Em Jackson Heights
    Obra-prima
    Em Jackson Heights

Cinema-observação

por Lucas Salgado

Um dos grandes nomes do documentário mundial, o americano Frederick Wiseman realiza uma espécie de cinema-observação. Ao longo de cinco décadas de carreira, dirigiu obras como Juvenile CourtCrazy HorseEm BerkeleyNational Gallery. Geralmente, seleciona um universo específico e gasta um bom tempo capturando imagens do mesmo. Suas produções costumam contar com mais de três, quatro horas de duração.

Em Jackson Heights é o mais novo documentário de Wiseman e segue a linha de trabalho citada acima. Ao longo de 190 minutos, o cineasta visita o distrito de Jackson Heights, no bairro do Queens em Nova York, e retrata o dia a dia do local. Através de uma colagem de situações e personagens em tese ordinários, o longa oferece um retrato de humanidade.

Aparentemente, estamos diante de um filme sobre o nada. Não há técnicas de montagem, trilha incisiva, efeitos especiais e tudo mais. Temos a câmera parada retratando o nada. O talento do documentarista e a magia do cinema, no entanto, transformam o nada em tudo. Jackson Heights é um retrato do mundo. Se Nova York já é considerada uma espécie de capital do mundo, esta região específica parece oferecer o espaço mais multicultural da cidade.

Através de registros aparentemente banais, o longa trata de temas importantes da atualidade, como a imigração, os direitos das minorias, a especulação imobiliária nas grandes cidades e muito mais. O doc apresenta desde reuniões políticas até cenas de uma aula de dança do ventre, tudo para traçar o retrato mais amplo possível da região. A comunidade LGBT ganha um destaque à parte na obra, uma vez que a região sempre foi muito acolhedora e abrigou a primeira passeata gay de NY.

São tantos recortes, que é difícil apontar cenas mais importantes ou personagens principais, mas alguns momentos se destacam, como aquele que traz uma aula do que as pessoas devem responder na entrevista para conseguir um green card ou em outra aula para motoristas que desejam autorização para trabalhar como taxistas. É curioso notar também os problemas da região. Com os altos preços em Manhattan e no Brooklyn, a elite novaiorquina está se voltando para o local, o que eleva os preços e atrai marcas famosas, o que afasta o comerciante local e os moradores de menor potencial aquisitivo.

Reafirmando o caráter multicultural, é curioso notar a importância da comunidade latina na região. Filmado em 2014, o documentário mostra colombianos festejando a vitória da seleção em um jogo da Copa do Mundo do Brasil, deixando claro que teve muita Copa também nos Estados Unidos.

Wiseman, que também é montador do filme, utiliza-se de tomadas de prédios e ruas do local para criar transições entre os depoimentos, o que ajuda a apresentar Jackson Heights.

Filme visto no Festival do Rio, em outubro de 2015.