Os Guardiões
    Horrível
    Os Guardiões

Paródia involuntária

por Renato Hermsdorff

É como se a Rússia entrasse numa espécie de “Guerra Fria” do mercado de cinema com 17 anos de atraso. Desde 2000, quando X-Men foi lançado, a arrecadação das bilheterias dos filmes de super-heróis cresceu em progressão geométrica. A ponto do subgênero (não é segredo), hoje hegemônico, se tornar o mais lucrativo entre todos. A esse período, já duradouro, acompanhou-se, também, em diferentes níveis, um aumento da sofisticação dos roteiros desse tipo de filme.

No intuito de surfar essa onda - e faturar algum -, uma produtora do país europeu desenvolveu (ou comprou) um software para caprichar nos efeitos visuais. Mas se esqueceu do texto. E o resultado é Os Guardiões, uma espécie de versão russa para Os Vingadores (ou Quarteto Fantástico, não importa), que mais parece uma paródia de um filme de super-heróis do que uma produção do gênero, propriamente. Só que, depois de quase duas décadas de exposição a superpoderes na tela, o público não é mais inocente.

“Então quer dizer que eu tenho 15 dias para percorrer toda a Rússia e montar um time de super-heróis para combater um supervilão?”, pergunta a agente responsável por unir o grupo. Para além da resposta óbvia, o caráter vago e genérico da frase da personagem resume bem a sinopse de Zashchitniki (no original).

Dirigido por Sarik Andreasyan, o longa, que se passa, ironicamente, no contexto da Guerra Fria, conta a história de quatro cobaias que ganharam poderes extraordinários depois de passarem por experimentos genéticos e são reunidos para combater o cientista desertor que os criou (e agora quer dominar o mundo). É, você já viu esse filme.

Alguém pode até argumentar que essa é a gênese de nove (dez?) entre dez super-heróis dos quadrinhos da Marvel-DC, que se trata do clássico conflito do bem vs. mal - e essa pessoa não estaria de todo errada. Mas não há qualquer contexto para o surgimento dos personagens, que são um somatório de todos os clichês do gênero, de modo que é impossível estabelecer alguma empatia. Na verdade, até há a tentativa. Mas o tiro sai pela culatra.

Cada um dos quatro personagens centrais têm o seu “momento Kodak”, em que abrem o coraçãozinho para a oficial que os recruta - o que é uma estratégia do roteiro de tentar humanizá-los, claro. O resultado da combinação do texto artificial com as atuações sofríveis é o ridículo. Em alguns momentos, a agente chega a tirar os óculos escuros para mostrar o esforço da lágrima que ela tenta verter, enquanto a trilha, pesada e cafona, faz questão de sublinhar que se trata de um momento emotivo.

Verdade seja dita, os efeitos especiais - o grande investimento do filme -, embora estejam longe de serem perfeitos, até convencem, ao se levar em conta que trata-se de uma produção de fora das colinas de Hollywood - uma cópia cara que tem até cenas pós-crédito. Mas com um texto infantil e uma narrativa que mais lembra uma novela mexicana, Os Guardiões é uma paródia involuntária que tem a cara de pau de se levar a sério demais. Do contrário, você vai rir como nunca.

Tomara que os russos tenham, também, sua própria versão para o Framboesa de Ouro.

• Edailtom Xavier
      Só mais uma observação. O fato de ser russo não é um erro, pois há filmes russos bons. O problema é quando outros países que não tem costume de fazer filmes de super-heróis, suspense ou de terror, inventam de fazer isso. O próprio Brasil é horrível nesse quesito. Que o diga o famigerado Super Max.
    • Edailtom Xavier
      Correção do começo do textãozão... Eu NEM SABIA que o filme NÃO era americano.
    • Marcos K
      Assisti pra conhecer. mas é bem ruim, sim. Atores fracos, roteiro ruim, personagens mais do que manjados. Mas já assisti coisa muito pior: Superman 4, Rocky 3 e 4, Rambo 5, O Destino de Júpiter, Star Wars 9... Perto desse é uma obra de arte...
    • Maria C
      Assisti ao filme para me divertir e não para ficar só achando defeitos, que claro que existem. Gostei do urso... Valeu.
    • Idelnei A
      O mais impagável é o vilão kkk.. Aliás todo o resto. Dá uma briga boa com Sharknado.
    • Fábio
      Nem precisei terminar de ler os dois primeiros parágrafos para perceber que a crítica é completamente parcial. Ideologia num site de crítica sobre filmes? Que merda...
    • Adriana Chaves de Oliveira
      Esse é um filme exemplo de quando coloca tudo nos graficos e o contexto 0
    • S.E.P.
      Se o tal critico falou que é ruim, pode ter certeza de que é bom.....