São Sebastião do Rio de Janeiro – A Formação de uma Cidade
    • Rolling Stone
    • O Globo

Cinemascope

por Frederico Cabala

Apesar da evidente relevância em termos de resgates de imagens e de síntese histórica sobre a urbanização da cidade, "São Sebastião do Rio de Janeiro" constata a dificuldade do cinema documental ao trabalhar temas vastos.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Um apanhado competente, ainda que sintético, das metamorfoses estruturais sofridas por essa cidade [...] O documentário é prejudicado, porém, por uma construção esquemática e repetitiva, pouco abrangente.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rolling Stone

por Jaime Biaggio

Um documentário de apenas uma hora e meia com o intuito de dar conta de 450 anos da história de uma cidade? Parece ambicioso demais – e é. A diretora estreante Juliana de Carvalho lança mão de recursos eficientes [...] Infelizmente, do século 20 em diante o filme começa a correr...

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

O Globo

por Ruy Gardnier

O filme parece não saber quem é seu público-alvo, se é o interessado em História ou se é o turista em busca dos lugares-comuns da cidade. Tenta satisfazer a ambos e arrisca não agradar a nenhum dos dois.

A crítica completa está disponível no site O Globo