cinema em meio a tanta saturação. Resposta: no espetáculo. Nolan junta o século 19 no 21 demonstrando que o cinema - ainda - tem poderes para expandir nossa percepção.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    New York Times

    por Manohla Dargis

    "Dunkirk" é um "tour de force" de arte e técnica cinematográfica, mas que está inequivocamente ao serviço de uma história sóbria, sincera, profundamente moral, que fecha a distância entre as lutas de ontem e as de hoje.

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    O Globo

    por Mário Abbade

    Nolan sempre está em busca de inovar a linguagem, ao mesmo tempo em que estimula o debate sobre questões cruciais. [...] Em “Dunkirk”, Nolan diz claramente que ainda acredita na humanidade.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Papo de Cinema

    por Robledo Milani

    Uma obra com letras maiúsculas, que trata seu espectador com respeito, sem subestimar a inteligência e nem desprezar a perspicácia deste. Cinema adulto, como raramente ainda se faz, mas que, quando se manifesta, altera a vida dos afetados – tanto na ficção quanto fora dela.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Preview

    por Roberto Cunha

    É curioso, no entanto, ver uma produção de guerra “limpa”, sem sangue em demasia ou mutilações, obter forte impacto. Parte disso se deve a capacidade do roteiro de botar você ali, junto, neste episódio singular da humanidade, que poderia ter outro destino.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    [...] Um cineasta favorito da crítica e de muitos espectadores parece ter chegado a seu apogeu e merece todos elogios e justas premiações. Salve Mr. Nolan!

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Screen International

    por Fionnuala Halligan

    Pode haver dinheiro investido no filme, mas o dinheiro sozinho não pode garantir esse tipo de magia cinematográfica pulsante, entregue por um diretor no auge de seus poderes, reunindo o melhor em seu ofício.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Guardian

    por Peter Bradshaw

    Este é um filme poderoso e maravilhosamente criado com uma história a contar, evitando pornografia de guerra em favor de algo desolado e apocalíptico, um cenário de vergonha, cheio de soldados zumbificados pela derrota, um mundo severamente masculino com quase nenhuma mulher na tela. É o melhor filme de Nolan até agora.

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    The Hollywood Reporter

    por Todd McCarthy

    "Dunkirk" é uma obra-prima impressionista. [...] é um filme de guerra como poucos, um dos que pode ser pintado sobre uma tela grande e expansiva, mas que transmite o todo através de momentos isolados, brilhantemente realizados [e] muitas vezes privados...

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    The Playlist

    por Drew Taylor

    A história é econômica e segura. Não existe um único momento desperdiçado, nem um detalhe desnecessário. Tudo é empolgante e necessário para a narrativa.

    A crítica completa está disponível no site The Playlist

    Variety

    por Peter Debruge

    Isto é o que o que os espectadores querem de um filme de Nolan [...], como um mestre da fantasia, ele deixa sua marca em eventos históricos pela primeira vez.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    Desde Amnésia (2000), o diretor Christopher Nolan vem surpreendendo com um cinema de fantasia. [...] Esqueça, porém, o passado do realizador para embarcar em seu melhor trabalho. "Dunkirk" [...] sai a ficção e entra um espetáculo audiovisual realista como raras vezes o cinema produziu nos últimos anos.

    A crítica completa está disponível no site Veja

    Washington Post

    por Michael O'Sullivan

    "Dunkirk" não perde tempo ao levar a intensidade até 11. [...] [Ele] não é confortável de assistir; Nunca cai nem relaxa. Ao mesmo tempo, é impossível desviar o olhar.

    A crítica completa está disponível no site Washington Post

    Zero Hora

    por Roger Lerina

    "Dunkirk" é efetivamente um dos maiores filmes do gênero já rodados, cuja escala grandiosa do episódio histórico que emoldura a trama não asfixia as tragédias individuais de seus personagens. Ao contrário: o espetacular e o íntimo combinam-se na tela com harmonia e eloquência raras...

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    CineClick

    por Daniel Reininger

    Atuações sólidas, atenção ao detalhes e qualidade técnica inegável fazem desse filme um dos melhores de Nolan e do ano, graças à forma como retrata o heroísmo, mostrado com pequenos atos aparentemente comuns.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Screen Rant

    por Sandy Schaefer

    "Dunkirk" é um filme mais ágil e íntimo do que a maioria das grandes produções recentes do diretor. "Dunkirk" representa o trabalho mais intenso e angustiante de Christopher Nolan até hoje, constituindo uma experiência bastante tensa ao espectador.

    A crítica completa está disponível no site Screen Rant

    Boston Globe

    por Ty Burr

    Como um todo, "Dunkirk" gera comparações com as obras de Kubrick e Spielberg, mas não é tão escaldante quanto "Nascido Para Matar" nem possui uma visão tão clara e consciente da terrível aleatoriedade da guerra como "O Resgate do Soldado Ryan".

    A crítica completa está disponível no site Boston Globe

    Ccine10

    por Kadu Silva

    Sem dúvida o grande destaca do filme é a parte técnica, dos excelentes e precisos efeitos visuais, a lindíssima fotografia, direção de arte, os figurinos impecáveis...

    A crítica completa está disponível no site Ccine10

    Cinema com Rapadura

    por Diogo Rodrigues Manassés

    O problema de lidar com tantos personagens consiste em duas faces da mesma moeda: não dar o mesmo espaço a todos, verticalizando uns em detrimento de outros. O texto não faz isso, na verdade, não verticaliza praticamente em personagem nenhuma, tornando-se superficial nessa perspectiva...

    A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

    Cinepop

    por Pablo R. Bazarello

    "Dunkirk" ganha por ser diferente. Por ser um filme de guerra único. Por ser muito mais uma experiência do que uma história propriamente. Porque Nolan gosta de ousar e experimentar ao criar suas cenas e sua narrativa.

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    Nolan cria para o espectador a sensação de estar dentro dos acontecimentos, como se fosse um dos soldados acuados na praia, um dos pilotos dos caças, um dos passageiros dos barcos de salvamento.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Collider

    por Matt Goldberg

    Nolan quer colocar o espectador o mais perto possível da ação, para sentir a necessidade de sobrevivência. De certo modo, é um olhar frio e distante sobre uma operação militar, mas a urgência das cenas humaniza os personagens, mesmo que a gente não saiba o nome deles.

    A crítica completa está disponível no site Collider

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin Oricchio

    De derrota virada ao avesso, aquela batalha se tornou um símbolo. O “espírito de Dunquerque” passou a significar a resistência a qualquer custo e os elos de aço de uma comunidade solidária. No individualismo acirrado de nossos dias, esses valores são virtualmente impensáveis.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Cineplayers

    por Heitor Romero

    Dunkirk foi apontado com certo exagero pela crítica internacional como um Nolan à altura de mestres como Stanley Kubrick. Obviamente não se encontra nesse patamar, mas ainda assim a empolgação em torno dele é válida, pois se trata do filme em que mais se nota o amadurecimento de Nolan...

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    ScreenCrush

    por Matt Singer

    A estrutura temporal única de "Dunkirk" vai divertir fãs de filmes quebra-cabeça, pesquisas serão publicadas até o fim dos dias sobre como colocar cada evento numa linha do tempo, e talvez o filme até seja remontado em ordem cronológica.

    A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    Afinal, no fim das contas, o que houve em Dunkirk foi menos uma batalha do que um esforço coletivo e desesperado pela sobrevivência. Algo que, mesmo que de forma relativamente fria e distanciada, Christopher Nolan lembra com competência.

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Cinemação

    por Cauê Petito

    Eficiente de início, [a trilha sonora] eventualmente se torna cansativa por ser incessante. Às vezes, o silencio é mais perturbador do que qualquer som de tensão imposto à força, e é como se o cineasta e seu compositor não acreditassem que o filme estivesse tenso o suficiente, extrapolando a ideia.

    A crítica completa está disponível no site Cinemação

    Observatório do Cinema

    por Giovanni Rizzo

    O filme e seu cineasta precisam entender que a distância da guerra [...] faz com que seus espectadores sejam crianças vibrando com a chegada de explosões [...]. "Dunkirk", como muitos outros, faz da guerra uma diversão, mesmo que tenha medo de assumir isso, ou que pense ser diferente e profundo.

    A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

    Omelete

    por Marcelo Hessel

    "Dunkirk" promete "a guerra como você nunca viu" e entrega uma experiência cheia de sobrecargas sensoriais, mas o que resta dela em seguida? Com o mesmo arranque seco que havia começado, o filme se encerra num triunfo estranho, tateando imagens em busca de significado.

    A crítica completa está disponível no site Omelete

    Télérama

    por Jacques Morice

    Eficaz, sem dúvida. Impressionante em termos de impacto físico. [...] O filme tem sequências marcantes que, apesar de tudo, não trazem nada realmente novo, ao contrário de "O Resgate do Soldado Ryan" de Steven Spielberg ou "Além da Linha Vermelha" de Terrence Malick.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Critikat.com

    por Josué Morel

    A direção de Nolan obedece menos à lógica do plano ou da cena [...] do que a outra, limitadora, relacionada ao tempo. [...] Nolan, apesar de suas qualidades, está preso nessa espiral. Vai ser preciso sair disso e passar a outra velocidade, ou seja, perder em intensidade para ganhar em consistência.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Críticos.Com.Br

    por Hamilton Rosa Jr.

    Nolan parece achar que dramas humanos são enrolação. Ele nunca deixa a emoção desenvolver-se por inteiro. Corta pra outra cena de ação. A logística de produção é o que lhe interessa. Para quem ama a orquestração das multidões e das máquinas é um prato cheio.

    A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top